Índice
Alguma vez se perguntou como crescem os amendoins e o que os torna diferentes dos "frutos de casca rija", como as nozes e as pecans?
Curiosamente, este snack saboroso e altamente nutritivo não é uma "noz", mas sim um membro da família dos feijões e das ervilhas.
De facto, o amendoim tem um método de cultivo muito interessante e único.
Este guia do amendoim explica a resposta à pergunta "como crescem os amendoins" e inclui muitos factos muito divertidos e curiosos.
O que são as plantas de amendoim?
A planta do amendoim (Arachis hypogaea) ou amendoim não é uma noz, mas uma leguminosa relacionada com o feijão, a ervilha e a lentilha.
Cresce entre 18 e 25 centímetros de altura, com flores autopolinizadoras que se escavam centímetros abaixo do solo e formam sementes/estacas.
Pode perguntar-se: os amendoins são sementes e como é que os agricultores os plantam?
Após a colheita, reservam uma parte dos amendoins para a estação seguinte e, normalmente, transformam o restante em manteiga de amendoim e outros produtos alimentares.
Qual é o aspeto de uma planta de amendoim?
A planta do amendoim é difícil de passar despercebida com as suas impressionantes flores amarelas que crescem nas partes inferiores mais próximas do solo. É minúscula, arbustiva e cresce 18-25 polegadas com folhas ovais verde-escuras e caules peludos.
Floresce como qualquer outra planta, mas frutifica debaixo do solo (como os vegetais de raiz), formando cascas castanhas duras nas pontas dos rebentos que se enterram no solo.
Amendoins
(Arachis hypogaea)
- Família: Fabaceae
- Género: Arachis
- Folha: Quatro folíolos por folha, o que a torna tetrafoliada
- Casca: cinzenta lisa
- Semente: A forma pode variar entre alongada e quase circular, e o revestimento da semente é fino e papeleiro, com uma tonalidade que pode ir do branco ao roxo escuro
- Flores: As pétalas da flor, que têm cerca de 10 mm de largura, situam-se na zona entre as folhas e são de cor amarelo-dourada
- Fruto: O mesocarpo é constituído, em grande parte, por várias nervuras salientes que correm ao longo do seu comprimento
- Habitat natural: Hemisfério ocidental
- Altura: até 25 polegadas
- Dossel: aberto, de topo redondo
- Tipo: Caducifólia de tamanho médio
Como é que os amendoins crescem? Os amendoins crescem nas árvores?
Os amendoins têm um método de crescimento único: ao contrário da nogueira-preta, da castanha e da noz-pecã, não crescem em árvores, uma vez que são leguminosas, cujos frutos crescem em vagens de sementes.
Em vez de esperar que as nozes caiam, é preciso escavar debaixo da planta, uma vez que estas crescem abaixo ou à superfície do solo.
Após cerca de 6-8 semanas após a plantação, a planta do amendoim desenvolve flores amarelas.
Após a autopolinização, um rebento penetra no solo, permitindo o crescimento dos frutos secos; uma planta pode produzir 30-50 amendoins, o que explica a necessidade de um amplo espaço entre elas.4
Amendoeira ou planta de amendoim?
Os amendoins não são árvores, mas sim membros do grupo de plantas Fabaceae, tal como os feijões, as lentilhas e as ervilhas. Então, como é que os amendoins crescem, o que os torna diferentes?
Florescem acima do solo como qualquer outra árvore mas frutificam debaixo do solo.
Cresce até se tornar um pequeno arbusto, atingindo cerca de 18 centímetros de altura, e a casca castanha que contém a semente é um tipo especial de peápode.
Outros frutos secos que crescem em arbustos incluem a avelã, o chinquapim, o feijão, as lentilhas e o grão-de-bico.
Por outro lado, a maioria dos frutos secos cresce em árvores10 , incluindo amêndoas, cajueiro, castanha do Brasil, nozes, pistácios, macadâmia e castanha americana.
Variedades de amendoim
Para além de lhe proporcionarem petiscos saborosos, os amendoins são também arbustos perenes de baixa manutenção que pode utilizar em paisagismo.
Existem várias espécies, e pode escolher uma com base nas suas necessidades de crescimento.
Abaixo estão quatro das opções mais populares:
- Amendoim de corrida: São os melhores para o fabrico de manteiga de amendoim, garantindo um rendimento elevado e uma forma uniforme, ideal para uma utilização comercial em grande escala.
- Amendoins de Valência: Com 3-4 grãos por casca, estes amendoins são preferidos pelo seu sabor doce, pele vermelha e elevado teor de gordura.
- Amendoim espanhol: Este amendoim sul-americano do Brasil tem pele vermelha e é rico em óleo, ideal para fórmulas de manteiga.
- Amendoins da Virgínia: Esta é a variedade mais cultivada em todo o país. As cascas maciças produzem grandes rendimentos; muitos adoram assá-los e adicioná-los a receitas.
Como crescem os amendoins: Flor da planta do amendoim?
É interessante como o amendoim cresce porque os frutos se formam no subsolo, ao contrário de outras árvores de frutos secos.
As flores surgem nas partes baixas da árvore cerca de 40 dias após a sementeira das sementes.
Estas flores amarelas brilhantes autopolinizam-se e as pétalas caem à medida que o ovário do amendoim se forma. Os frutos e as sementes da planta formam-se na extremidade de estacas/ rebentos vivos que se enterram no solo, com os cachos na extremidade das estacas.
De onde vem o amendoim? Hábitos de crescimento do amendoim?
Os amendoins têm um hábito de crescimento único, ao contrário de outras árvores de frutos secos. A diferença é que começam a crescer acima do solo, produzem flores, depois frutos e amadurecem debaixo da terra no processo seguinte.
Primeiro, planta-se as sementes/o amendoim no solo, rega-se e cuida-se dele até germinar e formar folhas ovais que se transformam num arbusto.
O passo seguinte é a maturidade, em que a planta floresce e produz estacas ou rebentos especiais semelhantes a caules.
Cada ponta da estaca transforma-se numa vagem de semente, e as estacas crescem para baixo e cavam no subsolo, permitindo que as vagens de semente amadureçam. As plantas estarão então prontas para a colheita em setembro-outubro.5
Os amendoins crescem debaixo da terra?
Os amendoins não são como os outros frutos secos que crescem nas árvores, mas sim debaixo da terra e pertencem à mesma família dos feijões que crescem em vagens.
É preciso desenterrá-las do solo da mesma forma que para cultivar cenouras,6 e é possível cultivá-las a partir de sementes ou de estacas.
Como colher raízes de amendoim
Os sinais para a colheita do amendoim são quando as folhas ficam amarelas, por volta do final do verão e início do outono.
Também se pode confirmar retirando algumas vagens do solo e verificando se as superfícies têm veios e se as camadas são de cor viva com o interior escuro.
Quando a terra estiver seca, pode desenterrar a planta, sacudi-la para retirar a sujidade e pendurá-la com os amendoins intactos.
Após cerca de uma semana, pode remover a terra à volta das vagens, retirar os amendoins e secá-los novamente ao ar durante mais uma semana; devem estar prontos para serem consumidos ou transformados.
Onde crescem os amendoins e onde se podem plantar?
Os amendoins são menos exigentes do que outras árvores de frutos secos e desenvolvem-se bem, desde que as condições sejam favoráveis.
Só precisam de um terreno fértil com terra solta, temperaturas ligeiramente elevadas e muita água.
Pode plantá-las em canteiros elevados no seu jardim ou em recipientes. O terreno aberto é perfeito se viver em regiões quentes, mas deve cultivá-las em recipientes se viver nas zonas mais frias da América do Norte.
Se forem cultivadas em vasos, é mais fácil trazê-las para dentro de casa quando o tempo fica frio.
Dicas de plantação de amendoins: como plantar amendoins em passos simples (os amendoins são difíceis de cultivar?)
Se está preocupado com o facto de os amendoins serem difíceis de cultivar, ficará entusiasmado com o facto de serem necessários apenas alguns passos. É um trabalho de baixa manutenção que pode ser feito nos poucos passos abaixo.
- Escolha um local perfeito: É necessário um canteiro elevado para cultivar amendoins no seu jardim e garantir que o local recebe muita luz solar. Caso contrário, se estiver numa região fria, pode iniciá-los dentro de casa perto de uma janela antes de os transplantar.
- Comprar sementes de amendoim: Embora possa plantar as sementes que compra nas mercearias, as sementes das hortas locais têm taxas de sucesso mais elevadas e garantem melhores rendimentos.2
- Plantar as sementes: Depois de retirar os grãos da casca, pode plantá-los em filas com cerca de 1 metro de distância e enterrá-los pelo menos 5 centímetros no solo.
- Manter o solo húmido: Os amendoins gostam de solos bem drenados, pelo que é melhor continuar a regá-los, mas sem deixar o solo encharcado.
- Amontoado e cobertura morta: Quando a planta tiver atingido um pé de altura, pode amontoá-la e cobrir o solo com matéria orgânica, o que evitará as ervas daninhas e ajudará o solo a manter os seus níveis de humidade.
Zonas de cultivo de amendoim: onde cultivar amendoim
Os amendoins desenvolvem-se nas zonas quentes do planeta, em África, na Ásia, na Austrália e na América, mas mais de metade do abastecimento mundial provém da Índia.
Crescem nas zonas de resistência 2-11 nos EUA, o que facilita a sua plantação em várias partes do país.
São comuns no Leste e no Sul, onde as temperaturas são mais quentes e o solo é bem drenado. Onde crescem os amendoins nos Estados Unidos?
Crescem principalmente em 13 estados: Florida, Louisiana, Geórgia, Missouri, Alabama, Oklahoma, Texas, Arkansas, Mississippi, Carolina do Sul, Virgínia, Carolina do Norte e Novo México.8
Quando plantar amendoins para obter o melhor rendimento
Já alguma vez se perguntou quando é a época do amendoim? A planta tem uma longa época de mais de 100 dias.
Os agricultores plantam-nas algumas semanas após a última data de geada e colhem-nas em setembro. No entanto, se viver nas regiões mais frias do Norte, pode optar pelas variedades de maturação mais rápida, como a espanhola.
Também tem mais hipóteses se as começar a plantar dentro de casa cerca de cinco semanas antes de as transplantar para o exterior.
Como é que os amendoins crescem?
O amendoim é diferente das outras árvores de frutos secos, cujos frutos e sementes caem no chão. Cresce como um arbusto e floresce na planta, mas frutifica no subsolo graças aos rebentos que cavam o solo quando amadurece.
Tal como as batatas, é necessário arrancar a planta quando esta começa a murchar, o que indica que os frutos estão prontos para serem colhidos.
Quanto tempo é necessário para cultivar amendoins
Os amendoins levam 4 a 5 meses a crescer, dependendo da variedade que plantou e se satisfez todas as suas necessidades. Por conseguinte, pode colher no outono se os semeou no verão, o que é pouco tempo, especialmente se espera uma colheita abundante.
A colheita é feita quando a folhagem descolora e fica amarela ou quando a planta parece estar a morrer. Não é aconselhável colher quando as folhas ainda estão verdes e vibrantes porque a planta ainda vai canalizar todos os seus recursos para desenvolver as sementes.
Quais são os hábitos de crescimento do amendoim perene?
O amendoim perene é uma planta flexível que cresce em várias partes do estado.
Ajuda a formar uma cobertura de solo perfeita que pode ser plantada como tal ou como cobertura paisagística sempre verde ao lado de outros arbustos de baixo crescimento.
O seu hábito de crescimento espalhado torna-a ideal para crescer em áreas com problemas de erosão.
Quais são as necessidades de rega das plantas de amendoim?
Os amendoins estão habituados às condições quentes e húmidas das regiões tropicais nativas, pelo que podem ter fome de água. Adoram o solo húmido; pode fornecer água pelo menos uma vez por semana ou quando o solo parecer seco.
No entanto, lembre-se de não regar em excesso para evitar o apodrecimento das raízes e não regue pelo menos duas semanas antes da colheita.
Quando as folhas ficam amarelas, é um sinal de que a planta está a esgotar os seus recursos para favorecer o crescimento dos frutos secos, e é um sinal para parar de regar e esperar até estar pronto para arrancar a planta.
De quanta luz solar precisa o amendoim por dia?
Uma vez que os amendoins são nativos de regiões tropicais, desenvolvem-se melhor sob temperaturas quentes e adoram o sol. Deve fornecer-lhes pelo menos 6-8 horas de luz solar diariamente para garantir um melhor crescimento das folhas e dos rebentos.
Tenha cuidado ao plantar ao ar livre, evitando sombrear árvores e edifícios, e se viver em regiões mais frias, pode iniciar as sementes dentro de casa para evitar danos causados pela geada.
Melhores plantas companheiras para o cultivo de amendoim
Os amendoins são plantas fixadoras de azoto que são benéficas para outras culturas.
Do mesmo modo, também precisam de plantas com flores à sua volta para ajudar a atrair polinizadores.
Os seguintes são os melhores companheiros para Peanuts.
- Legumes: Abóbora, tomate, pepino, cenoura, batata, beterraba
- Flores: Malmequeres, hibiscos, cosmos, capuchinhas
- Frutos: Morangos, amoras, framboesas
- Ervas aromáticas: Alecrim, salsa, hortelã
Quais são as melhores condições de cultivo para o amendoim?
Deve verificar as seguintes condições para garantir que os seus amendoins crescem saudáveis e fortes.
- Luz
Os amendoins apreciam o sol pleno e desenvolvem-se melhor quando recebem 6-8 horas de luz solar por dia.
- Solo
Uma vez que crescem debaixo da terra, os amendoins preferem solos soltos e bem drenados, que devem ser ligeiramente ácidos, com um pH entre 6 e 6,5, e, por segurança, evite plantá-los em locais onde já tenha plantado ervilhas ou feijões.
- Água
Os amendoins precisam de pelo menos um centímetro de água todas as semanas ou de irrigação profunda uma vez por semana. No entanto, precisam de mais antes da germinação e depois de as estacas terem cavado o solo.
Ao regar, evitar que a água toque nas folhas e parar a rega 10-14 dias antes da colheita.
- Fertilizante
O amendoim é uma planta fixadora de azoto e não necessita de fertilizantes suplementares à base de azoto, mas sim de mais cálcio para as vagens e de adubo orgânico para estimular o crescimento das raízes.
Além disso, note-se que são propensas a queimaduras de fertilizantes, pelo que é melhor adicionar o reforço antes da sementeira.
- Temperatura
Os amendoins crescem melhor quando as temperaturas do solo7 se situam entre os 86 e os 93 graus (F), sendo que qualquer temperatura superior pode danificar as flores.3
Também gostam de condições húmidas, embora devam estar secas durante algum tempo antes da colheita.
Cultivo de amendoim a partir de uma semente
Pode utilizar as sementes de amendoins comprados em lojas, mas os melhores tipos são os vendidos em jardins e viveiros. Retire-os cuidadosamente das cascas sem estragar a pele, ou não crescerão.
Planta-se a 2 polegadas de profundidade no solo e a 3 pés de distância em cada fila.
Regar o solo e mantê-lo húmido para facilitar a germinação, que deve ocorrer em cerca de 15 dias.
Quando a planta atingir um pé de altura, pode amontoar e cobrir com terra extra e matéria orgânica para controlar as ervas daninhas e manter a humidade do solo.
Cultivo de amendoim a partir de uma estaca
Em vez de plantar amendoins a partir de sementes, pode optar pelo caminho mais curto e semear estacas de caules.
Propaga-se quase da mesma forma que o aipo e cava-se a parte de 3-5 polegadas no solo.
Assegure-se de que fornece água suficiente para facilitar a formação das raízes em 2-4 semanas, e nunca deixe a estaca secar, ou ela não conseguirá crescer.
Cultivo de amendoim a partir de uma plântula
Dependendo das condições prevalecentes, pode cultivar amendoins a partir das sementes ou das plântulas. Começar ao ar livre é bom, desde que esteja suficientemente quente para que as sementes germinem e se transformem em plântulas.
No entanto, se viver no norte dos EUA, onde as temperaturas podem descer, é melhor começar no interior e transplantá-las para o exterior como plântulas.
Pode semeá-las em recipientes e cuidar delas dentro de casa até que as temperaturas subam o suficiente para as levar para o exterior. Primeiro, cave um buraco que acomode a plântula e transplante, adicionando mais terra e regando-a regularmente até ver sinais de crescimento.
Como cuidar de uma planta de amendoim
Os amendoins adoram a humidade e as temperaturas elevadas, o que explica o facto de serem nativos das regiões de floresta tropical da América do Sul. Deve colocá-los onde possam receber o máximo de luz solar possível e, se cultivar amendoins em recipientes, certifique-se de que têm espaço suficiente para se expandirem e desenvolverem as vagens.
A rega frequente favorece o seu crescimento, mas não se deve exagerar, sob pena de apodrecimento das raízes; além disso, é preciso verificar se o solo é fértil e ligeiramente ácido, mas não se deve adubar muito, pois são fixadores de azoto; caso contrário, crescerão folhas em excesso, mas menos amendoins.
O cultivo de amendoins é mais fácil nas regiões do sul do país, onde as condições são favoráveis, mas se viver no norte, a melhor opção é começar a cultivá-los dentro de casa e transplantá-los mais tarde. Além disso, lembre-se de amontoar à volta deles11 , tal como faz com as batatas, para lhes dar espaço suficiente para crescerem e evitar o crescimento de ervas daninhas.1
Pragas comuns do amendoim
As pragas mais comuns que atacam as folhas das plantas são os pulgões, as lagartas, as lagartixas e as lesmas, que se alimentam dos sucos das folhas, deixando as plantas inestéticas, interferindo nos processos fisiológicos e deixando-as vulneráveis a doenças.
Os roedores, esquilos, esquilos e outros amantes de frutos secos são sempre alvos das explorações agrícolas e sabem como escavar os amendoins que crescem debaixo da terra.
São as pragas mais difíceis porque roubam diretamente a sua colheita, deixando-o com árvores sem frutos por baixo. Só as coberturas de rede podem ajudar a manter os seus amendoins a salvo de animais esfomeados.
Controlo natural de pragas para amendoins
Os agricultores sabem que a rotação de culturas é a chave para manter afastadas as pragas. Uma rotação adequada garante que não se planta amendoins num local com uma elevada infestação de pragas, porque os perigos da estação anterior podem facilmente voltar a ocorrer e afetar novamente as culturas.
Se não quiser pulverizar produtos químicos no seu campo, também pode criar um repelente natural de pragas9 em casa, utilizando artigos da sua cozinha. Misture água com detergente da loiça, alho e cinzas para fazer um inseticida seguro e eficaz que não afecta as suas culturas.
Como travar a doença do amendoim
O amendoim é também suscetível a vírus e fungos que, se não forem controlados, podem ser fatais. A podridão cinzenta, por exemplo, é uma doença fúngica que se manifesta sob a forma de várias manchas nas folhas, causando a sua murcha e morte.
No entanto, é possível controlar a doença aplicando fungicidas foliares e plantando as variedades precoces.
Os fungos da mancha foliar e da ferrugem também se manifestam através de manchas e lesões na parte superior das folhas, mas é possível mantê-los afastados praticando a rotação de culturas e pulverizando fungicidas como as misturas Bordeaux.
De um modo geral, se quiser proteger as suas plantas de doenças, certifique-se de que utiliza sementes de qualidade e pratica um espaçamento adequado para evitar o sobrepovoamento, que aumenta as infecções. Além disso, lembre-se de irrigar as culturas regularmente, adicionar fertilizantes quando necessário para impulsionar o crescimento e intercalar com painço e sorgo.
É chocante saber que o amendoim não é uma árvore de nozes, mas uma leguminosa que pertence à mesma família dos feijões e das ervilhas. Outra caraterística interessante é que as nozes não crescem nas folhas e nos ramos como as nozes e as pecãs.
O amendoim tem os mesmos hábitos de crescimento que a batata, que se colhe arrancando-a. Desenvolve-se bem quando as temperaturas do solo são elevadas e as condições são húmidas, o que explica a sua origem nas regiões tropicais.
Se viver nas regiões do sul dos Estados Unidos, terá mais hipóteses de ser bem sucedido. Poderá querer cultivar amendoins na sua horta para petiscar ou numa exploração agrícola em grande escala para o processamento de manteiga.
Ao compreender a resposta à pergunta "como crescem os amendoins", talvez queira plantar os seus próprios amendoins e desfrutar dos frutos do seu trabalho.
Perguntas frequentes sobre como crescem os amendoins
Posso saber a que distância devo plantar amendoins?
Uma vez que os amendoins crescem debaixo do solo, precisam de espaço suficiente para que os rebentos se expandam e produzam o maior número possível de vagens. O espaçamento também ajuda a evitar pragas e doenças; pode plantar cada semente a pelo menos 1 metro de distância.