Índice
O programa de carbono florestal familiar faz parte das iniciativas que têm sido postas em prática para combater os níveis cada vez mais elevados de aquecimento global. As indústrias e os indivíduos estão constantemente a libertar gases com efeito de estufa para a atmosfera, contribuindo para as alterações climáticas prevalecentes, de acordo com os cientistas.
Num esforço para lidar com a situação, diferentes organizações juntaram-se para lutar contra as alterações climáticas através de iniciativas como o programa de carbono das florestas familiares Este guia explica como funciona o programa e como consegue ajudar as famílias a vender créditos verdes.
O que é o Programa Carbono Florestal Familiar?
O FFCP é uma criação da American Forest Foundation, em conjunto com a The Nature Conservancy, com o objetivo de incluir os proprietários florestais com poucos hectares de floresta (30 a 2400 hectares) no negócio dos créditos de carbono para o sequestro de carbono na sua propriedade.
O programa tem as suas próprias directrizes, que orientam o pagamento a estes proprietários de florestas familiares pela quantidade de carbono que conseguem sequestrar através da sua propriedade. O programa surgiu depois de se ter percebido que a maioria dos pequenos proprietários florestais estava a ser deixada de fora das iniciativas de combate às alterações climáticas por não ter terra suficiente.
Com directrizes e recursos adicionais, os proprietários de pequenas propriedades podem contribuir de forma maciça para a luta contra as alterações climáticas.7 O dinheiro que obtêm com a venda de créditos de carbono pode também ajudá-los a expandir e a aumentar as suas propriedades.
Como funciona o Programa Carbono Florestal Familiar?
O programa de carbono florestal familiar destina-se aos pequenos proprietários florestais, que gostariam de cuidar melhor das suas florestas, ajudar a salvar o planeta e ganhar dinheiro extra no processo. O sítio Web do FFCP contém todos os requisitos para aderir ao programa.
Uma vez que a sua terra tenha sido aprovada para o programa, você recebe um plano de gestão personalizado de especialistas florestais fornecidos pelo programa. Você implementará práticas cientificamente comprovadas que aumentam o sequestro de carbono e será pago por isso. Existem dois planos de gestão principais para proprietários de florestas familiares no FFCP.
Uma delas é um contrato de 20 anos que envolve o crescimento de florestas maduras e o adiamento do abate para que possa adotar práticas florestais sustentáveis, de acordo com as orientações dos especialistas. Uma segunda opção é normalmente um contrato de 10 anos para o futuro melhoramento da floresta. Neste, as práticas de gestão envolvem a gestão do mato e de espécies invasoras para preparar o caminho para a próxima geração de árvores.
A vantagem do programa de carbono florestal familiar é que os pagamentos são efectuados anualmente e são determinados pela dimensão da terra e pelo seu estado, e não pela venda de créditos de carbono. O contrato também tem disposições que permitem um corte limitado para uso pessoal. Os fundos para apoiar o FFCP provêm da venda de créditos de carbono e de parcerias com diferentes empresas com a mesma visão.
Organizações e Empresas Envolvidas com o Programa Carbono Florestal Familiar
As organizações e empresas envolvidas na operação do Programa Carbono Florestal Familiar são:
Fundação Family Forest Impact
A Family Forest Impact Foundation é uma afiliada da American Forest Foundation, criada em 2019 para ajudar os pequenos proprietários a beneficiarem da sua propriedade através de práticas florestais adequadas.
A fundação é responsável pela administração do FFCP e por assegurar que os proprietários de terras são pagos pelas actividades de conservação que realizam nas suas terras.
Esta parceria ajuda a melhorar a qualidade da água, a melhorar o habitat da vida selvagem e a reduzir a pegada de carbono das empresas que não conseguem evitar totalmente a libertação de gases nocivos para a atmosfera.
Programa Carbono Florestal Familiar da Amazónia
A Amazon tem contribuído intencionalmente para a conservação ambiental através de donativos para cursos destinados a melhorar o ambiente. Devido a restrições financeiras e a outros factores, o Programa Carbono Florestal Familiar começou com alguns condados para o seu projeto-piloto. No entanto, a intenção era expandir e oferecer a oportunidade a mais proprietários de terras de diferentes estados dos EUA.
A Amazon contribuiu com 7,3 milhões de dólares para o programa, numa tentativa de expandir o seu alcance a vários estados, após o lançamento na Pensilvânia.1 Outros parceiros dos sectores público e privado apoiaram a iniciativa à medida que esta adopta novos métodos de compensação de carbono.
Estudo de caso da Amazon TNC
A National Conservancy é uma organização ambiental global que fornece soluções baseadas na natureza para as alterações climáticas. Forma parcerias relevantes com empresas que podem ter um enorme impacto nas suas metas e objectivos para as alterações climáticas. A colaboração mais recente e significativa é com a Amazon através do projeto Agroforestry and Restoration Accelerator.
O projeto está centrado em proporcionar formas sustentáveis de compensação de carbono, ajudando simultaneamente os pequenos agricultores do Brasil a ganhar a vida.2 O projeto está a tentar restaurar as florestas nativas através de meios naturais de captura de carbono, o que terá um impacto significativo na luta contra as alterações climáticas.
Programa de Carbono Florestal Familiar da American Forest Foundation
A American Forest Foundation é uma organização de longa data que apoia os proprietários familiares de florestas nos EUA, iniciando projectos benéficos para os mesmos e como forma de conservar as florestas e as massas de água.
As empresas associam-se às pessoas certas para assegurar o sucesso e a inovação de melhores práticas que continuam a elevar a fasquia das práticas de gestão florestal. Algumas das coisas que fazem são atenuar os incêndios florestais, aumentar o armazenamento de carbono, proteger a água potável e melhorar o habitat da vida selvagem. Também apoiam as comunidades locais e asseguram um abastecimento sustentável de madeira.8
A American Forest Foundation faz parcerias com organizações relevantes para ajudar a atingir os objectivos pretendidos e manter tudo a funcionar. A fundação colaborou com a The National Conservancy para criar o FFCP e ajudar os proprietários de florestas familiares a tirar o máximo partido das suas florestas. Essa colaboração também ajuda a reduzir a compensação de carbono das empresas, vendendo-lhes créditos de carbono.
Programa Carbono Florestal Familiar em diferentes lugares
O Programa de Carbono Florestal Familiar foi lançado na Pensilvânia, mas desde então expandiu-se para outras regiões com o mesmo objetivo de ajudar a reduzir a compensação de carbono. Embora a ideia seja a mesma, locais diferentes requerem métodos de implementação diferentes, dependendo do ambiente, do clima e de outros factores.
As explicações abaixo ajudarão você a entender a dinâmica da adesão ao FFCP nos vários locais listados e como funciona a venda de créditos de carbono nessas áreas.
Programa de Carbono Florestal Familiar Vermont
A American Forest Foundation e a The National Conservancy abriram as inscrições para o programa FFCP dos proprietários florestais familiares de Vermont em julho de 2022.3 De acordo com as estatísticas de Vermont, até 62% das terras florestais pertencem a proprietários florestais familiares.
Mas uma vez que os mercados de carbono têm estado a trabalhar com agricultores que possuem mais de 5000 acres de terra, a maioria dos pequenos proprietários florestais não conseguia obter qualquer rendimento das suas florestas. Após a introdução do FFCP em Vermont, mesmo os proprietários com menos de 1000 acres de terra florestal podem beneficiar da venda de créditos de carbono. Podem também ter um impacto positivo no planeta, na vida selvagem e na comunidade.
Programa de carbono florestal familiar Virgínia Ocidental
A Virgínia Ocidental9 também era candidata a ser considerada para a expansão do FFCP a mais estados e condados, principalmente devido aos seus incríveis recursos em termos de cobertura florestal. Mesmo com estes imensos recursos ecológicos, de madeira e de carbono, o número de proprietários de terras que inicialmente beneficiavam dos programas de créditos de carbono era limitado.4
Isso deve-se ao facto de esses projectos exigirem muito capital devido aos elevados custos iniciais e serem um pouco complexos, o que significa que apenas os proprietários de terras com grandes extensões de terreno podem conseguir tudo isso. Com o Programa de Carbono Florestal Familiar, até os pequenos proprietários de terras na Virgínia Ocidental podem inscrever-se em projectos de conservação e beneficiar deles.
Programa de Carbono Florestal Familiar Pensilvânia
A AFF e a TNC lançaram o Programa de Carbono Florestal Familiar na Pensilvânia como o primeiro estado, em 2020, quando queriam ver se funcionava bem e decidir se poderiam expandir para outras regiões dos EUA a partir desses dados
Era suposto ser uma viagem tranquila, mas, como aconteceu no auge da COVID, alguns dos desafios enfrentados incluíram a impossibilidade de visitas pessoais dos silvicultores às terras. No entanto, a equipa alcançou a maioria dos seus objectivos de inscrever pequenos proprietários no programa FFCP.
O sucesso do programa-piloto facilitou a expansão das operações para outras áreas, como Vermont e West Virginia. O programa incentiva os agricultores de todos os EUA a registarem-se no seu sítio Web, mesmo quando as operações ainda não estão estabelecidas no seu local de residência. Assim, é fácil saber se se qualifica para a inscrição.
Métodos de pagamento do Programa Carbono Florestal Familiar
O Programa de Carbono Florestal Familiar paga aos seus membros anualmente, dependendo do tamanho da sua terra, o que significa que a taxa de pagamento se baseia nos hectares de terra em que se inscreveu no programa.
Embora o dinheiro proveniente do sequestro de carbono não seja muito dinheiro, pode complementar o rendimento dos agricultores e ajudá-los a cuidar melhor das suas terras. O pagamento médio10 por acre para os proprietários de terras no FFCP é de 4 a 8 dólares, mas varia em função de vários factores.
Uma vez aceite a adesão ao programa, o programa ajuda-o a instalar a sua exploração agrícola, disponibilizando-lhe algum do seu pessoal florestal, o que acelera o processo de arranque e facilita o trabalho dos agricultores. Os seus contratos têm uma duração de 10 ou 20 anos, o que significa que tem de se comprometer a trabalhar com eles durante um longo período.
Avaliações do Programa Carbono Florestal Familiar
O FFCP tem excelentes críticas das pessoas que fizeram parte do programa devido ao seu compromisso de valorizar os proprietários de terras.5 O programa paga anualmente aos proprietários de terras, quer eles vendam créditos de carbono ou não.
Esta garantia é o que torna mais fácil trabalhar com eles. Também ajudam os agricultores a estabelecer novas práticas, oferecendo silvicultores na sua fraternidade de pessoal para evitar o incómodo de procurar um durante tanto tempo.
As taxas de pagamento dependem de muitos factores e são competitivas, tendo em conta as outras vantagens que o programa oferece aos seus membros. Também procuram continuamente financiamento de empresas fiáveis como a Amazon para ajudar a chegar ao maior número possível de proprietários florestais.
Como ser pago pelos créditos de carbono florestal
Qualquer pessoa com terras consideráveis pode beneficiar da venda de créditos de carbono. No entanto, é necessário ter os conhecimentos adequados sobre os mercados de créditos de carbono. Pode fazer a sua própria investigação e implementar as práticas de gestão correctas nas suas compensações de carbono florestal ou associar-se a organizações que patrocinam os proprietários florestais para adoptarem essas práticas.
A melhor coisa sobre a parceria com organizações como a AFF, que têm amplo conhecimento sobre o assunto e as conexões certas, é que você não precisa se preocupar com a venda de créditos de carbono. O Programa de Carbono Florestal Familiar fará o trabalho pesado e procurará compradores para seus créditos de carbono.
Pagam-lhe com base nas taxas de mercado e não exigem que faça mais nada para além de implementar as práticas de gestão florestal sugeridas. No entanto, há muita informação disponível online para quem quiser ir sozinho e negociar nos mercados de créditos de carbono.
Quais são alguns dos mercados de carbono florestal?
Os mercados voluntários são mercados em que os indivíduos compram voluntariamente créditos de carbono como um ato de proteção do ambiente ou de RSE. Qualquer pessoa pode comprar créditos de carbono nesses mercados e há factores como o tipo de projeto, a localização e a comercialização que afectam o preço dos créditos de carbono.
Os mercados de conformidade11 são diferentes na medida em que os preços são mais estáveis. Os programas de limitação e comércio são alguns exemplos desses mercados. Estes mercados surgem para regular a quantidade de emissões de GEE libertadas para a atmosfera. Existem regulamentos que limitam a quantidade de emissões que os indivíduos e as empresas podem emitir e, por conseguinte, compram os créditos para aumentar esse limite.
O que são compensações de carbono florestal?
Algumas empresas não podem evitar totalmente a emissão de carbono devido ao tipo de produção que efectuam. No entanto, cada empresa tem um limite para a quantidade de carbono que pode emitir como forma de conservar o planeta.
Uma vez esgotado esse limite, as empresas recorrem aos mercados de créditos de carbono para comprar o crédito de emissão desses gases com efeito de estufa. As compensações de carbono florestal são atribuídas aos proprietários florestais que conseguiram absorver uma quantidade de carbono da atmosfera através das árvores que plantaram, podendo vender os créditos a empresas que pretendam compensar as suas emissões de carbono nos mercados de créditos de carbono.
Mercado de Créditos de Carbono NCX
Em 2021, a NCX mudou a sua marca de Silvia Terra para se concentrar na construção de mercados de ecossistemas. Eles têm um programa de carbono florestal que atende a todos os proprietários de terras, incluindo os pequenos. Como o FFCP, seu objetivo é reduzir a pegada de carbono e proteger o meio ambiente, iniciando projetos de sequestro de carbono no maior número possível de lugares.
Ao contrário do FFCP, o NCX oferece contactos muito mais curtos, com a duração de apenas um ano, dando aos proprietários de terras um contrato de 1 ano e podendo rever os termos do contrato após o final do ano.
Este acordo também lhes facilitou a parceria com gestores industriais ainda maiores que pretendem diversificar os seus rendimentos e não depender apenas da venda de madeira. Utilizam a contabilidade tonelada-ano para contabilizar o desempenho dos contratos de 1 ano.6
Comentários sobre o NCX Carbon
Os programas de carbono da NCX têm boas críticas entre os membros, principalmente porque trabalham com pequenos e grandes proprietários florestais. No último ano, registou-se uma grande afluência de proprietários florestais familiares, todos à espera da avaliação que os qualifica para a inscrição.
Os contratos de 1 ano também são uma razão para trabalhar com o programa, porque significa que se não gostar do compromisso após um ano, pode interromper o seu compromisso. O NCX também oferece empregos a consultores e proporciona mais oportunidades de mercado para as pessoas ganharem dinheiro extra.
Os programas de carbono florestal familiar vieram ajudar os pequenos proprietários florestais a contribuírem para projectos de sequestro de carbono e, por sua vez, a serem pagos pela venda de créditos de carbono. Com a expansão do programa a vários estados dos EUA, mais proprietários florestais familiares beneficiarão de créditos de carbono.
Para além dos benefícios monetários de aderir a este programa, estará a usar a sua terra para beneficiar o planeta e todos os que nele vivem. Os detalhes para aderir ao Programa de Carbono da Floresta Familiar estão disponíveis no site da AFF e da Family Forest Impact Foundation.
Perguntas frequentes sobre o Programa Carbono Florestal Familiar
Qual é o valor dos créditos de carbono florestal?
O valor dos créditos de carbono florestal depende das taxas de mercado e do mercado de negociação específico que decidir comprar ou vender. Existem muitos mercados de créditos de carbono em linha que pode utilizar para negociar créditos de carbono a taxas de mercado.
O que é o carbono finito?
A Finite Carbon é uma empresa da América do Norte que fornece e desenvolve compensações de carbono florestal.
Como posso tornar-me membro do pessoal da American Forest Foundation?
Pode aceder ao seu sítio Web, à página de carreiras, onde estão listadas todas as oportunidades disponíveis na organização.