Salgueiro (Quercus phellos): Identificar as folhas e as bolotas do salgueiro

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Índice

O salgueiro, cientificamente chamado Quercus phellos É um dos carvalhos mais conhecidos do mundo.3 É uma faia com crescimento médio, folhagem caducifólia, resistência e longa vida útil.

Esta árvore maravilhosa é também chamada de Carvalho do Pântano ou Carvalho Pêssego e pode ser identificada pelos seus hábitos de crescimento, folhas semelhantes a salgueiros, bolotas pequenas e redondas e casca forte.

Existem muitos factos interessantes sobre o salgueiro: por exemplo, num único ano pode aumentar a sua altura em 2 pés.

Este guia completo mostra-lhe como identificar um salgueiro quando o vê, e inclui todos os tipos de factos maravilhosos sobre esta excelente espécie de árvore.

Quercus phellos Factos sobre o salgueiro

Eis alguns factos sobre o salgueiro.

Carvalho salgueiro

(Quercus phellos)

  • Família: Família das faias (Fagaceae)
  • Género: Quercus
  • Folha: O salgueiro tem folhas estreitas, com uma ponta em ambas as extremidades, que se assemelham às folhas do salgueiro.
  • Semente: Produz bolotas arredondadas com sementes
  • Inflorescências: Os amentilhos femininos e masculinos, de cor verde-amarelada, surgem na primavera
  • Fruto: Produzido no outono. Bolotas muito pequenas, com ¼ a ½ polegada de diâmetro
  • Habitat natural: Terras baixas da planície costeira na América do Norte
  • Altura: Pode crescer até 40 a 80 pés de altura
  • Folhagem: A folhagem é verde brilhante no verão e castanha amarela no outono.
  • Tipo: Decídua

Classificação da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

Pouco preocupante

NE DD LC NT VU EN CR EW EX

Os salgueiros são árvores de folha caduca de crescimento rápido, de tamanho médio a grande, pertencentes ao grupo dos carvalhos vermelhos da família Fagaceae.6

A sua altura é de 40 a 80 pés e a sua largura é de 30 a 60 pés e a sua copa é arredondada ou oval.

Estas árvores têm formas arredondadas e equilibradas, com uma textura fina, o que as torna populares como árvores de sombra para a paisagem.

Os salgueiros começam a produzir bolotas quando atingem 15 a 20 anos.

São árvores de grande valor para a vida selvagem porque, como bolota, alimentam pequenos mamíferos e aves. São nativas do sudeste dos Estados Unidos, embora se tenham espalhado por toda a América do Norte.

Encontram-se normalmente nos bosques que ladeiam canais, riachos e pântanos.

Como é que o nome Quercus phellos Come To Be?

Quercus O nome do género é latino e significa carvalho. peles é a palavra grega para cortiça.

Estas árvores crescem normalmente em solos médios a húmidos, médios e ácidos, podendo sobreviver tanto em solos mal como bem drenados, à sombra ligeira ou a pleno sol.

Os salgueiros adaptam-se bem aos solos argilosos e são tolerantes à poluição urbana. Têm sistemas radiculares fibrosos que se transplantam bem.

São principalmente utilizadas como árvores de sombra em grandes pátios, campos de golfe, parques, estabelecimentos comerciais e como árvores de rua. Também se dão bem em jardins aquáticos ou lagos.

No entanto, estas árvores são tóxicas para os cavalos.

Como identificar o salgueiro

Os salgueiros são escolhas populares entre arquitectos paisagistas, proprietários de casas e urbanistas devido ao seu rápido crescimento, tolerância a uma vasta gama de tipos de solo e capacidade de crescer em vários ambientes.1

Uma vez que estas árvores crescem rapidamente, podem ser utilizadas como proteção ou quebra-ventos em grandes jardins.

As suas melhores condições de crescimento são solos húmidos com muita luz solar, principalmente a leste do rio Mississippi.

Eis como identificar um salgueiro.

Salgueiro Folhas de carvalho

Os salgueiros têm folhas simples e alternadas que crescem até 2 a 5 polegadas de comprimento. As folhas do salgueiro têm uma forma lanceolada ou linear.

Parecem folhas de salgueiro e têm uma margem inteira.7 Estas folhas também têm pontas de cerdas.

Flor e fruto do salgueiro

Os salgueiros são uma espécie monóica.

A parte masculina da flor do salgueiro nasce em catquins delgados de cor verde-amarelada, enquanto a parte feminina nasce em espigas axilares muito curtas.

Ambas as partes aparecem muito cedo com as folhas.

O salgueiro produz bolotas muito pequenas, com cerca de 1,5 a 2,5 cm de diâmetro, de cor verde-amarelada e geralmente redondas.

Quando amadurecem, tornam-se bronzeadas. Têm um chapéu fino, em forma de pires, que cobre apenas 1⁄4 da bolota. O chapéu tem escamas finas, tomentosas e comprimidas.

Os salgueiros florescem e frutificam no verão e no outono.

Galhos, casca e forma do salgueiro

É muito difícil distinguir os ramos, a casca e a forma do salgueiro dos outros carvalhos. Os ramos não têm pêlos e são finos.

Quando jovens, são de cor castanho-oliva e produzem vários botões terminais, muito pequenos, pontiagudos e castanho-avermelhados.

Árvore de tamanho médio que atinge entre 60 a 80 pés de altura, forma uma copa oblonga densa se cultivada ao ar livre.

Os ramos inferiores não se podam facilmente. As cascas dos caules jovens são apertadas, cinzentas e lisas.

À medida que a árvore amadurece, começam a escurecer e a criar sulcos e cristas irregulares e rugosas.

O tempo de vida de um salgueiro

Os salgueiros crescem bem em zonas mal drenadas, especialmente na costa do Golfo e no Atlântico, e são originários do vale do rio Mississippi na América do Norte.

São amplamente plantadas como árvores de sombra ou árvores de rua no sul dos Estados Unidos, porque podem crescer rapidamente e têm sistemas radiculares pouco profundos. Um salgueiro pode durar até 100 anos, em média.

Podem crescer até 12-24 polegadas de altura num ano.2 Esta taxa de crescimento varia entre diferentes árvores, espécies e zonas de crescimento.

Alguns carvalhos vivos chegam a ter 2.000 anos de idade e um exemplo disso é o carvalho-anjo na Carolina do Sul.

Só na América do Norte, existem cerca de 300 espécies diferentes de carvalhos que, se forem bem cuidadas, podem servir de abrigo e alimento aos animais selvagens durante cerca de 100 anos.

Prevenção da doença do salgueiro

Se plantar um salgueiro, deve saber que este, tal como outros carvalhos, é suscetível a muitas pragas e doenças. No entanto, estas espécies de carvalho tendem a ter uma boa resistência, pelo que basta cuidar bem da árvore.

As pragas comuns do salgueiro podem incluir:

  • Esqueletizador de carvalho8
  • Gorgulhos
  • Lagartas
  • Brocas
  • Insectos de renda
  • Galhas
  • Mineiros de folhas

As doenças potenciais podem incluir:

  • Oídio
  • Manchas foliares
  • Cancros
  • Crestamento do castanheiro
  • Murchidão do carvalho
  • Antracnose
  • Podridão da raiz do cordão umbilical

Os carvalhos podem também sofrer de clorose, que resulta da deficiência de ferro, um problema comum em solos com pH elevado. Os danos causados pelo vento são também uma ameaça real para os carvalhos.

Uma técnica de prevenção da doença do salgueiro é parar de regar um carvalho adulto todos os meses. Embora os carvalhos prefiram solo húmido, não podem crescer bem em áreas com água parada durante toda a estação de crescimento.

Deve-se evitar a secagem do solo à volta da árvore, cobrindo-o com uma cobertura vegetal na base da árvore.

  • Manchas foliares: Os sinais mais comuns da doença das manchas foliares são buracos na superfície, áreas mortas nas margens das folhas e folhas que ficam castanhas. Uma drenagem, cobertura vegetal e rega adequadas ajudam a prevenir esta doença.
  • Podridão das raízes: Os sinais destas doenças são folhas amarelas e atrofiadas, e fungos brancos e felpudos entre a árvore e a casca. Terá de chamar um arborista se vir estes sinais.

    A doença pode ser travada na sua fase inicial com ferramentas e técnicas correctas, mas se uma árvore estiver gravemente afetada terá de ser removida.

  • Oídio: Os sinais de oídio incluem manchas cinzentas e brancas que normalmente aparecem na parte superior das folhas. Por vezes, estas manchas aparecem nos frutos, flores, botões, caules e na parte inferior das folhas.

    Pode prevenir o oídio aparando as folhas infectadas e as áreas amontoadas.

Para além das doenças acima referidas, os carvalhos podem também apanhar o míldio do castanheiro, a murcha do carvalho e outras bolhas e cancros. Para evitar estes problemas, é necessário manter uma árvore saudável, controlando-a e podando-a regularmente.

Zona de crescimento do salgueiro: Quando plantar o salgueiro para obter o melhor rendimento

O Quercus phellos é nativa dos Estados Unidos.

As zonas de cultivo do salgueiro, onde crescer, são as zonas 5 ou 6a a 9b do USDA, o que significa que o alcance da zona de cultivo do salgueiro inclui:

  • Todo o sul e sudoeste
  • A maior parte da costa leste e
  • Toda a costa ocidental do país

Para saber quando plantar o salgueiro para obter o melhor rendimento, é necessário conhecer o clima, o solo e a topografia, bem como a reprodução e o crescimento da árvore.

Clima

Os salgueiros crescem em climas temperados e húmidos caracterizados por invernos curtos e suaves e verões longos e quentes.3 Crescem em zonas onde as temperaturas diárias são superiores a 0°C.

Na faixa norte-nordeste, os dias sem geada devem ser cerca de 185 e na faixa sul-sudoeste devem ser cerca de 300.

A temperatura média no verão deve rondar os 25°C e no inverno deve rondar os 2°C. No entanto, podem sobreviver em temperaturas extremas de inverno, até -20°C.

O salgueiro necessita de cerca de 2 700 horas de sol por ano.

Solos e topografia

Os salgueiros crescem melhor em solos aluviais, normalmente encontrados em cumes ou perto de grandes cursos de água. Crescem melhor em cumes de aluvião novo ou de argila.

A qualidade do salgueiro aumenta da posição topográfica mais baixa para a mais alta dentro de uma planície aluvial. Além disso, a taxa de crescimento e a qualidade são afectadas pela humidade disponível e pelas características do solo.

Os melhores solos para o cultivo de salgueiros devem ser profundos, com cerca de 4 pés, relativamente não perturbados e sem panelas. Estes solos devem ser argilosos ou siltosos, de textura média e com 12 pés sem compactação.

O solo deve ter humidade disponível durante a estação de crescimento para um melhor crescimento.

Por fim, a camada superficial do solo deve ter 15 cm de profundidade, com 2% de matéria orgânica, e o pH do solo deve variar entre 4,5 e 5,5.

Produção e disseminação de sementes de salgueiro

As árvores começam a produzir sementes entre os 15 e os 20 anos de idade e produzem pequenas bolotas com cerca de 2 a 4 centímetros de largura.

As bolotas ocorrem solitárias ou aos pares e amadurecem no outono, entre agosto e outubro do segundo ano após a floração.

Normalmente, as bolotas que caem primeiro não estão maduras, o que é indicado pelo facto de a bolota não se desprender facilmente.

As bolotas maduras são de cor viva, pesadas e têm uma extremidade micropilar castanha.

Estas árvores produzem uma boa colheita de sementes todos os anos. Os salgueiros maduros produzem anualmente cerca de 11 a 69 libras de bolotas.

Cada árvore pode produzir cerca de 5.440 a 32.000 sementes por ano, que são disseminadas pelos animais que se alimentam das bolotas.

As bolotas podem ser armazenadas em condições de frio húmido.

O cultivo do salgueiro a partir de uma semente é um processo simples. Para que a germinação ocorra, o teor de humidade deve ser superior a 40%, de preferência 50%.

As sementes devem ser armazenadas durante 60 a 90 dias a cerca de 35° F antes da plantação.4

Reprodução Vegetativa

Tal como outras árvores, os salgueiros podem brotar de cepos de árvores pequenas através do processo de regeneração natural. Os cepos com grandes diâmetros não brotam tão facilmente.

O cultivo do salgueiro a partir de uma estaca implica a sua propagação.

É possível retirar estacas de árvores-mãe jovens e propagá-las tratando-as com ácido indol acético. A idade da árvore-mãe determina o sucesso deste processo, uma vez que diminui com a idade.

A brotação e a estratificação não serão eficazes como meio de reprodução vegetativa.

Cultivo do salgueiro a partir de uma plântula

Sabias que cultivar o salgueiro a partir de uma plântula é muito fácil? Basta germinar a semente.

Como todos os carvalhos, estas árvores produzem muitas sementes. Pode colher bolotas maduras entre o fim de outubro e o início de novembro.

Em geral, as sementes de salgueiro maduras são obtidas um ano após a sua produção.

Quando começar a recolher as bolotas, os especialistas recomendam que escolha as maduras, que já se tornaram castanhas, em vez das verdes, que ainda não amadureceram. Em seguida, deve demolhar as bolotas durante 24 horas e deitar fora as que flutuam na água, pois foram danificadas por insectos.

Pode plantar as bolotas em recipientes e deixá-las germinar para formar mudas.

Se quiser melhorar a germinação, deve colocar as sementes em estratificação a frio durante dois a três meses. Por esta razão, deve considerar plantar mais do que o necessário para obter algumas mudas para partilhar com amigos e familiares.

No momento da plantação, retirar as tampas das bolotas e plantar a parte inferior a 30 cm no solo.

É preciso desbastar as plantas a partir do segundo ano, regando-as constantemente, mas não durante o inverno.

Espalhe uma fina camada de cobertura vegetal sobre as sementes e, de um modo geral, terá uma colheita gratificante.

Utilizações especiais do salgueiro

Estas árvores produzem bolotas todos os anos, pelo que são importantes para a produção de alimentos para a vida selvagem. As árvores fornecem alimentos a animais de caça como:

  • Patos
  • Turquia
  • Cervo
  • Esquilos
  • Pica-paus
  • Gaios azuis

Também servem de casa a pássaros, esquilos, ratos, piscos e grasnidos.

É uma das árvores de sombra preferidas, sendo por vezes plantada para fins ornamentais. É uma óptima espécie para plantar nas margens de reservatórios com níveis flutuantes.

Além disso, estas árvores podem ser colhidas quando são jovens e utilizadas como biomassa. Por último, são utilizadas em plantações de folhosas, uma vez que proporcionam uma boa combinação de taxa de crescimento rápido e excelentes características de polpação.

Plantas companheiras para o cultivo de Willow Oak

Se quiser conhecer uma planta companheira para o cultivo do salgueiro, as mais recomendadas são as plantas que podem crescer à sombra. As plantas autóctones crescem bem na proximidade do salgueiro.

Os arbustos verdes de baixa manutenção podem crescer bem com estas árvores.

Qualquer planta que goste de sombra, seja estrangeira ou autóctone, é adequada para crescer debaixo de um salgueiro. Essas plantas incluem

  • Trillium branco9
  • Narcisos
  • Carpete de corneta
  • Selo de Salomão
  • Jack no Púlpito
  • Lírios do Vale
  • Hostas
  • Vinca minor

Carvalho salgueiro vs Carvalho pinheiro

O salgueiro tem cerca de 60 a 100 pés de altura e um diâmetro de tronco de cerca de 3-5 pés. Cresce rapidamente com uma taxa de crescimento de cerca de 2 pés por ano.

O carvalho Pin cresce cerca de 50 a 75 pés de altura e tem um diâmetro de tronco de cerca de 2-4 pés. É seguro inferir que os carvalhos Pin são ligeiramente mais pequenos do que os carvalhos Willow.5

No entanto, a principal diferença reside nas folhas.

As folhas do salgueiro são longas e finas, têm bordos lisos e a sua cor e posição alternam consoante a estação.

No outono, as folhas tornam-se cor de laranja ou vermelhas e caem da árvore. Entre os tipos de salgueiros, encontrará folhas semelhantes às dos salgueiros.

As folhas do Pin Oak tornam-se bronzeadas no outono e têm folhas mais compridas e largas, com cerca de 15 cm de comprimento e 10 cm de largura.

As cascas do salgueiro e do pinheiro têm também diferenças distintas: o salgueiro tem uma casca acastanhada.

As árvores jovens têm cascas lisas cinzentas claras que mais tarde se tornam castanhas escuras. As árvores velhas têm muitas fissuras nas suas cascas.

Quando os pinheiros são jovens, têm cascas lisas e verde-claras. Com o tempo, estas cascas tornam-se cinzento-escuras e tornam-se mais ásperas e soltas, espalhando a copa.

Estão entre os tipos de carvalhos da Califórnia.

O salgueiro pertence ao grupo dos carvalhos vermelhos e as suas folhas em forma de salgueiro são as suas características distintivas, incluindo belas características invernais, casca atractiva, forma arredondada e excelente textura, o que faz dele uma grande árvore ornamental.

Perguntas frequentes sobre o Willow Oak

Qual é o simbolismo do salgueiro?

Nalgumas culturas, o salgueiro simboliza a fertilidade e a vida nova.

O que são folhas de salgueiro?

São folhas em forma de lanceta que se encontram nos salgueiros.

Sabe quanto tempo demora a crescer o salgueiro?

São necessários 20 a 30 anos para o crescimento de um salgueiro.

Qual é a melhor maneira de cultivar o salgueiro a partir de uma muda?

Basta colocar as plântulas num solo muito húmido para facilitar o seu crescimento.

Quais são as melhores condições de crescimento para o Willow Oak?

Crescem melhor em solos aluviais em torno de cumes de água e precisam de solo húmido e bem drenado.

Quais são as necessidades de rega das plantas de salgueiro?

Durante os dias quentes, o solo à volta dos jovens salgueiros deve ser ensopado até 8 polegadas abaixo do solo, de vez em quando.

Quais são algumas dicas de plantação para o salgueiro?

Os salgueiros devem ser plantados em solos aluviais relativamente pouco perturbados. A humidade das sementes deve ser superior a 40% para facilitar a germinação e as árvores jovens devem ser regadas regularmente.

Qual é a melhor distância entre si para plantar salgueiros?

Devem ser plantadas a uma distância de 40 pés.

Qual a quantidade de luz solar que o salgueiro necessita por dia?

Os salgueiros precisam de seis horas de luz solar direta e não filtrada.

Quais são as formas de travar a doença do salgueiro?

É possível travar a doença do salgueiro controlando a quantidade de humidade no solo à volta do salgueiro. É necessário cobrir o solo com uma cobertura morta para reter a humidade e certificar-se de que não é regado em excesso.

O que pode ser usado como um controlo natural de pragas para o salgueiro?

As pragas podem ser controladas por pulverização com óleos de horticultura.

Qual é a diferença entre o carvalho e o salgueiro?

Os carvalhos são árvores de folha perene, enquanto os salgueiros são árvores de folha caduca. Os salgueiros têm cascas de cor clara e folhas estreitas, enquanto os carvalhos têm folhas largas e cascas escuras.

Qual é o tempo médio de vida dos carvalhos?

O tempo de vida médio é de 100 a 150 anos.

O que acontece a um carvalho no outono?

Produz os seus frutos sob a forma de bolotas.

Qual é a forma geral da folha do carvalho?

A maioria dos carvalhos tem uma forma obovada ou oblonga.

Quais são alguns tipos de árvores?

Alguns tipos de árvores incluem a bolota, o carvalho e o salgueiro.

Quais são os três tipos diferentes de carvalhos?

O carvalho vermelho, o carvalho pinheiro e o salgueiro são alguns dos diferentes tipos de carvalhos.

Quanto carbono é que o salgueiro sequestra?

A quantidade de carbono capturada por uma árvore depende da sua idade e tamanho. No caso de um salgueiro adulto, pode chegar a 45 libras por ano.

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.