3 tipos de abacateiros: truque fácil para cultivar a partir de sementes dá sempre frutos

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Índice

Está a pensar em plantar um abacateiro?

Sabias que existem três tipos de plantas que podem ser cultivadas a partir de uma semente (e que dão frutos)?

À primeira vista, a ideia de cultivar uma árvore a partir de sementes pode parecer um projeto assustador e moroso em comparação com a simples plantação de uma muda num canto do quintal.

Mas, acredite ou não, pode obter os seus próprios abacates simplesmente, germinando uma semente. Mas primeiro, precisa de escolher o abacateiro .

A sempre-viva abacateiros pertencem à família Lauraceae e ao género Persea e são originárias do México, da América Central e da América do Sul, onde o fruto é utilizado para fazer o mundialmente famoso guacamole.

A zona de crescimento onde vive terá impacto na forma como cultiva o seu abacateiro, dentro ou fora de casa. Este guia explica tudo o que precisa de saber.

Leitura relacionada : 59 tipos de árvores de folha perene (fotos): guia de identificação (quadro)

Abacateiro

(Persea americana)

  • Família: Lauraceae
  • Género: Persea
  • Folha: As folhas, de forma oval, crescem de 10 a 30 cm de comprimento
  • Casca: Casca lisa quando jovem e torna-se fissurada e mais espessa quando madura
  • Semente: representa até 25% do peso de cada fruto
  • Habitat natural: México, América Central e do Sul
  • Solo: Solo bem drenado
  • Zonas: Tropicais e subtropicais
  • Altura: Cresce até uma altura média de 40 pés
  • Dossel: 20-30 pés
  • Tipo: Evergreen

Classificação da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

Pouco preocupante

NE DD LC NT VU EN CR EW EX

Os abacateiros atingem uma altura média de 40 pés com uma largura de copa de 20-30 pés em solos bem drenados e em condições tropicais e subtropicais onde as folhas de forma oval crescem de 10 a 30 cm de comprimento.

Nos Estados Unidos da América, a Califórnia detém o título de maior produtor de abacate do país, com umas incríveis 5000 quintas espalhadas pelo estado.

Todos os anos, só este estado produz mais de 400 milhões de libras de abacates, mas a procura deste fruto nutritivo é tão grande que cerca de 80% de todos os abacates produzidos no México são exportados para os Estados Unidos.

Zonas de cultivo para abacateiros

Esta planta, que adora climas quentes, não tolera congelamentos prolongados que desçam a menos de 30 graus, pelo que as zonas de crescimento ideais para estas árvores nos EUA são 9-11.

Certos abacateiros mexicanos podem tolerar a zona de crescimento 8, mas é necessário tomar precauções (como a utilização de uma manta de gelo ou outra proteção) se as temperaturas ficarem abaixo de zero durante mais de 24 horas.

Uma opção para os climas mais frios é escolher uma árvore anã que possa ser transportada para dentro de casa, ver abaixo para mais informações.

Cultivar abacate a partir de sementes (planta de abacate)

O cultivo de um abacateiro a partir de sementes demorará entre 5 a 13 anos até que comece a florescer e a dar frutos, ao passo que, se for iniciado a partir de uma muda, o tempo até à primeira colheita de abacate pode ser reduzido significativamente.3

Uma árvore jovem tem uma casca lisa que se torna mais espessa e rachada à medida que a árvore amadurece, e requer muito pouca atenção durante o seu crescimento, desde que esteja num solo bem compostado e bem drenado.

Tipos de abacateiros (3 tipos de abacateiros)

O México, a Guatemala e a espécie das Índias Ocidentais são os 3 principais tipos de abacate, com pelo menos 1.000 híbridos cultivados a partir dos originais, que variam em tamanho, cor, teor de óleo, textura e até mesmo sabor.

O que têm em comum é o facto de entre 10-25% do peso do fruto se dever ao tamanho da semente.

Origem Aparência Teor de óleo benéfico Tamanho e peso
México Gil (Imagem: Ndjouwou10) Um pequeno fruto de casca fina Elevado teor de óleo até 30% 84-60 cm

3-8 onças

Guatemala (Imagem: Laker8) A pele é espessa, áspera e escura 7-18% de teor de óleo 48-36 cm

8-12 onças

Índio Ocidental (Imagem: Nur Afni Setiyaningrum11) Grande com uma pele lisa e brilhante 5-7% de teor de óleo 28 cm

32 onças

Abacate mexicano

Abacate da Guatemala

Abacate das Índias Ocidentais

O método de categorização do tamanho de um abacate é calculado pelo número de frutos de tamanho semelhante que cabem numa caixa de cartão de 25 libras. Quanto mais couberem no contentor, maior é o número que lhes é atribuído e menor é a classe em que o fruto é colocado.

Existem várias cultivares de abacateiros que são produzidas para serem mais resistentes a pragas, maiores e mais resistentes ao frio, tais como Wurtz, Shepard, Reed, Fuerte, Pinkerton e Hass, que são as mais populares nos Estados Unidos.

A Sharwil, que é uma cultivar cruzada entre as espécies mexicana e guatemalteca cultivadas no Havai, tem um sabor rico e a nozes que os havaianos consideram ser muito superior em termos de sabor em comparação com a Hass californiana.

Como cultivar um abacateiro (cultivar abacate a partir de sementes e como cultivar abacateiros em vasos)

Todo o processo começa com a germinação, mas em vez de mergulhar as sementes de abacate num vaso com água e esperar impacientemente pela atividade das raízes que rebentam,1 eis um método mais fácil que aumenta consideravelmente o número de sementes que serão viáveis para envasamento.

Primeiro, as sementes retiradas de um abacate maduro devem ser cuidadosamente lavadas e limpas e depois embrulhadas individualmente numa toalha de papel húmida. Depois de colocar cada uma delas individualmente num saco de plástico aberto, é altura de as colocar num local escuro da sua casa à temperatura ambiente.

Entretanto, é imperativo humedecer de 4 em 4 dias o papel toalha, se este tiver secado.

Às quatro semanas, será possível identificar visivelmente quais as sementes que estão prontas para serem envasadas devido ao tamanho das raízes emergentes. As que têm menos de 5 cm não estão prontas e precisam apenas de um pouco mais de tempo no escuro.

Como cultivar um abacateiro a partir de uma semente (How To Grow an Avocado Tree From a Pit)

Colocar a semente dentro de um buraco escavado em terra para vasos, com as raízes viradas para baixo, e cobrir gradualmente, socando suavemente a terra até que apenas a parte superior da semente seja visível.

Humedecer a terra com água destilada à temperatura ambiente e colocar o vaso à luz indireta do sol. É importante que o vaso tenha orifícios de drenagem para que o excesso de água possa escorrer para o prato que se encontra por baixo, para que possa ser esvaziado facilmente.

De 3 em 3 meses, adiciona um fertilizante ao teu abacateiro em crescimento para que ele continue a crescer grande e forte.

À medida que as folhas e os caules começarem a brotar, podar as partes superiores a cada 4 a 6 meses, o que favorecerá o aparecimento de novos rebentos. À medida que as raízes ultrapassarem o tamanho do recipiente, replantar e colocar no exterior no início da primavera para tirar partido da iluminação natural e voltar a colocá-lo no interior quando o tempo se tornar invernoso.

Eventualmente, quando se tornar demasiado grande para um vaso de 25 ou 50 galões, pode ser totalmente plantado no exterior, fertilizado e regado 2 ou 3 vezes por semana, dependendo das temperaturas locais e do tamanho do abacateiro.4

Cultivo de um abacateiro a partir de uma estaca ou Cultivo de um abacateiro a partir de uma muda

Para garantir que o abacateiro dê frutos dentro de 5-7 anos, em vez de correr o risco de ter uma árvore estéril ao fim de 10 anos, a utilização de uma estaca ou de uma plântula daria resultados mais fiáveis.

É necessário retirar uma estaca de uma árvore na primavera, mergulhar a extremidade em IBA (ácido indol butírico) para estimular o crescimento, e depois colocá-la num pequeno vaso com uma mistura de perlite e de musgo de turfa, regar e calcar a terra à volta.

Aguarde algumas semanas e um leve puxão confirmará se as raízes brotaram. Continue a regar durante mais 3 semanas e transplante ao ar livre para um buraco mais largo que o torrão e com a mesma profundidade.

O processo a partir de uma plântula é o mesmo, à exceção do facto de que a plântula pode ser colocada imediatamente no exterior e depois alimentada de forma semelhante com água e fertilizante.

Como plantar um abacateiro (dicas de plantação para abacateiro)

Se o seu objetivo é ter abacates no seu relvado ou quintal o mais rapidamente possível, a sua melhor aposta é seguir os profissionais e utilizar o porta-enxerto e a enxertia, que consiste em enxertar a raiz de um abacateiro com um caule ligado a um caule florido, chamado enxerto, de outra árvore e depois cultivá-lo como uma só árvore.

Após a enxertia completa, unindo o câmbio do porta-enxerto ao caule do ramo, plantar em musgo esfagno, regar e depois observar e esperar.

A vantagem deste método é:

  • O enxerto dita o tamanho da árvore.
  • Com um enxerto, é possível conhecer os tipos de frutos que irão florescer.
  • Os abacates tendem a ser mais saudáveis e mais saborosos.
  • O tempo de vida da árvore pode ser mais facilmente estimado.
  • Estes tipos de árvores tendem a ser mais resistentes a doenças e pragas.
  • Em 2 anos, a árvore pode estar carregada de cachos de abacates.

Aprender a cultivar uma árvore a partir de um ramo ou comprar uma árvore jovem e instalá-la reduzirá ainda mais a carga de trabalho e garantirá que os abacates estarão a aparecer em pouco tempo.

Pragas comuns do abacateiro: Como travar a doença do abacateiro

Quer se cultive um abacateiro a partir de uma semente ou de um enxerto,5 será necessário estar atento à presença de insectos rastejantes, fungos e podridão radicular.

Algumas pragas comuns a que devemos estar atentos são:

Brocas

Estas pragas têm tendência para infestar uma árvore de forma furtiva, cavando buracos nos ramos e nos troncos e pondo ovos. Completamente fora de vista, mordiscam até enfraquecerem o próprio tronco da árvore e danificarem os ramos de tal forma que toda a árvore começa a sofrer.

O inseticida de contacto, a poda agressiva e a amputação dos ramos infestados são as únicas formas de os eliminar.

Lagartas

Estas criaturas são prolíficas mordiscadoras de folhas e fazem o seu melhor para danificar a árvore, consumindo todas as folhas com que se cruzam. Uma vez descobertas, pulverize com uma bactéria específica que pode ser comprada numa loja e que será tóxica para elas, inofensiva para os humanos e salvará a sua árvore.

Ácaros, moscas brancas, percevejos e tripes são apenas 4 outros tipos de insectos que não só atacam a árvore, mas também o precioso fruto do abacate.

Estar ciente de como cuidar de um abacateiro, identificando estas pragas e estando preparado para combater pelo menos algumas delas numa determinada fase, ajudará a proteger o tempo e o esforço que investiu na criação dos seus abacates. A podridão radicular causada pela doença Phytophthora root rot é a mais invasiva que pode infetar um abacateiro e causar a sua morte.

Assegurar que o solo não fica constantemente encharcado é a melhor medicina preventiva, pois uma vez detectado e enraizado, as opções são limitadas.

A aplicação paciente de fungicidas durante meses ou anos é a única forma de salvar as suas culturas de abacate.4

De facto, o tratamento padrão para outras doenças que afectam a casca, como a antracnose, e outras que apodrecem os frutos e atacam os caules, é a aplicação de fungicidas como o oxicloreto de cobre.

Plantas companheiras para o cultivo do abacateiro (Controlo natural de pragas para o abacateiro)

Os abacateiros têm grandes copas que devem ser aproveitadas sempre que possível.

Há várias plantas e legumes que se desenvolvem sob o guarda-chuva de um abacateiro e, com uma pesquisa adequada, descobrirá que alguns deles ajudarão a afastar certas pragas.

Os morangos e os coentros são os favoritos devido aos seus aromas doces. A plantação de batatas doces, melões e até cebolas aproveitará os espaços vazios à volta da liberdade e, de certa forma, proporcionará um almoço grátis.

Se o aparecimento de pragas ainda for uma preocupação, uma ligeira pulverização de água misturada com uma colher de sopa de óleo de canela eliminará quaisquer ameaças e manterá o seu abacateiro saudável.

A que distância plantar os abacateiros?

Se a sua paisagem o permitir, plantar mais do que um abacateiro pode melhorar o seu jardim - e dar-lhe mais abacates. A distância de estruturas permanentes, como a sua casa, tem de ser considerada devido às copas largas que se expandem para o exterior com uma rapidez surpreendente à medida que a árvore cresce.

Deixe pelo menos 3 metros de distância da sua casa e depois, se for plantar outra árvore, deixe uma distância mínima de 30 metros para evitar problemas futuros de duas árvores a lutar pelo espaço aéreo.

Usos culinários e os benefícios nutricionais e para a saúde do abacate

Em muitas partes do mundo, o abacate é apreciado pelos seus benefícios nutricionais e para a saúde, enquanto noutras apenas pelo seu sabor rico e cremoso em tostas, sopas, saladas, tacos e até em batidos.

A incorporação regular de abacates numa dieta é conhecida por reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes2, bem como por proporcionar proteção contra certos tipos de cancro e manter níveis saudáveis de colesterol.

Do ponto de vista nutricional, o abacate contém vitaminas B6, C e D, é uma óptima fonte de magnésio e potássio, é rico em fibras e contém uma série de outros nutrientes que nos mantêm saudáveis e felizes, pelo menos não deprimidos, uma vez que alivia os sentimentos de depressão.

Cultivo de um abacateiro anão no interior

O abacateiro Wurtz é frequentemente designado como o Pequeno Cado.

Sendo um híbrido de abacateiro mexicano e guatemalteco, foi concebido para atingir uma altura de cerca de 3 metros no máximo, continuando a dar muitos frutos.

Este tipo de árvore pode ser plantado num grande recipiente que pode ser movido para o exterior em climas onde o congelamento mataria as árvores. Opte por um recipiente natural (madeira ou outro material leve), como um meio barril.

Certifique-se de que o solo é bem drenado e rico, com um recipiente que tenha orifícios de drenagem. É uma boa ideia adicionar pedras soltas e cascalho no fundo para promover uma drenagem saudável, e uma boa proporção de areia para ajudar o solo a evitar o crescimento de fungos.

É claro que a árvore precisa de ser regada todos os dias, para manter o nível de humidade adequado. Para cultivar um pequeno cedro, siga estes passos:

Passo 1: Colocar a muda num recipiente grande com a mistura de terra correcta.

Etapa 2: Coloque o recipiente numa área que receba bastante luz solar indireta durante o primeiro ano.

Passo 3: Coloque o recipiente sob a luz direta do sol quando a árvore tiver mais de um ano de idade, ou quando a árvore tiver folhas suficientes para proteger a casca e os caules das queimaduras.

Passo 4: Regue a árvore todos os dias para reter a humidade e leve-a para um local que ainda receba luz solar durante as mariposas do tempo frio, mas que esteja protegido das geadas e dos congelamentos (uma sala grande e solarenga é perfeita).

Passo 5: Fertilizar de vez em quando com um alimento equilibrado para plantas de citrinos e abacate.

Etapa 6: Eliminar os "rebentos" do caule à medida que aparecem para dar forma à árvore e garantir uma produção máxima de frutos.

Independentemente do local onde vive ou da zona de cultivo, ter um abacateiro dentro dos limites da sua casa só pode melhorar a sua vida. É mais fácil do que pensa e mais gratificante do que imagina.

Selecciona um dos métodos de cultivo e prepara-te para que essa delícia cremosa apimente os teus lanches e refeições a partir de qualquer um dos tipos de abacateiros que podes cultivar a partir de sementes.

Perguntas frequentes sobre os tipos de abacateiros

Quanto tempo demora a crescer um abacateiro?

O crescimento de um abacateiro pode levar de 5 a 13 anos a partir da semente e de 3 a 4 anos a partir da plântula antes de ser possível colher abacates.

Quais são as zonas de cultivo do abacateiro, onde cultivar?

Nos Estados Unidos, as zonas ideais para o cultivo do abacate são as zonas 8 a 11 da USDA e em países como o Peru6 , Chile, Colômbia, Indonésia, Quénia, Brasil e até Israel, para citar apenas alguns.

Quais são os passos para cultivar um abacateiro que dê frutos?

O cultivo de um abacateiro completamente em ambiente interior não dará frutos. Em ambiente exterior, é necessário um bom solo que não fique encharcado e exposição ao sol pleno, com fertilizante aplicado 4 vezes por ano.

Quando plantar o abacateiro para obter o melhor rendimento?

A plantação no final do inverno ou no início da primavera é a melhor altura para plantar uma abacateiro para obter o melhor rendimento da sua árvore.

Quais são as melhores condições de cultivo para os abacateiros?

Os climas tropicais ou subtropicais são os melhores onde o solo é bem drenado e há muito sol.

Quais são as necessidades de rega dos abacateiros?

No verão, um abacateiro imaturo necessita de 20 galões de água 2 a 3 vezes por semana, dependendo da pluviosidade. Uma árvore totalmente madura pode passar até 30 dias sem ser regada fisicamente, desde que as temperaturas não sejam consistentemente demasiado elevadas e a pluviosidade seja muito reduzida.

Qual a quantidade de luz solar que o abacateiro precisa por dia?

Seis horas de luz solar direta é a quantidade mínima que um abacateiro requer.

Quanto tempo é que uma árvore demora a atingir a sua altura máxima?

Pode levar 10 a 15 anos para que um abacateiro atinja a sua altura total, uma vez que cresce cerca de 2,5 pés por ano.

Os abacateiros são fáceis de cultivar?

A paciência e a manutenção são a chave, mas para fazer com que estes frutos floresçam mais cedo e obter o melhor deles, fertilize mais e não menos, regue o suficiente e assegure-se de que recebem sol suficiente.

São necessários dois abacateiros para produzir frutos?

Não, um abacateiro tem flores femininas e masculinas para a polinização cruzada. No entanto, plantar uma árvore do tipo A e uma do tipo B perto uma da outra pode aumentar a qualidade dos abacates e encorajar cada árvore a produzir uma colheita melhor.

Qual é a pegada de carbono do abacate?

A pegada de carbono do abacate é de 846,36 gramas, gerada a partir de apenas 1 embalagem de 2 abacates pequenos, calculada a partir do número de anos necessários para a propagação dos abacateiros, da quantidade de água utilizada durante esse período e da distância percorrida desde a exploração.

Qual é o tempo de vida de um abacateiro?

Em condições adequadas, salvo doenças e infestações terminais de pragas, um abacateiro tem uma duração de vida de 200-400 anos.

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.