Índice
O facto de viver num apartamento não deve impedi-lo de tirar partido da energia solar para complementar o custo das suas contas de eletricidade, razão pela qual muitas pessoas se interrogam sobre a adequação dos painéis solares para apartamentos.
Uma vez que está a alugar a estrutura, muitas melhorias permanentes são proibidas, mas isso não tem de o impedir, especialmente se o apartamento tiver janelas grandes.
De facto, existem vários tipos de painéis solares disponíveis para os inquilinos que pretendem reduzir as contas de energia.
A maioria destas opções envolve sistemas solares portáteis que podem ser colocados em qualquer lugar e fornecem desde algumas centenas de watts a alguns milhares, dependendo do espaço disponível.
Este guia completo explica como os inquilinos podem utilizar painéis solares para apartamentos para reduzir a dependência da rede de energia e poupar dinheiro.
Painel solar no apartamento: Opções de painéis solares para apartamentos
Viver num bloco de apartamentos, quer seja arrendado ou proprietário, significa provavelmente que não possui um telhado.
Isto não o impede necessariamente de beneficiar da energia solar renovável.
Felizmente, existem opções para ter um painel solar num apartamento que são acessíveis e adequadas para apartamentos de todos os tamanhos.
Existem no mercado sistemas portáteis concebidos e adaptados especificamente para situações em que os inquilinos decidiram optar pela energia solar e estão ativamente à procura de painéis solares para condomínios.
A potência de saída que produzem será inferior à da maioria dos painéis numa tabela típica de tamanhos de painéis solares, mas existem alguns sistemas que incluem inversores, controladores de carga e armazenamento, capazes de fornecer 1000 watts, o que não é suficiente para alimentar uma casa inteira.
Os painéis maiores podem produzir 30 kWh para as necessidades energéticas de um agregado familiar médio, utilizando cerca de 20-30 painéis solares.
Um apartamento não vai ter essa quantidade de espaço disponível, pelo que um painel solar portátil só vai ter a capacidade de gerar entre 0,3 kWh a 1,5 kWh de eletricidade diariamente.
Este valor não será suficiente para lhe permitir ter uma instalação solar fora da rede, mas poderá permitir-lhe poupar dinheiro na sua conta de eletricidade e ajudar a reduzir a sua pegada de carbono pessoal.1
Pequeno sistema de energia solar para apartamentos solares (painel solar em apartamento)
Se tiver a sorte de alugar um apartamento muito grande que tenha espaço suficiente no terraço para acomodar painéis solares, é possível obter a autorização do senhorio para os instalar.
A desvantagem deste cenário é que, ao sair do local, o sistema solar seria muito provavelmente deixado para trás.
O aluguer de um sistema seria uma alternativa, mas, mais uma vez, apenas o proprietário do imóvel poderia celebrar um contrato de aluguer e o senhorio pode ou não estar interessado, mesmo quando são apontadas as vantagens de ter um painel solar num apartamento.
Agora, se o seu senhorio for contra a ideia e o seu apartamento não for do tamanho de uma estrela de cinema, existem algumas opções que são económicas.
Opção 1: Carregador solar de janela
Compre um carregador solar de janela que fique pendurado na janela. Funciona tal como os painéis solares convencionais no telhado, convertendo a luz solar em eletricidade utilizável, mas não utiliza qualquer tipo de sistema de armazenamento.
Telemóveis, computadores portáteis, smartwatches e pequenos dispositivos semelhantes podem ser carregados ligando-os diretamente às portas USB.
Opção 2: Estores solares
Os estores solares são uma nova inovação no mercado e são engenhosos na sua simplicidade.
Têm de ser pendurados no exterior da janela, mas são muito eficientes na conversão de energia.
Opção 3: Painéis solares Plug and Play
Os painéis solares "Plug and Play" oferecem a flexibilidade de serem portáteis, pelo que podem ser colocados em qualquer parte da varanda e simplesmente ligados à corrente eléctrica.
Embora possam ser caros, a sua potência é tal que podem reduzir até 25% da fatura da eletricidade, pagando-se a si próprios em pouco tempo.
Painéis solares com ficha
Ninguém quer sentir que está a ser deixado para trás ou a perder.
A disponibilidade de painéis solares "plug-and-play" está a tornar-se cada vez mais popular e, para os inquilinos, é uma forma fácil de se tornarem parte da geração solar.
Segue-se uma pequena lista comparativa de painéis solares que podem ser ligados a qualquer tomada e como funcionam.2
Tipo de painel de encaixe | Potência |
2 painéis | 100 watts cada (200W) |
2 painéis | 150 watts cada (300W) |
2 painéis | 200 watts cada (400W) |
4 painéis | 100 watts cada (400W) |
4 painéis | 150 watts cada (700W) |
4 painéis | 180 watts cada (7200W) |
Há uma gama incrível de tamanhos e variações nas potências, por isso, faça a sua devida diligência e pergunte a si próprio "de quantos painéis solares preciso?", para obter a gama e a quantidade certas para o seu apartamento.
Depois de ter calculado a sua produção mensal de eletricidade e selecionado os painéis solares planos adequados para ligar, informe-se junto do seu fornecedor de energia local sobre as suas políticas relativas a sistemas solares portáteis.
Além disso, consulte os seus senhorios para que estejam a par dos seus planos e informe o seu HOA das suas intenções, uma vez que pode ser necessária a sua aprovação. Uma vez verificados todos estes pontos, e independentemente do que escolher, podem ser instalados rápida e facilmente, e todos funcionam geralmente com o mesmo princípio.
Siga as instruções e, no espaço de uma hora, os painéis podem estar prontos para enfrentar o sol e começar a trabalhar. Então, como é que funcionam?
Painéis solares portáteis para apartamentos (kits de painéis solares)
Uma vez instalado o painel solar plug-in no apartamento, este tem a capacidade de poupar entre 15 a 25% das facturas de serviços públicos, dependendo da configuração.
Um destes kits solares inclui um micro-inversor para converter a tensão CC dos painéis em eletricidade CA para as suas instalações, um controlador de carga, um sistema de armazenamento de baterias e um monitor Wi-Fi para controlar a quantidade de energia produzida.
Basta colocar os painéis solares sob a luz direta do sol e, passados alguns minutos, o ecrã do monitor mostra que já está a começar a poupar dinheiro.
Estes podem ser utilizados isoladamente... ou com o sistema de ligação à rede.
O dinheiro poupado será visível logo na sua primeira fatura de serviços públicos, ao abrigo de um programa chamado "Grid-Tied System" (sistema ligado à rede).3 Neste caso, a quantidade de eletricidade produzida é deduzida da quantidade habitual consumida e a fatura seguinte será calculada com base no fornecimento reduzido da rede de energia local.
Por exemplo, se o kit portátil capta e alimenta 300 watts na tomada e é registado pelo contador de eletricidade e pelo monitor, esse valor será deduzido da fatura mensal. Se a fatura média for de 1.000 watts, apenas 700 watts serão pagos pelo ocupante.
Como criam uma quantidade razoável de eletricidade, estes painéis solares portáteis são ideais para carregar veículos eléctricos, bicicletas eléctricas e scooters eléctricas, bem como outros dispositivos, como cadeiras de rodas.
Leitura relacionada : Carregar o Tesla com painéis solares
Em alguns casos, pode surgir um cenário de medição líquida em que é produzida eletricidade em excesso que pode ser creditada na sua conta.
Quando estiver pronto para se mudar para outro apartamento, é fácil desligá-los da tomada, desmontá-los e são suficientemente leves para serem simplesmente embalados e transportados.
Janelas com painéis solares (Janelas solares) Janelas com painéis solares para apartamentos
As janelas solares são um conceito interessante que pode virar o sector de cabeça para baixo.
Imagine que está a procurar freneticamente um método de painel solar em apartamento para reduzir drasticamente a sua dependência da rede e diminuir as suas emissões de CO 2 mas não tem espaço para o fazer.
Os inovadores estão a desenvolver plásticos transparentes que transformarão qualquer janela comum numa central de produção de energia e, uma vez aperfeiçoada a tecnologia, os painéis solares que se penduram nas janelas e bloqueiam a luz natural serão remetidos para um canto escuro de uma fábrica desactivada algures.
A tecnologia, no entanto, ainda está a dar os primeiros passos, mas a boa notícia é que foram produzidos protótipos que provaram o conceito.
Um desses produtos transparentes é colado diretamente no vidro, absorve e converte a luz em eletricidade, permitindo que pequenos dispositivos sejam ligados diretamente à tomada para carregamento.
Outra tela de vidro solar escurece sob a luz direta do sol à medida que absorve os raios e volta a ficar clara quando o sol se põe.
Apesar de alguns dos melhores cérebros do sector se terem dedicado a descobrir uma solução que revolucionaria a indústria da energia solar, o grande avanço e a comercialização em massa podem ainda estar a alguns anos de distância.
Quando esse avanço acontecer, por mais pequeno que seja o seu apartamento, desde que tenha uma janela, não deixará de usufruir dos benefícios da energia solar limpa e de um futuro que se adivinha muito risonho.4
Aluguer de energia solar (instalação de energia solar)
Integrar a energia solar no seu estilo de vida não tem de ser uma perspetiva assustadora, com horas, dias ou semanas perdidos a pesquisar na Internet para encontrar o painel perfeito.
A adoção da energia solar pode ser feita de forma progressiva.
Em vez de adotar um sistema para alimentar todos os aparelhos quando se opta por um painel solar num apartamento, é possível obter pequenos dispositivos solares portáteis para alimentar apenas o seu telemóvel.
Baratas, asseguram que não ficará sem energia quando estiver em viagem ou perdido algures na selva. As luzes solares são também complementos solares que não vão dar cabo do orçamento, mas que pouparão alguns cêntimos na próxima conta de eletricidade.
Estão disponíveis para aluguer kits solares dobráveis que podem ser facilmente transportados para viagens de campismo, caravanas e barcos, bem como para utilização em casa.
Estão disponíveis para aluguer em todas as formas, tamanhos e potências e tornam-se mais do que um mero aparelho portátil quando é necessária energia e não há nada para ligar à tomada.
Sistemas de painéis solares "faça você mesmo": Painel solar no apartamento
Tradicionalmente, os sistemas de painéis solares "faça você mesmo" são escolhidos porque o comprador quer ficar completamente fora da rede e ser independente em termos energéticos, o que não é possível para um painel solar numa situação de apartamento devido à falta de espaço e à ausência de um telhado.
As opções realistas para um inquilino de um bloco de apartamentos são configurar os painéis solares de acordo com o seu espaço e o seu estilo de vida. Por exemplo, é possível alugar mais do que um kit solar portátil e colocar um na varanda e fixar os outros painéis a um corrimão, desde que haja uma tomada solar perto de cada um.
A eletricidade acumulada de ambos os módulos pode então ser deduzida da sua conta de eletricidade e contribuir para alimentar a sua casa.
Painéis solares perto de mim para alugar
Nem todas as empresas de painéis solares alugam os seus produtos e nem todos os Estados permitem o aluguer de painéis solares.
Algumas empresas estão preocupadas com o desgaste a que os seus produtos podem ser sujeitos quando são transportados regularmente, enquanto muitas outras reconhecem a oportunidade de assinar um contrato de aluguer sempre que possível e com qualquer pessoa que, de outra forma, não poderia suportar os custos iniciais da compra de um sistema solar.5
Algumas empresas e estados que fornecem e permitem o aluguer de painéis solares para casas, bem como sistemas portáteis, são
Empresa | Estado |
SolarCity | Arizona/ Califórnia/ Oregon |
CT Aluguer de energia solar | Connecticut |
OYA Renováveis | Alabama |
Energia SolarFlow | Minnesota |
Solar móvel | Califórnia |
CidadãoRE | Delaware |
Helio Micro | Califórnia |
Estas são apenas algumas das empresas que alugam ou cedem sistemas solares portáteis.
Se está no mercado para alugar, pesquise na Internet para encontrar um fornecedor perto de si ou informe-se junto da sua empresa de serviços públicos local, que tem sempre todo o gosto em ajudar e pode até ter uma solução comunitária para o seu problema solar.
O que são projectos solares comunitários?
Uma das opções que os inquilinos podem ter é a possibilidade de investir num sistema solar comunitário em grupo6.
Com espaços individuais inadequados ou finanças limitadas para instalar um sistema fotovoltaico completo, uma empresa como esta permite que os residentes comprem ou aluguem uma parte da eletricidade gerada por uma série de painéis solares comunitários, instalados fora do local e controlados por uma organização exterior de fornecimento de serviços públicos ou instalados coletivamente pelos inquilinos ou pelos proprietários dos apartamentos nono telhado.
O modelo no local é gerido segundo um modelo de subscrição, pelo que todos os interessados podem inscrever-se para poderem usufruir do painel solar. A inscrição não é obrigatória, mas é vantajosa.
Todos os meses recebem uma fatura da comunidade ou do promotor do projeto, e os créditos que acumularam com a sua participação no programa são depois deduzidos da fatura de eletricidade que recebem do seu fornecedor de eletricidade.
Este sistema tem funcionado muito bem para muitos blocos de apartamentos, mesmo com a entrada e saída de inquilinos, mas ainda assim, alguns estados estão a tentar simplificar o processo para que os participantes recebam apenas uma fatura de serviços públicos, pois por vezes pode tornar-se um pouco confuso para alguns inquilinos.
O Gabinete de Tecnologias de Energia Solar (SETO) do Departamento de Energia dos EUA está na vanguarda da expansão deste programa para tornar a energia solar mais económica e acessível a milhões de americanos até 2025.
Estabeleceram uma parceria com a National Community Solar Partnership e estão a financiar a National Community Solar Partnership para expandir o programa e ajudar as famílias com baixos rendimentos a participar em incentivos solares semelhantes na sua área7.
Em comparação com o aluguer individual de um painel solar num apartamento, que terá uma potência nominal, um sistema solar comunitário tem capacidade para fazer funcionar mais aparelhos e reduzir ainda mais as contas de energia.
Painel solar em apartamento para arrendatários
O facto de ter um telhado sobre a sua cabeça, mas não um telhado para instalar um sistema solar fotovoltaico, não deve impedi-lo de ter a oportunidade, tal como milhões de outros proprietários de casas nos Estados Unidos, de se tornar solar.
Existem muitas opções disponíveis atualmente e muitas mais iniciativas no horizonte que não terão quaisquer restrições de espaço, mas terão imensos benefícios ambientais e solares.
O painel solar pode fazer funcionar o ar condicionado?
O painel solar para a unidade de ar condicionado é mais amigo do ambiente do que o funcionamento de uma unidade de ar condicionado a partir da rede.
Além disso, o funcionamento de um aparelho de elevado consumo de energia, como um ar condicionado, a partir de painéis solares é muito mais barato. Assim, respondendo à pergunta: o painel solar pode funcionar com ar condicionado?
Sim, se os sistemas de painéis de energia forem adequados ao consumo de energia.
Quando as inovações tecnológicas acabarem por ser ultrapassadas, que limites existirão para os painéis solares para apartamentos?
O que esperar, opções realistas para os inquilinos para ter um painel solar no apartamento será essencialmente oportunidades solares ilimitadas.
Perguntas frequentes sobre painéis solares em apartamentos
Posso instalar painéis solares sozinho? Devo fazer uma auto-instalação de painéis solares?
Os painéis solares de telhado podem ser auto-instalados, mas existe o risco de não se qualificarem para subsídios federais e incentivos estatais se esta via de bricolage for seguida.
É possível colocar um painel solar num telhado plano?
É absolutamente possível instalar painéis solares num telhado plano. É necessário fixar as estruturas das estantes ao telhado para criar o ângulo ideal para captar a luz solar e talvez seja necessário utilizar lastro em caso de ventos fortes.
Quantos painéis solares são necessários para alimentar uma casa?
Para aqueles que se perguntam quantos painéis solares são necessários para alimentar uma casa, calculou-se que são necessários cerca de 17 a 21 painéis solares para energizar totalmente uma casa, mas isso pode variar dependendo da localização geográfica, do total de horas de sol diárias de pico e, claro, das especificações dos painéis solares.
Quanto custa um kit solar portátil?
O custo de aquisição de um painel solar em apartamento pode começar nos 50 dólares, para um pequeno pacote de energia solar para carregar o seu telemóvel, até um com maior potência, por mais de 1.000 dólares.
Qual é a melhor forma de limpar os painéis solares?
Um pano húmido com água e sabão é a melhor forma de limpar os painéis solares. Mas para poupar água em certas áreas, uma empresa está a desenvolver uma nova forma de remover as partículas de pó utilizando ímanes.8
Até que ponto os painéis solares são bons ou maus para o ambiente?
A energia solar é uma fonte de energia limpa que é benéfica para o ambiente e só tem uma pegada de carbono no início da produção e no fim da sua vida útil, quando tem de ser reciclada.