Índice
Se pretende reduzir o impacto que a sua empresa tem no ambiente e a sua contribuição para as alterações climáticas, utilizar uma calculadora da pegada de carbono de uma empresa é o primeiro passo.
De facto, encontrar a pegada ecológica da sua empresa nunca foi tão fácil! Experimente aqui:
Calculadora da pegada de carbono das empresas
Visão geral Actividades Resumo das operaçõesEm que região se situa principalmente a empresa?
Localização da empresa AméricasEuropaÁsiaEscolha o seu estado ou país:
Estado ou país CanadáMéxicoAlabamaAlascaArizonaArkansasCalifórniaColoradoConnecticutDelawareDistrito de ColúmbiaFlóridaGeórgiaHawaiiIdahoIllinoisIndianaIowaKansasKentuckyLouisianaMaineMarylandMassachusettsMichiganMinnesotaMississippiMissouriMontanaNebraskaNevadaNew HampshireNew JerseyNovo MéxicoCerca do NorteDacota do NorteNova IorqueOhioOklahomaOregonPennsylvaniaRhode IslandCarolina do SulSouthDakotaTennesseeUtahVermontVirgíniaWest VirginiaWisconsinWyomingTexasWashingtonQue tipo de indústria?
Escolha o sector ConstruçãoServiços alimentaresSaúdeFabricoServiços pessoaisServiços profissionaisServiços de aluguerServiços de retalhoTransporteTipo de negócio?
Selecionar o sectorQuantos empregados tem?
Quantas instalações tem em funcionamento?
Escolha a sua moeda:
USD Libra esterlina EuroEscolha a sua unidade de medida:
Métrico padrão PróximoFactos sobre as emissões de gases com efeito de estufa
- A nível mundial, no ano passado, foram gerados mais de 50 mil milhões de toneladas métricas de gases com efeito de estufa (cerca de 55,1 toneladas nos EUA).
- Só os EUA foram responsáveis por cerca de 6.558 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono.
- De acordo com um relatório recente de Yale, a indústria de cuidados de saúde dos EUA foi responsável pela contribuição de mais de 655 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono e, quando combinada com a Inglaterra, a Austrália e o Canadá, esse número atingiu uma média de 748 milhões.
- A produção de energia lidera o ranking mundial de emissões, gerando cerca de 73%, incluindo os transportes.
- A agricultura, a silvicultura e a utilização dos solos são responsáveis por cerca de 18,4% das emissões globais, sendo que a desflorestação produz cerca de 2% dos gases com efeito de estufa a nível mundial.
- Os resíduos provenientes dos aterros são responsáveis por cerca de dois por cento das emissões.
Viagens
Número de trabalhadores que se deslocam para o trabalho:
Qual é a distância média de ida e volta das deslocações pendulares dos empregados?
MilhasDistância percorrida anualmente de automóvel para fins profissionais?
MilhasDistância percorrida anualmente por motivos profissionais?
MilhasInstalações
Qual é a área total da instalação (ou instalações)?
Pés quadradosO(s) edifício(s) tem(têm) certificação LEED?
Sim Não PróximoFactos sobre as emissões relacionadas com a indústria
- A energia utilizada nos edifícios comerciais representa 6,6% das emissões globais de gases com efeito de estufa.
- Os transportes geram mais de 16% das emissões globais, sendo o transporte rodoviário responsável por cerca de 12% dessas emissões.
- A indústria alimentar e do tabaco representa um por cento das emissões globais de energia, mas as emissões da agricultura e das culturas representam mais 6% do total global.
- Os processos industriais directos, como o fabrico de produtos químicos e de cimento, são responsáveis por 5,2% dos gases com efeito de estufa a nível mundial.
Qual é o rendimento anual da empresa?
$ DólaresQuanto gasta em eletricidade por mês?
$ DólaresQuanto gasta mensalmente com outros combustíveis para aquecimento e refrigeração, sem contar com o carvão (propano, gás natural, etc.)?
$ DólaresQuanto é que gasta em publicidade e despesas promocionais todos os anos?
$ DólaresQuanto gasta anualmente na compra de equipamento (CAPEX)? (Veículos da empresa, computadores, máquinas alugadas e compradas, etc.)
$ DólaresQual é o valor anual dos envios nacionais de produtos e mercadorias da sua empresa (peso)?
librasQual é o seu peso anual de envio internacional de produtos, mercadorias enviadas (peso)?
librasQue quantidade de resíduos produz por semana? (Dica: um bidão normal de 30 galões contém cerca de 4 pés cúbicos de resíduos)
Pés cúbicosQual é a quantidade de reciclagem efectuada por semana?
Pés cúbicosEfectua a manutenção regular e programada de todo o equipamento (veículos da empresa, aparelhos, sistemas de aquecimento e refrigeração, etc.)?
Sim NãoQuanto é que gasta anualmente em compras da cadeia de abastecimento e despesas operacionais (OPEX)?
A pegada de carbono da sua empresa é de 4,66 toneladas.
Árvores para compensar a sua pegada comercial anual:
50
Plantem as vossas árvores!Tal como os indivíduos, as empresas produzem uma pegada de carbono a partir dos gases com efeito de estufa que geram através das operações das instalações, das deslocações dos trabalhadores, das actividades da cadeia de abastecimento e muito mais.
Ao utilizar uma calculadora da pegada de carbono de uma empresa, pode identificar os principais emissores de carbono gerados pela sua atividade e, em seguida, trabalhar para diminuir os danos ambientais, quer reduzindo as emissões, quer compensando-as através de créditos de carbono.
Acções empresariais que geram emissões de carbono
Existem muitas áreas de operação que contribuem para a pegada de carbono da sua empresa, independentemente de oferecer serviços, bens ou produtos, construir casas ou conduzir um táxi. Os principais emissores da maioria das empresas são:
- Energia: A energia é o maior emissor de gases com efeito de estufa para as empresas.
- Instalações de escritórios: refere-se a todo o espaço estrutural utilizado pela sua empresa, incluindo armazéns, escritórios virados para o público, laboratórios, etc. Estas estruturas tendem a ser responsáveis pela maior parte das emissões de carbono de uma empresa, porque requerem energia, água e gás para funcionar. Por exemplo, uma empresa com 25 000 pés quadrados de instalações produzirá, em média, quase 250 toneladas de dióxido de carbonoOs projectos de arquitetura sustentável estão a ganhar popularidade, mas a maioria dos edifícios e instalações continua a gerar uma grande quantidade de emissões.
- Viagens de funcionários e transporte de produtos: inclui todas as viagens efectuadas para fins profissionais (deslocação para o trabalho), bem como as emissões de carbono produzidas por empresas de distribuição afiliadas, se a sua empresa produzir um produto. As viagens aéreas para reuniões e fins profissionais são outro componente da pegada de carbono de uma empresa, e o transporte terrestre ou marítimo de bens e produtos pode serigualmente onerosa para o ambiente.
- Despesas de capital: Como todas as despesas, a compra de computadores, veículos da empresa, equipamento e outros materiais a longo prazo que serão utilizados na atividade geram a sua própria pegada ecológica.
- Despesas operacionais e actividades da cadeia de abastecimento: Os materiais utilizados na empresa, os custos de mão de obra e todas as outras despesas operacionais também estão incluídos na pegada de carbono da empresa.
Todas as empresas têm estes custos de carbono associados (mesmo as que prestam serviços à distância), mas ao utilizar uma calculadora de pegada de carbono empresarial gratuita, pode determinar as emissões geradas pela sua empresa e obter os conhecimentos necessários para fazer avanços significativos no sentido de um modelo de negócio mais sustentável e amigo do ambiente.
Utilizar uma calculadora gratuita de pegada de carbono para empresas para medir a pegada da sua empresa
A melhor forma de começar a reduzir as emissões da sua empresa é medir a pegada de carbono da sua empresa. Isto pode ser facilmente conseguido através da introdução de dados da sua empresa numa calculadora de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como a que se encontra acima. Uma vez que a informação é calibrada utilizando várias fontes, irá fornecer-lhe uma estimativa das emissões de GEE da sua empresa.introduzido aumenta a precisão.
Para começar, siga estes passos:
- Comece por introduzir o tipo de empresa que opera e o sector de atividade.
- Incluir o número de empregados, bem como o número de instalações incluídas na empresa. As instalações e os funcionários desempenham um papel importante na exatidão do cálculo da pegada de carbono de uma empresa.
- Recolha e introduza dados sobre as actividades de viagem e a metragem quadrada (ou metros quadrados) incluída nas suas instalações. Não se esqueça de indicar se o edifício tem certificação LEED.
- Introduza as suas despesas de capital e operacionais. Muitas calculadoras fornecem uma opção de custo médio para a maioria dos custos OPEX, no entanto, também deve poder introduzir os montantes exactos de mão de obra, materiais, actividades da cadeia de fornecimento e outras despesas operacionais.
- A forma mais fácil de o fazer é verificar as facturas de eletricidade e gás do ano anterior.
- Não se esqueça de medir as suas quantidades de reciclagem e de resíduos. Os resíduos geram emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente metano.
- Organize todos estes dados antes de começar, para que possa consultá-los rapidamente enquanto introduz as informações numa calculadora da pegada de carbono empresarial.1
Quando tiver todos os dados necessários, deve selecionar uma calculadora da pegada ecológica de uma empresa. Existem muitas calculadoras da pegada ecológica na Internet, mas a maioria foi concebida para calcular a pegada de um indivíduo. No entanto, a pegada ecológica de uma empresa requer um tipo de calculadora diferente.
Uma vez que os tipos de empresas variam muito e que diferentes sectores geram mais emissões de carbono do que outros (por exemplo, a construção civil versus uma empresa de web design), procure uma calculadora que utilize os dados mais recentes e inclua muitos tipos de indústrias e empresas.
Uma calculadora da pegada de carbono para pequenas empresas ou organizações com baixo nível de emissões é a Calculadora Simplificada de Emissões de GEE publicada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). Está prontamente disponível no seu sítio Web e é apresentada sob a forma de um ficheiro Excel no qual pode introduzir os seus dados durante uma sessão de dados específica. No entanto, esta versão "simplificada" é muito semelhante ao preenchimento deOs detalhes, uma vez preenchidos, fornecem-lhe uma estimativa e um inventário das suas emissões anuais de GEE e determinam as emissões directas e indirectas de todas as fontes de uma empresa.
Por exemplo, um retalhista que utilize a versão da EPA terá a oportunidade de medir as emissões até às SKUs, enquanto uma versão online utilizará provavelmente médias baseadas em estabelecimentos retalhistas semelhantes.
Utilizar uma calculadora da pegada de carbono para pequenas empresas: aumentar as operações sustentáveis e reduzir os resíduos
O cálculo da pegada de carbono da sua empresa é apenas o início do processo de criação de um futuro mais sustentável e de redução do desperdício global (o que poupa dinheiro), mas é um ótimo começo. Assim que compreender o âmbito das emissões da sua empresa, pode começar a tomar medidas para as reduzir ou eliminar.
O objetivo final é, obviamente, atingir o zero líquido, o que pode ser conseguido utilizando programas de compensação e estratégias de redução de energia, que também reduzem os seus custos OPEX.
Algumas oportunidades imediatas para reduzir a pegada ecológica da sua empresa incluem
- Alterar a forma como envia os seus produtos
- Utilizar extensões eléctricas especializadas para limitar o desperdício de eletricidade
- Introdução de sistemas de controlo da climatização que desligam os sistemas quando ninguém está a trabalhar
- Atualização de aparelhos e equipamentos ou melhoria dos calendários de manutenção para evitar o consumo de energia
- Implementação de um programa de reciclagem e de outras estratégias de redução de resíduos
- Fazer a milha extra e utilizar compensações para apagar a sua pegada ecológica.2
Como uma empresa pode compensar a sua pegada de carbono através de um sítio Web (Go Net Zero)
As reduções significativas da pegada de carbono da sua empresa levam tempo, mas os programas de compensação, especialmente os que plantam e protegem árvores ameaçadas, oferecem uma óptima solução. Só tem de ter o cuidado de se certificar de que o programa de compensação de plantação de árvores está realmente a substituir espécies nativas e a restaurar ecossistemas naturais que serão protegidos a longo prazo, e não apenas durante algumas décadas.
De um modo geral, uma compensação (por vezes conhecida como crédito de carbono) equivale à redução de uma tonelada de emissões de carbono. Com isto em mente, pode calcular quantas compensações a sua empresa teria de comprar para fazer a diferença na sua pegada de carbono.
Existem muitos projectos de sustentabilidade deste tipo, mas, em geral, ajudam-no a calcular a pegada de carbono da sua empresa e, em seguida, conduzem-no através do processo de redução e compensação, independentemente da dimensão da sua empresa.
Por exemplo, se comprar compensações de carbono que plantam árvores (espécies nativas que não serão colhidas posteriormente) como uma compensação de carbono de transporte marítimo, as árvores apagam as emissões que você e a sua empresa não conseguem controlar. Investigue o fornecedor da compensação para garantir que as árvores não são apenas colocadas no seu habitat natural, mas que também apoiam a plantação espontânea e nativa.
Existem muitos projectos alternativos listados por registos de GEE reputados, como a captura de metano e outras tecnologias de conversão de carbono a considerar, e todos eles oferecem os seus próprios benefícios únicos. No entanto, deve dedicar algum tempo a considerar precisamente a forma como pretendem compensar as emissões de carbono da sua empresa, para garantir que os projectos que estão a realizar são ativamente benéficos e sustentáveis,porque, quando bem feita, a compensação é um excelente passo para atingir emissões líquidas nulas.
Criar uma empresa sustentável e amiga do ambiente não é fácil, mas os consumidores estão a responder e a escolher empresas sustentáveis que protegem o ambiente. Para começar, basta medir as emissões da sua empresa com uma calculadora da pegada de carbono empresarial e, em seguida, trabalhar para reduzir as acções que definem o impacto da sua empresa no planeta.