Calculadora de plantação de árvores com compensação de carbono: Descubra quantas árvores plantar

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Já alguma vez se perguntou quantas árvores são necessárias para eliminar o impacto ambiental negativo de algo como a sua deslocação para o trabalho... Uma calculadora de plantação de árvores com compensação de carbono pode calcular isso instantaneamente!

Experimente agora!

Medir as emissões com uma calculadora de compensação de carbono

Calcular agora

As árvores sugam o dióxido de carbono da atmosfera... de facto, são a tecnologia de captura de carbono mais eficaz e eficiente da natureza!

Enquanto os cientistas de todo o mundo trabalham para desenvolver soluções de alta tecnologia para o problema do excesso de gases com efeito de estufa (GEE), as florestas nativas estão ocupadas a limpar o ar. E, utilizando uma calculadora de plantação de árvores de compensação de carbono, pode determinar quantas árvores teriam de ser plantadas para compensar as emissões de carbono produzidas por uma ação ou atividade específica.

Este guia mostrar-lhe-á como pode calcular a sua pegada ecológica com uma calculadora de compensação de carbono para plantação de árvores e utilizar essa informação para determinar como pode compensar as suas emissões de carbono plantando árvores que os apagam.1

Árvores: a mais poderosa tecnologia de captura de carbono da natureza

Sabia que nem todas as árvores sequestram (removem) a mesma quantidade de dióxido de carbono do ar? Embora todas as árvores captem e armazenem emissões de carbono nas suas folhas, ramos, troncos e raízes, algumas são melhores do que outras no armazenamento de carbono.

Quando utilizada como um programa ecológico, como a reflorestação, uma calculadora de compensação de carbono para plantação de árvores pode fornecer-lhe os pormenores que precisa de saber, como:

  • Quantas árvores são necessárias para eliminar as emissões de carbono para qualquer ação
  • O tipo de árvores que elimina mais emissões de carbono
  • O local da operação de plantação de árvores

Todos estes factores são importantes para remover os GEE do planeta... naturalmente.

As árvores aumentam a capacidade de armazenamento de carbono da Terra

Pode estar a pensar: "Ótimo! Amanhã vou plantar algumas árvores no meu quintal e fazer a diferença no mundo!

Embora isso fosse fantástico... a variedade de espécies disponíveis para a maioria das plantas domésticas simplesmente não é tão eficaz como noutras florestas nativas. Por isso, embora plantar mais árvores em qualquer lugar seja uma coisa óptima a fazer, as compensações de plantação de árvores, quando investidas através de programas de reflorestação, têm impacto na quantidade de carbono que pode remover do ar.

A razão para tal é a localização.

Algumas florestas nativas são muito mais hábeis a armazenar e remover emissões de carbono do que outras. De facto, os cientistas têm vindo a estudar este fenómeno há décadas.

A chave é garantir que as plantações serão protegidas para sempre... e não "colhidas" mais tarde, daqui a 20-40 anos. Eis o que isto significa.

Florestas de mangue: tecnologia de captura de carbono combinada com preservação costeira

Quando uma árvore de mangal cresce, não cresce sozinha. Os mangais fazem parte de um vasto sistema subterrâneo interligado que floresce nas zonas húmidas. Uma vez que os mangais existem num ecossistema que atravessa a terra e o mar, têm uma capacidade única de sequestrar (remover) elevados níveis de carbono, armazenando-o no fundo do oceano.

De facto, à medida que as raízes dos mangais crescem, aumentam o nível do fundo do oceano e, à medida que o nível do mar (e a floresta de mangais) aumenta, aumenta também a quantidade de gases com efeito de estufa que captura. E o mais espantoso é que o carbono é armazenado durante milhares de anos!

Embora várias espécies de mangais se desenvolvam em todo o mundo, a má notícia é que a quantidade de "sal" na água pode ser perigosa se for demasiado elevada, o que pode acontecer quando a água do mar fica retida no interior. 4

Um estudo recente estima que Os mangais, em todo o mundo, armazenam 3 mil milhões de toneladas métricas de carbono .

A Eden Reforestation mediu a quantidade média de CO 2 absorvida por uma floresta de mangue é de 308 kg, o que corresponde a aproximadamente 0,3 toneladas métricas por árvore.

Uma vez que estas árvores "crescem" durante cerca de 25 anos, isso significa que uma árvore, ao longo da sua vida, pode eliminar emissões de

  • Conduzir cerca de 732 quilómetros
  • Um voo de Londres para a Riviera Francesa
  • Conduzir uma mota de Atlanta a St. Louis

As florestas tropicais subtropicais removem carbono

As florestas tropicais subtropicais, embora não sequestrem tanto carbono como os mangais, têm uma vantagem distinta: a natureza concebeu-as para serem abundantes... Como uma saia bonita e luxuriante, enrolada à volta do planeta, trabalhando para limpar a atmosfera e ajudar a manter padrões climáticos estáveis,

O problema é que o consumo humano (ou seja, queimadas, limpezas e colheitas) ao longo dos últimos 100 anos, diminuiu severamente o seu número. As alterações climáticas daí resultantes provocaram ainda mais destruição com o aumento dos incêndios florestais e das secas.

A Escola de Estudos Florestais e Ambientais de Yale calculou que a Amazónia detém aproximadamente 127 mil milhões de toneladas métricas de carbono. No entanto, esse número está a diminuir e um novo estudo da NASA mostrou que, em alguns locais, a desflorestação e os incêndios estão a anular esse poder e potencial de armazenamento de carbono.

As florestas antigas eliminam as emissões de gases com efeito de estufa

A ciência também descobriu que as florestas antigas, florestas que existem há milhões de anos, também mantêm as emissões de carbono à distância. As florestas maduras armazenam enormes quantidades de CO 2 e aproximadamente, uma floresta de carvalhos com 50 anos (como em muitos parques estaduais e federais dos Apalaches) pode armazenar 30.000 libras de dióxido de carbono... por acre.

Quanto maior for a árvore de folha caduca, mais carbono pode armazenar.

A proteção das florestas existentes e a plantação de novas florestas, que serão protegidas a longo prazo, é uma das formas mais eficazes de que o planeta dispõe neste momento para inverter o problema dos gases com efeito de estufa.

Plantação de árvores para compensar as emissões nocivas de dióxido de carbono

Ao pagar por projectos de compensação de carbono que plantam árvores, está a participar no sequestro de carbono.

Uma vez que as florestas têm a capacidade de remover e armazenar uma certa quantidade de carbono da atmosfera, à medida que uma floresta amadurece e se expande, o seu potencial de armazenamento de carbono aumenta.

Assim, ao dar o seu dinheiro a projectos holísticos de reflorestação, está a ajudar a aumentar o potencial de armazenamento de carbono do planeta e a diminuir a quantidade de gases com efeito de estufa na atmosfera.

Para compreender a importância deste aspeto, considere o seguinte:

Em 2019, uma equipa de investigação mundial calculou que a Terra poderia suportar mais 900 milhões de hectares de florestas. O seu modelo previa que, se a área florestal fosse aumentada em 25%, poderiam ser extraídas da atmosfera cerca de 205 gigatoneladas de gases com efeito de estufa, o que teria enormes ramificações e reduziria significativamente as consequências das alterações climáticas.

Este resultado é possível se os indivíduos e as empresas apoiarem os esforços globais de reflorestação.

Há também esforços de florestação e revegetação.

  • A florestação é o processo de estabelecer uma floresta numa terra que não estava anteriormente florestada.
  • A revegetação é semelhante à reflorestação, mas envolve bio-matéria, como plantas e solo, para melhorar a saúde de uma área específica de terreno perturbado.

Todas estas são boas técnicas, mas convém lembrar que uma floresta não é composta apenas pelas árvores, mas pelas plantas e outras matérias orgânicas que constituem o ecossistema. Não basta plantar árvores.

Por exemplo, se uma espécie invasora for utilizada num projeto de florestação, o crescimento resultante pode ter um impacto em cadeia que causa mais danos do que benefícios.

Além disso, se as árvores que estão a ser plantadas estiverem previstas para serem "colhidas" daqui a 30 ou 50 anos, o poder de remoção de carbono será anulado.

Utilize a seguinte calculadora de compensação de carbono para plantação de árvores para medir o poder de remoção de carbono de qualquer árvore!

Produz 12 lbs de oxigénio.

Permite que 6 pessoas respirem durante um dia inteiro.

Armazena 4 lbs de carbono.

Equivale a 71 pés percorridos num avião comercial.

119 galões de evaporação de água.

O que, por sua vez, tem o efeito de arrefecimento de 5 aparelhos de ar condicionado a funcionar durante 20 horas!

Se está à procura de um programa de compensação de carbono florestal como o 51º Earth Day Carbon Offset Membership, então precisa de encontrar uma organização que plante florestas de forma holística e que tenha em conta todas as suas necessidades.

Regeneração e rebrota da floresta nativa

Uma organização não pode simplesmente plantar fileiras de árvores (especialmente se não forem espécies nativas) e ficar por aí; tem de se concentrar em apoiar as florestas pré-existentes, como a Amazónia, que sofreram graves perdas nas últimas décadas.

Como muitas destas organizações explicam, não basta simplesmente replantar as áreas afectadas.

Estão também a trabalhar no sentido de reforçar a capacidade de adaptação destas florestas às alterações, para que não se voltem a perder.

A reflorestação é um processo contínuo e exigirá a vigilância constante dos ambientalistas, mas tem a capacidade de afetar uma mudança positiva. 2

Como utilizar uma calculadora de plantação de árvores com compensação de carbono

Mas como decidir quanto dinheiro investir em compensações de carbono?

Seguindo estes passos, estará no caminho certo para comprar créditos de compensação de carbono e melhorar o potencial de armazenamento de carbono do planeta.

Passo 1: Calcule a sua pegada de carbono:

Em 2022, não há falta de calculadoras de pegada de carbono gratuitas e de alta qualidade para indivíduos, famílias e empresas. Deverá selecionar uma que contabilize o máximo possível da sua pegada, pelo que, para um indivíduo, deverá abranger, pelo menos, a utilização de energia, os transportes e o desperdício alimentar.

Há muitos outros factores que contribuem para as alterações climáticas na sua vida, mas por vezes é difícil determinar a dimensão do seu impacto. Por exemplo: o vestuário, em particular a fast fashion, é devastador para o ambiente, mas é difícil calcular esse impacto porque há falta de transparência em relação às emissões de carbono das empresas que participam na fast fashion.moda.

No entanto, o cálculo deve incluir:

  • Utilização de energia
  • Hábitos de despesas discricionárias
  • "Brinquedos", como barcos, veículos de recreio, equipamento para relvados, etc.
  • Resíduos, especialmente de plástico
  • Transporte e alimentação
  • Posse de animais de estimação
  • Localização

Estes são os maiores geradores de carbono para a maioria dos indivíduos e contribuem fortemente para a sua pegada ecológica total.

As empresas podem medir as suas emissões de carbono da mesma forma, utilizando uma calculadora da pegada de carbono empresarial. Embora funcione com base nos mesmos princípios (somar as emissões de CO 2 equivalentes de vários factores), os calculadores da pegada ecológica das empresas podem fornecer informações práticas sobre novas tecnologias que reduzirão as emissões globais e ajudarão a promover operações sustentáveis.

No final do dia, quanto mais exactos forem os seus dados, mais perto estará de ter uma pegada líquida zero através de compensações de carbono.

Passo 2: Altere o seu estilo de vida para reduzir a sua pegada de carbono

Antes de comprar compensações de carbono, deve tentar reduzir as suas emissões de carbono através de mudanças directas nas suas rotinas e actividades. As ideias incluem:

  • Compostagem de resíduos alimentares, em vez de os enviar para aterros
  • Partilhar o carro ou utilizar transportes mais ecológicos
  • Reduzir o número de vezes que come fora
  • Reduzir o consumo de carne
  • Mudar para luzes, janelas e electrodomésticos mais eficientes do ponto de vista energético
  • E centenas de outras formas de reduzir as suas emissões de carbono.

Passo 3: Plantar árvores para se tornar Net Zero

Pesquise organizações de compensação de plantação de árvores, projectos e empresas de crédito de carbono eficazes e legítimas para descobrir os principais fornecedores de compensação que estão a ter o maior impacto no problema. A transparência é fundamental e, se não lhe puderem dar esta informação básica, deve procurar noutro lado.

Reduzir a sua pegada de carbono através da plantação de árvores de compensação

Nunca foi tão fácil compensar a sua pegada de carbono. De facto, pode começar hoje mesmo. Existem muitas organizações que trabalham para lhe oferecer opções para retribuir ao ambiente com programas de plantação de árvores com compensação de carbono. Algumas até oferecem serviços de subscrição para que possa continuar a apoiar mensalmente.

Ao comprar compensações de carbono para a plantação de árvores, estará a apoiar o crescimento e a renovação das florestas em todo o mundo e a aumentar o potencial de armazenamento de carbono do planeta. utilizar uma calculadora de compensação de carbono para plantação de árvores para calcular exatamente quantas árvores plantar.

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.