As batatas fritas do McDonald's são veganas? Depende (truque simples para saber com certeza)

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Índice

Se está a pensar se as batatas fritas da McDonald's são veganas, uma vez que os principais ingredientes são óleo, sal e batatas, pode ficar surpreendido por saber que isso pode não ser verdade em alguns casos.

Felizmente, há um truque simples para saber se as batatas fritas do McDonald's são veganas, basta verificar o país em que se encontra! Comer localmente determina, em grande parte, se essas batatas fritas são veganas ou não.

Pois é. Se está a pensar se as batatas fritas do McDonald's são vegan, a localização da loja faz toda a diferença.

As batatas fritas da McDonald's são veganas? Europa vs. EUA

Ao contrário das sucursais da McDonald's nos Estados Unidos, as batatas fritas dos restaurantes europeus são totalmente veganas e têm a aprovação da Sociedade Vegetariana. Utilizam batatas e uma mistura de óleo de colza e de girassol, e os cozinheiros utilizam gorduras separadas sem produtos de origem animal.

As versões disponíveis em países europeus como o Reino Unido são à base de plantas e, tal como nos EUA, as batatas fritas continuam a ter um ótimo sabor. No entanto, as batatas fritas nos EUA são cozinhadas em óleo de milho, soja e canola, pelo que há hipóteses de contaminação cruzada.

Ingredientes das batatas fritas McDonald's: Todos os componentes utilizados

As batatas fritas da McDonald's são famosas porque são saborosas e económicas, mas se gosta de calcular a pegada ecológica de carbono, deve querer saber todos os ingredientes envolvidos. Aqui estão alguns dos componentes;

  • Batatas
  • Sal
  • Óleo de soja
  • Óleo de milho
  • Óleo de canola
  • Sabor natural a carne de vaca
  • Óleo de soja hidrogenado
  • Trigo hidrolisado
  • Ácido cítrico
  • Leite hidrolisado
  • Dimetilpolissiloxano, dextrose e pirofosfato
  • TBHQ

Enquanto as batatas, o óleo e o sal são os ingredientes principais, os restantes são aditivos e conservantes que mantêm as batatas saborosas e frescas para venda.2

A única preocupação é para as pessoas que seguem uma dieta vegan e para as pessoas com doença celíaca, dado o sabor a carne de vaca e a trigo. Felizmente, quando o TBHQ tóxico é apresentado em quantidades mínimas,8 é seguro para consumo.

Ler mais sobre : Porque é que a utilização sustentável dos recursos naturais é importante (Resposta completa)

As batatas fritas da McDonald's são vegetarianas? Perspetiva do Reino Unido

As cadeias McDonald's no Reino Unido estão entre as primeiras no mundo a adotar batatas fritas 100% vegetarianas para os clientes. Asseguram que não há produtos à base de carne nos ingredientes e cozinham-nos separadamente, o que significa que não há contaminação cruzada.3

As batatas fritas do Reino Unido contêm batatas e óleos de cozinha à base de plantas, o que explica o facto de terem obtido a aprovação da Sociedade Vegetariana. Ao contrário do que acontece nos EUA, as batatas fritas do Reino Unido não incluem o sabor da carne de vaca e não contêm trigo ou leite, o que as torna adequadas para consumidores intolerantes ao glúten e à lactose.

As batatas fritas da McDonald's são veganas: efeitos do sabor a carne de vaca das batatas fritas da McDonald's em clientes veganos e vegetarianos

A adição de aromatizante de carne de vaca é uma forma de os estabelecimentos McDonald's melhorarem o sabor das suas batatas fritas, mas contém trigo e leite hidrolisado, que alguns clientes evitam.

Felizmente, se vive no Reino Unido, pode obter as batatas fritas perfeitas que têm em conta os seus requisitos dietéticos, embora o caso seja diferente nos restaurantes dos EUA. Ainda assim, pode deliciar-se com outras opções de refeições da McDonald's se for um cliente vegan nos EUA.1

As batatas fritas da McDonald's são Halal e como é que se distingue?

De um modo geral, os alimentos da McDonald's não são Halal9 , dependendo do país e das leis do estabelecimento.

Por exemplo, se a cozedura for feita com óleo vegetal e não houver contaminação cruzada com o equipamento utilizado para fritar carne, o alimento é considerado halal.

No entanto, as batatas fritas são Halal em regiões que confeccionam refeições não veganas, onde as batatas fritas se misturam com sabores de carne de vaca ou são cozinhadas em óleos utilizados para fritar carne (saiba mais sobre a pegada de carbono da carne). Encontrará fast foods Halal em áreas dominadas pelos muçulmanos, como a Arábia Saudita, onde as filiais seguem regras halal rigorosas.

Uma vez que os restaurantes do Reino Unido são certificados como veganos, muitos concluem que são Halal, e pode considerar-se que os McDonald's dos EUA que não têm certificação vegetariana são não-Halal. Tudo depende da região, e há grandes probabilidades de encontrar refeições Halal McDonald's em países com uma elevada população muçulmana.

As batatas fritas da McDonald's não contêm lacticínios? São veganas e ideais para consumidores intolerantes à lactose?

As batatas fritas da McDonald's não contêm produtos lácteos, dependendo do país, das leis que rodeiam as operações e do restaurante onde faz o pedido. No entanto, as opções do menu são limitadas e é melhor revelar as suas alergias durante a compra para evitar comer qualquer coisa a que seja alérgico.

A maioria das filiais da McDonald's nos Estados Unidos utiliza leite e trigo, o que faz com que não sejam seguros para os clientes intolerantes à lactose e ao glúten. Os dois ingredientes são vitais para dar às batatas fritas o seu sabor a carne de vaca, pelo que deve sempre verificar com os empregados antes de pedir.

As batatas fritas do McDonald's são veganas? É possível comer em qualquer restaurante do mundo com uma dieta vegana?

Se gosta de viajar e aprecia deliciosas batatas fritas vegan, deve ter em atenção que a McDonald's afirma que a comida em alguns países não é ideal para vegetarianos.

Estados Unidos

Se é vegan e vive nos Estados Unidos, o franchising é claro: as batatas fritas não são adequadas para si, pois têm sabor a carne de vaca, que contém leite e trigo, o que é contrário à sua dieta.

Anteriormente, cozinhavam com gordura animal e os clientes queixavam-se quando mudavam para legumes, obrigando a empresa a adicionar sabor a carne de vaca para melhorar o sabor.6

Reino Unido

Felizmente, as batatas fritas no Reino Unido são totalmente veganas e a McDonald's confirma que são seguras para os vegetarianos. A preparação envolve misturas de óleos de colza e de girassol e são fritas separadamente dos produtos de origem animal.

Canadá

Pode considerar as batatas fritas da McDonald's canadiana perfeitas se estiver a seguir uma dieta vegana, uma vez que não têm quaisquer produtos de origem animal. No entanto, a empresa afirma que os produtos não são certificados como vegetarianos e podem conter ingredientes de origem animal. Da mesma forma, são cozinhados separadamente, mas não há garantias de não contaminação.

Austrália

As batatas fritas são geralmente consideradas veganas, uma vez que não contêm ingredientes de origem animal, mas na Austrália, pode haver hipóteses de contaminação cruzada. Podem ser cozinhadas utilizando o mesmo equipamento que manipula leite e ovos; por conseguinte, é melhor evitá-las se tiver alguma alergia.

Compreender os ingredientes das batatas fritas do McDonald's: versão vegetariana

É de esperar que se pergunte: as batatas fritas da McDonald's são vegan e, em caso afirmativo, que ingredientes estão envolvidos no seu fabrico?

Ao contrário dos EUA, os estabelecimentos do Reino Unido são certificados como vegetarianos, eliminando os produtos de origem animal em todas as fases de produção.

Depois de adicionarem os conservantes, mergulham as batatas numa mistura de óleos de cozinha vegetais não hidrogenados, que são mais saudáveis do que a gordura animal. Os produtos químicos mantêm a frescura das batatas, dando um toque especial ao sabor.4

O sal também é vital para dar sabor, e o pessoal também verifica os níveis químicos que utilizam para evitar envenenar o consumidor e garantir que cumprem todas as regras da FDA.10

Ingredientes das batatas fritas do McDonald's EUA vs Reino Unido: Qual é a diferença (Os ingredientes das batatas fritas do McDonald's são vegetarianos?)

Embora o gigante da comida rápida se esforce por produzir um produto de qualidade uniforme, nem tudo é igual: cada país tem procedimentos de preparação diferentes e, por vezes, os ingredientes variam.

Cada região tem as suas próprias preferências e regras de conduta, pelo que as batatas fritas dos EUA e do Reino Unido utilizam ingredientes diferentes, embora o estabelecimento afirme que não há qualquer diferença no sabor.

As batatas fritas da McDonald's dos EUA não são vegan, mas o processo continua a envolver os mais elevados regulamentos de segurança da FDA Para além das batatas e do sal para dar sabor, a cozedura envolve óleos vegetais como o milho, a soja e a canola.

Por outro lado, as batatas fritas do Reino Unido são certificadas como veganas, sendo compostas por batatas, uma mistura de óleos de cozinha vegetais não hidrogenados e níveis seguros de aditivos e conservantes.

Reino Unido Batatas fritas McDonald's Batatas fritas McDonald's dos EUA
Ter a aprovação da Sociedade Vegetariana Não acreditado como vegetariano
Não tem aromatizante de carne de vaca Têm aroma de carne de vaca
Adequado para consumidores intolerantes à lactose e ao glúten Contém alergénios do leite e do trigo
Cozinhados separadamente Não cozinhados separadamente
Contém ingredientes vegetarianos Ingredientes vegetarianos não divulgados
Não há contaminação cruzada Existem riscos de contaminação cruzada
O óleo alimentar é uma mistura de colza e girassol O óleo de cozinha é uma mistura de canola, soja e milho

As batatas fritas da McDonald's são verdadeiras? Qual é o processo de preparação?

Todas as batatas fritas da McDonald's são naturais, como as que faz em casa, mas a diferença está no sabor distinto. Começa com a seleção das batatas da mais alta qualidade de várias variedades, como a Umatilla Russet, Shepody e Russet Burbank.

Passam por um processo de descasque, branqueamento e corte, utilizando máquinas avançadas, seguido de uma mistura com os ingredientes para ajudar a realçar a cor e o sabor fantásticos. Este processo explica porque é que as batatas fritas têm o mesmo sabor em todos os restaurantes.

A secagem e a fritura parcial conferem às batatas fritas a sua camada exterior estaladiça caraterística e, em seguida, os restaurantes tratam do processo de fritura final. O resultado é um sabor único que faz com que os clientes voltem para mais.

Em que é que a McDonald's frita as suas batatas fritas? As batatas fritas da McDonald's são vegan?

Todos os McDonald's utilizam gordura vegetal para cozinhar (não de origem animal), mas o tipo varia consoante os países. Os estabelecimentos do Reino Unido utilizam óleo de colza e de girassol, o que os torna vegan, enquanto nos EUA se utiliza canola, soja e milho.

Por outro lado, os restaurantes veganos na Austrália fritam as suas batatas fritas em óleo de canola, enquanto no Canadá se utiliza soja hidrogenada e canola.

Níveis de calorias, hidratos de carbono, proteínas e gorduras das batatas fritas McDonald's

A sua pegada alimentar tem um enorme impacto no ambiente e, se está consciente das emissões de carbono, é melhor verificar a sua ingestão de calorias. Com base na nova regulamentação alimentar11 , o consumidor deve saber quantas calorias tem a comida rápida.

As batatas fritas da McDonald's têm várias proporções, cada uma com uma contagem específica de calorias.5

Pode pedir uma refeição para crianças ou optar por uma refeição pequena, média ou grande, de acordo com a sua preferência, mas a regra geral é que a contagem de calorias aumenta com o aumento da dose.

Tamanho Calorias Hidratos de carbono Proteínas Gorduras
Crianças 110 15 g 2 g 5 g
Pequeno 230 26 g 3 g 11 g
Médio 320 43 g 5 g 15 g
Grande 480 65 g 7 g 23 g

Quantos ingredientes há nas batatas fritas do McDonald's: Ingredientes das batatas fritas do McDonald's

Os componentes típicos de todas as batatas fritas são batatas, óleo alimentar e sal a gosto, mas a McDonald's acrescenta ingredientes únicos para criar um sabor caraterístico.

Os ingredientes nos estabelecimentos dos EUA incluem óleo vegetal (uma mistura de canola, soja e milho), sabor a carne de vaca (que contém leite hidrolisado e trigo) e outros produtos químicos distintos. As batatas fritas da McDonald's têm mais de dez elementos e o restaurante explica alguns deles no seu sítio Web.

  • Ácido cítrico - um aditivo que ajuda a manter o óleo alimentar fresco.
  • Dextrose - açúcar natural que confere às batatas fritas uma cor dourada.
  • TBHQ - antioxidante e conservante que mantém o óleo fresco até as batatas fritas chegarem ao restaurante.
  • Dimetilpolissiloxano - ajuda a reduzir os salpicos de óleo e a formação de espuma.
  • Pirofosfato ácido de sódio - evita que as batatas descolorem depois de congeladas quando estão a caminho do restaurante.

Escândalo das batatas fritas da McDonald's: processo judicial famoso

O maior restaurante de fast-food do mundo tem sido objeto de vários processos judiciais ao longo das décadas.7 Um dos grandes golpes foi em 2001, quando a Hindus and Vegetarians o processou por não ter divulgado que as suas batatas fritas continham sebo de vaca.

O restaurante negou as alegações, afirmando que nunca mentiu sobre o "sabor natural", mas surgiram relatos mais graves sobre o assunto. Por exemplo, alguns funcionários afirmaram que as batatas fritas eram vegetarianas e os grupos ficaram furiosos com a publicidade falsa. Os queixosos aproveitaram a má publicidade da McDonald's na altura e exigiram 75 milhões de dólares.

A contraproposta foi de 5 milhões de dólares, mas ambas as partes concordaram mais tarde em 10 milhões de dólares, com os "grupos vegetarianos" a receberem 6 milhões de dólares. O restaurante pediu desculpa, mas insistiu que o método de preparação não iria mudar e que outros países preparam as batatas fritas de forma diferente.

Ler mais sobre 18 factos sobre a pegada de carbono da carne: as emissões de cada tipo de carne

Infelizmente, as filiais americanas não são veganas, uma vez que os produtos de origem animal estão presentes no sabor da carne de vaca, que contém leite e trigo. É melhor evitá-las se seguir a sua dieta à risca ou se for alérgico a produtos de origem animal. Por conseguinte, para responder à pergunta: as batatas fritas da McDonald's são veganas, pode sempre visitar o ponto de venda mais próximo e falar com o gerente da filial para obter esclarecimentos sobre os ingredientes utilizados.

Perguntas frequentes sobre se as batatas fritas do McDonald's são veganas

Que tipo de sal é que o McDonald's usa nas suas batatas fritas? É sal de mesa comum?

A McDonald's utiliza um sal único, fabricado exclusivamente para uso industrial, composto por partículas finamente moídas colocadas em pequenos pacotes e que se mantém nesse estado durante muito tempo sem se aglomerar ou formar partículas.

Que percentagem das batatas fritas da McDonald's são de batata?

Não se sabe ao certo quanto das batatas fritas são batatas, mas elas não são 100% puras, graças ao revestimento de óleo vegetal e outros aditivos. Estes ingredientes são fundamentais no processo de branqueamento, após o qual as batatas fritas são congeladas e transportadas para o restaurante.

Ainda se está a perguntar se as batatas fritas da McDonald's são vegan?

Se está a seguir uma dieta vegana rigorosa e ainda assim quer desfrutar do delicioso sabor das batatas fritas da McDonald's, ficará satisfeito por saber que estas estão disponíveis em alguns países como o Reino Unido. São certificadas como veganas e pode comer em qualquer restaurante regional, ajudando a aumentar os seus créditos de compensação de carbono.

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.