16 Árvores mais raras do mundo (e as últimas imagens conhecidas a existir)

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Se tem andado a pensar quais são as árvores mais raras do mundo, então está no sítio certo.

Há árvores que só se encontram num sítio e outras em dois, há as que estão extintas e outras que correm um risco elevado de o fazer.

Ao ler este artigo, ficará a conhecer as árvores mais raras, mais exóticas e mais ameaçadas do mundo, bem como as que correm um elevado risco de extinção, e ficará a saber como pode contribuir com os seus dois cêntimos para as proteger.

Catalogação das árvores mais raras do mundo

Os nomes das árvores raras podem não ser, de facto, nomes de árvores raras, mas alguns deles são. Algumas das árvores mais raras do mundo são a African Blackwood, a Saint Helena Gumwood, a Monkey Puzzle4 e a African Baobab Tree. Outras são a Dragon Blood Tree, a Bois Dentelle e a Three Kings Kaikomako.

#1. Pau-preto-africano

Também chamada "Mpingo", cresce entre o Senegal e a Eritreia e o seu nome deve-se à cor da sua madeira, que é escura, quase roxa.

É uma espécie em vias de extinção porque a sua madeira é óptima para instrumentos musicais e mobiliário fino. A ausência de esforços de conservação e o abate excessivo tornaram-na rara e colocaram-na na lista das árvores ameaçadas de extinção.

Aqui está, pode começar por apoiar os esforços de conservação desta árvore.

#Santa Helena Gumwood

Encontra-se principalmente nas ilhas remotas no meio do Oceano Atlântico, incluindo Tristão da Cunha, Ascensão e Santa Helena. Historicamente, tem sido danificada por espécies invasoras de animais e plantas. A Companhia das Índias Orientais também a utilizou como combustível durante as suas colonizações.

Puzzle Macaco #3.

Este é um dos nomes mais invulgares para uma árvore. Esta espécie é antiga e pode ser encontrada há mais de 200 milhões de anos. É resistente ao fogo porque evoluiu perto de vulcões.

É também chamada de pinheiro chileno e é a árvore nacional do país.

O sobrepastoreio, o abate de árvores, a exploração mineira e uma combinação de muitas outras actividades humanas levaram a que se tornasse uma espécie ameaçada.

Baobá Africano #4.

Tal como o Puzzle Macaco, a sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos e pode viver até 5.000 anos.

É um símbolo de vida em grande parte do folclore africano.

A sua conservação pode contribuir grandemente para a cura do planeta através da redução do aquecimento global. O seu número está a diminuir a um ritmo muito elevado no continente.

#Árvore de Sangue de Dragão

Encontra-se principalmente em Socotra, uma ilha do Iémen, e é utilizada pelos habitantes locais como abortivo e estimulante, tendo sido uma fonte popular de magia ritual e alquimia devido às suas propriedades ocultas.

As suas maiores ameaças são o turismo, a indústria e a secagem.

Bois Dentelle #6.

Árvore com apenas dois exemplares no mundo, também chamada de Lace Wood, tem flores brancas em forma de sino e vive na floresta da Maurícia.

A sua maior ameaça é uma aplicação comercial.

#Kaikomako - 7. Três Reis Magos

Esta é a árvore mais rara do mundo, também conhecida como Pennantia baylisiana.

Existe apenas uma espécie no mundo, que se encontra nas Ilhas dos Três Reis, na Nova Zelândia.

A árvore mais rara do mundo: Three Kings Kaikomoko

A árvore mais rara do mundo é a Pennantia baylisiana, também designada por Three Kings Kaikomako, que esteve em vias de extinção porque o único exemplar que restava era fêmea e não se podia reproduzir. No entanto, os botânicos encontraram frutos viáveis e plantaram-nos em jardins botânicos de todo o mundo para a salvar.

O único Kaikomako selvagem remanescente dos Três Reis Magos encontra-se na parte norte da Grande Ilha.

Nomes de árvores raras

Há nomes de árvores muito invulgares e raros no mundo, alguns intrigantes, outros icónicos e outros simplesmente estranhos.

Segue-se uma lista dos nomes e dos locais onde se encontram as árvores;

  • Árvore de Aspen nos Estados Unidos.
  • Castanha do Brasil na Bolívia.
  • Yoshino Cherry no Japão.
  • Palmeira Areca na Índia.
  • A árvore do viajante em Madagáscar.
  • Bétula prateada na Finlândia.
  • Árvore Kauri na Nova Zelândia.
  • Árvore de Baobá na África Austral.
  • Árvore do sangue de dragão em Socotra.

As árvores mais raras da América do Norte

Existem muitas árvores raras na América do Norte que provavelmente não conhece. Uma delas encontra-se na Califórnia e chama-se General Sherman. Também conhecida como Sequoia Gigante, é a maior árvore viva (em volume) de toda a Terra.

Calcula-se que tenha mais de 2200 anos e que pese cerca de 747 aviões.

Existe também a Seven Sisters, também conhecida como Live Oak, cujo nome se pensa ter origem na mulher que lhe deu o nome e que se pensa ter tido sete irmãs. É bastante grande e tem uma circunferência de 467 polegadas.

Outra árvore rara na América do Norte é a Osage Orange, que se encontra na Virgínia. É muito mais jovem do que as outras duas e estima-se que tenha cerca de 200 anos de idade. Tem uma altura de 60 pés e uma circunferência de 349 polegadas.

Alguns especialistas em árvores e plantas chamam-lhe maçã-dos-campos ou maçã-dos-cavalos, ou bola-de-macaco, porque produz frutos esféricos e acidentados com látex branco e pegajoso.

A árvore Bennet na Califórnia,6 também conhecida como Júpiter Ocidental, é outra árvore rara importante na América do Norte que deve conhecer. Estima-se que tenha mais de 3000 anos e é, de facto, a quarta árvore viva mais longa do mundo.

No Havai, existe também a árvore Wili Wili Coralbean, com cerca de 40 pés de altura e 187 polegadas de largura, nativa da região, cujas flores podem produzir várias cores, incluindo branco, verde, salmão e amarelo.

Há alguns anos, encontrava-se em perigo de extinção devido ao ataque de vespas invasoras, mas as autoridades havaianas identificaram outra vespa que impediu a primeira.

O Quinault Lake (Redcedar ocidental) é uma árvore rara em Washington. Era uma árvore importante para os antigos nativos americanos, de tal forma que uma parte deles se autodenominava "povo do redcedar".

É importante para fazer velas, fraldas, cobertores, cestos, totens, canoas, roupas e até mesmo abrigos. É um terço do tamanho do General Sherman, medindo 159 pés de altura e 761 polegadas de circunferência.

O carvalho do vale, na Califórnia, é também uma árvore rara na América do Norte. É apreciado pelos pica-paus, produz bolotas e as aves fazem buracos na casca para criar esconderijos para a comida.

Também deve conhecer o pinheiro-manso, que se encontra no Utah. Tem um aspeto robusto, mas os seus ramos são flexíveis e resistentes. Os americanos utilizaram-no nos séculos XVIII e XIX como dormentes para caminhos-de-ferro e escoras para minas.

Têm uma vida longa, podendo viver até 2 milénios, e podem atingir os 60 metros de altura com uma circunferência de 275 polegadas.

A Honey Mesquite do Texas produz uma vagem de sementes amarelas que é consumida tanto por seres humanos como por animais. Embora seja comum no Texas, é rara no mundo e pode ser considerada um tesouro nacional.

Pode atingir 56 pés de altura com uma circunferência de 183 polegadas.

O eucalipto Bluegum, encontrado na Califórnia, é outra árvore rara na América do Norte que deve conhecer. Tem uma altura de 141 pés e uma circunferência de 49 pés.

Outra árvore californiana rara é o sicómoro da Califórnia, raro no mundo, mas comum na Califórnia, com uma altura de 94 pés e uma largura de 54 pés.

A sua idade é desconhecida.

A última árvore rara da América do Norte que deve conhecer é a Common Baldcypress, que se encontra no Louisiana e mede 96 pés de altura e 56 pés de largura, sendo a maior da sua espécie.

As árvores mais raras da Califórnia

As árvores mais raras da Califórnia são:3

  • Plátano da Califórnia
  • Eucalipto Bluegum
  • Carvalho do vale
  • Júpiter ocidental "Bennet".
  • "Sequoia gigante "General Sherman

Árvores únicas no mundo

Há muitas árvores no mundo, mas também há árvores únicas, que são únicas por uma ou mais razões.

Por exemplo, se forem encontrados apenas num único local em todo o planeta. Também podem ser únicos por terem batido um recorde em termos de tamanho ou idade. Se for o único da sua espécie que resta no mundo, então é único.

Algumas dessas árvores incluem;

Palmeira Areca #8.

Encontra-se na Índia, é bonita e encantadora e é utilizada para fazer poções perfumadas e especiarias.

Também escurece os dentes.

#9. Árvores de Vlei mortas

Só se encontram na Namíbia e parecem esqueletos. No passado, costumavam florescer muito, mas os cientistas descobriram que há mais de 900 anos começaram a secar.

Atualmente, têm mais de 1.000 anos.

#Yoshino Cherry

Encontram-se no Japão e são também designadas por sakura ou flores de cerejeira.

São um símbolo da primavera no país.

#11. General Sherman

Já conhece esta árvore das árvores mais raras da América do Norte e das árvores mais raras da Califórnia. Uma coisa a acrescentar é que tem o nome do General William Tecumseh Sherman, que combateu na Guerra Civil Americana.

#12. Bétulas de prata

Encontram-se na Finlândia e existem três espécies de bétulas: a bétula da Lapónia, a bétula anã, a bétula felpuda e a bétula prateada.

#Árvore de Pando

Encontra-se no Utah e o seu nome é latino e significa "eu espalho". Embora seja uma única árvore, é uma colónia inteira de choupos.

Alguns entusiastas das árvores chamam-lhe o gigante trémulo. É o organismo vivo mais antigo da Terra.

Árvore Kauri #14.

Encontra-se na Nova Zelândia e, segundo os cientistas, é uma das árvores mais poderosas do mundo, atingindo uma altura de 50 metros e uma circunferência de 16 metros.

As florestas de Kauri são muito antigas e o Tane Mahita (Deus da Floresta) é o maior deles.

#Árvore de Ginkgo

Encontra-se na China e estima-se que tenha mais de 1.400 anos de idade.

Situada nas montanhas Zhongnan, dentro dos muros do Templo Budista Guanyin, na China, tem folhas verdes que caem aos montes todos os Outonos e atrai muitos turistas à zona.

Baobá #16.

Esta árvore é também conhecida como uma das árvores mais raras do mundo e pode ser encontrada na África Austral, nomeadamente no Limpopo, na África do Sul, e no Zimbabué.

As suas flores, quando desabrocham, exalam um cheiro a leite azedo que atrai os bebés do mato e os morcegos para beberem o néctar abundante.

Árvore de sangue de dragão

Como já sabem, encontra-se em Socotra, no Iémen. Intercepta a humidade do ar e canaliza-a para a sua raiz.

Tem importância medicinal e económica, embora a sua sobrevivência futura seja incerta devido às alterações climáticas.1

Talvez haja algo que possa fazer para ajudar.

Belas árvores exóticas

Existem muitas árvores bonitas e exóticas no mundo, aqui está uma lista de algumas delas;

  • Dragoeiro das Ilhas Canárias, com uma idade estimada entre 650 e 1500 anos, cuja copa de folhas é densa e em forma de guarda-chuva.
  • O pinheiro Wollemi, encontrado na Austrália, era anteriormente conhecido através de fósseis antigos com mais de 120 milhões de anos. Este pinheiro esteve quase extinto, mas a Austrália melhorou os seus esforços de conservação e agora cresce em todo o país.
  • As árvores de algodão de seda de Ta Prohm encontram-se no Camboja e as suas raízes são feitas de algodão de seda. Os locais onde crescem têm um toque romântico e misterioso.
  • Árvore Tule de Oaxaca, encontrada no México, é um cipreste gigantesco, nodoso e nodoso, com uma idade estimada entre 2.000 e 3.000 anos.
  • General Sherman, encontrada na Califórnia, cujo maior ramo caiu em 2006, mas que não afectou o seu estatuto de maior árvore do mundo.
  • Baobá, árvore de Madagáscar, considerada a mais antiga de África, que não tem folhas durante a maior parte do ano.
  • Árvore de Wawona "Drive Through", encontrada no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, que foi morta em 1969 por uma carga de neve de cerca de duas toneladas e que, nessa altura, se estimava ter mais de 2300 anos.
  • Carvalho da Capela de Allouville-Bellefosse Árvore que se encontra em França. É a árvore mais antiga do país e as pessoas tentam protegê-la. No entanto, pode não durar muito tempo porque a copa parece estar a ficar mais pequena a cada ano que passa.
  • Árvore da Vida, situada no Bahrein, com mais de 400 anos de idade, situada num deserto árido do país, onde os habitantes locais acreditam que a sua localização é o Jardim do Éden bíblico.
  • Cajueiro de Pirangi, encontrado no Brasil, é o maior cajueiro do mundo, pois é em média 80 vezes maior, e estima-se que tenha mais de 117 anos de idade.
  • A árvore do circo de Axel Erlandson, que se encontra em Santa Cruz, na Califórnia, tem o nome de Axel Erlandson, que abriu uma atração hortícola na zona em 1947.

Pinheiros exóticos

Existem dois tipos principais de pinheiros exóticos no mundo.

O primeiro é o pinheiro de Torrey (Pine torreyana).2 É o pinheiro mais raro dos EUA e uma das árvores mais raras do mundo. É uma espécie em vias de extinção e cresce na costa de San Diego.

Também cresce nas Ilhas do Canal.

O outro pinheiro exótico mais importante é o pinheiro-do-açúcar (Pinus lambertiana), também designado por pinha.

Não é apenas o pinheiro mais maciço do mundo, é também o mais alto. Entre todas as coníferas, tem o cone mais comprido.

A árvore mais antiga do mundo: Suécia

A árvore mais antiga registada no mundo encontra-se na província de Dalarna, na Suécia, é um abeto e estima-se que tenha mais de 9.550 anos.

É uma sobrevivente tenaz, que resistiu a crescer entre pequenos arbustos e árvores erectas. As alterações climáticas também não a mataram.

Árvores recentemente extintas (Extinct in the Wild Trees)

Existem muitas árvores recentemente extintas. A lista seguinte apresenta-lhe 10 das mais fascinantes árvores recentemente extintas.

  • 1. Sigilaria
  • 2. lepidodendro
  • 3. Araucarioxylon arizonicum
  • 4. araucária mirabilis
  • 5) Santa Helena Olive
  • 6. cicadácea de madeira
  • 7) Franklinia
  • 8. Cyanea superba
  • 9. bolacha Kokia
  • 10. toromiro Sephora

Árvores extintas na América

Existem muitas árvores extintas na América. Os cientistas descobriram recentemente que existem mais de 65 plantas extintas, consistindo em 37 ervas perenes, 8 arbustos, 5 árvores pequenas e 15 ervas anuais que não foram registadas.5

O quadro seguinte apresenta os nomes comuns e taxonómicos de algumas das plantas extintas recentemente descobertas na América.

Nome comum Nome taxonómico
Dedaleira falsa de Caddo Agalinis caddoensis
Manzanita franciscana Arctostaphylos franciscana
Erva-leiteira-das-areias Astragalus endopterus
Ervilhaca de Robbins Astragalus robinsii var. robinsii
Hortelã peluda Blephilia hirsuta var. glabrata
N/A Boechera fructicosa
Chenopod brickellbush Brickellia chenopodina
Pincel de Point Reyes Castilleja leschkeana
Cardo de Palo Alto Cirsium praeteriens
Hoovers cryptantha Cryptantha hoover

Agora que tens toda esta informação, o que vais fazer para ajudar a proteger as árvores mais raras do mundo?

Perguntas frequentes sobre as árvores mais raras do mundo

Qual é a árvore mais rara do mundo?

A Pennantia baylisiana é a espécie de árvore mais rara da Terra.

Qual é a árvore mais antiga do mundo?

Matusalém, mas este facto está a ser contestado depois de um cientista da National Geographic, Craig Welch, ter descoberto o Gran Abuelo no Chile, que poderá ser mais de 500 anos mais velho do que Matusalém.

Existem árvores raras na América?

Sim, existem muitas árvores raras na América, mas a mais rara é a Torreya da Florida (Torreya taxifolia), que foi descoberta em 1835 por Hardy Bryan Croom.

A árvore mais antiga do mundo é Matusalém?

Matusalém, no leste da Califórnia, tem sido considerado não só a árvore mais antiga, mas também o ser vivo mais antigo do mundo. Os dados mostram que tem 4.853 anos de idade. No entanto, Craig Welch, da National Geographic, informou recentemente que a árvore mais antiga pode ser um cipreste da Patagónia, chamado Alerce Milenario ou Gran Abuelo, no Chile. Ele informou que pode ser mais de 500 anos mais velho do que Matusalém.O cientista Jonathan Barichivich ainda não publicou as suas conclusões sobre a estimativa da idade do Gran Abuelo utilizando dados de anéis de árvores.

Qual é a árvore mais antiga da América?

Matusalém, encontrado no leste da Califórnia.

Qual é a taxa de extinção das árvores?

Os cientistas estimam que a taxa de extinção é de uma espécie por cada milhão por ano. Mais de um terço das espécies de árvores do mundo estão em risco de extinção. 440 espécies de árvores têm menos de 50 indivíduos.

O castanheiro americano está extinto?

Não. Foi quase dizimada no final do século XIX e no início do século XX pela doença da tinta e pela praga do castanheiro, respetivamente, mas restam atualmente cerca de 100.

Qual é a folha mais rara do mundo?

A folha mais rara do mundo pertence à Pennantia baylisiana, que é a espécie de árvore mais rara conhecida na Terra.

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.