Como fazer crescer um pinheiro a partir de uma pinha & Quanto tempo (truque para acelerar)

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Índice

Alguma vez se perguntou como fazer crescer um pinheiro a partir de uma pinha?

As pinhas contêm pinhões, que são as sementes de muitos tipos de pinheiros, nomeadamente do pinheiro-bravo, mas todas as pinhas têm sementes que podem ser germinadas e cultivadas.

Além disso, é possível propagar o pinheiro a partir de sementes ou de estacas, bastando para isso criar as condições de crescimento adequadas.

Aprender a plantar um pinheiro a partir de uma pinha pode ajudar os jardineiros a poupar dinheiro (e a reduzir as emissões de carbono) ao cultivar espécies de pinheiros que têm nas proximidades. Este guia completo descreve como plantar pinheiros a partir de sementes de pinheiro, quanto tempo demoram a crescer e como acelerar o processo.

Como fazer crescer um pinheiro a partir de uma pinha: Posso plantar uma pinha?

A pinha é a estrutura feminina da árvore que contém e protege as sementes. Não é possível plantar e fazer crescer pinhas num pinheiro, a não ser que se parta o interior.

Os cones permanecem na árvore (muitos anos) até amadurecerem e caírem no chão, libertando o seu conteúdo.

No entanto, para recriar as condições naturais de crescimento, há algumas etapas que devem ser seguidas.

Existem mais de 50 000 tipos de árvores em todo o mundo e mais de uma centena de tipos de pinheiros, sobretudo nas regiões setentrionais, que crescem perto das casas e de outros edifícios para proporcionar sombra, sebes protectoras e corta-ventos, e que se pretende saber como melhor plantar.

Existem também muitas variedades que podem ser utilizadas como tipos de árvores bonsai.

No entanto, apesar da opinião popular, os pinheiros não podem crescer a partir de pinhas, pois a pinha é a casca que protege as sementes no seu interior.

Mas primeiro, o que é exatamente uma pinha?

A pinha não é a semente, mas sim um recipiente rígido que contém a semente do pinheiro, que rebenta em condições ideais.

Uma semente fechada não pode crescer dentro de um recipiente.

Caso contrário, plantar o cone inteiro significa que a semente está dentro de uma casca dura, e não há forma de crescer a não ser que a quebre.

Plantação de sementes de pinheiro

Se tem a certeza de que quer plantar pinheiros em sua casa, pode começar com sementes ou plântulas. As pinhas podem não funcionar, mas pode obter o conteúdo da casca.

Inicialmente, colhem-se os cones das árvores, agitam-se num saco e ouvem-se os chocalhos das sementes quando a casca seca.

A estratificação é essencial durante a preparação das sementes, onde as coloca no congelador para imitar o inverno na natureza.2

Devem estar prontas em três meses e podem ser plantadas num recipiente com drenagem adequada.

Coloque a planta num local ensolarado, regue o solo sempre que este secar e transplante a muda quando esta tiver cerca de 20 cm de altura.

Cultivo de pinheiro a partir de uma semente

Cultivar pinheiros a partir de sementes é emocionante e gratificante, pois vê-se a sua planta desenvolver-se a partir do zero.

Os cones envolvem as pequenas sementes para as proteger dos elementos e mantê-las viáveis para a plantação, e pode cultivá-las nos passos simples que se seguem.

Passo 1: Recolher as sementes

Pode arrancar os cones da árvore quando estiverem suficientemente maduros para serem colhidos.6 Demoram alguns anos a ficar prontos, e saberá quando começarem a cair.

Para as retirar, pode agitar o cone sobre um saco ou um recipiente e verá que caem.

Etapa 2: Confirmar se são viáveis

Apenas algumas das sementes que recolheste no primeiro passo irão crescer, mas felizmente, podes aumentar as tuas hipóteses (e acelerar o processo de crescimento) testando se são viáveis.

Para efetuar o teste da água, submergir as sementes de pinheiro em água. As sementes saudáveis ficarão submersas enquanto as sementes não saudáveis flutuam para cima.

Etapa 3: Estratificação e plantação

Pode plantar as sementes imediatamente a seguir (no outono) ou secá-las e guardá-las no frigorífico para estratificar.

Para armazenar as sementes e cultivar as plântulas em recipientes, colocar as sementes secas num recipiente no frigorífico durante, pelo menos, 12-15 semanas.

Depois, humedeça as sementes e plante-as num tabuleiro ou em recipientes individuais de uma polegada.

Enterre-as meio centímetro na terra de mistura de turfa e coloque o vaso num local ensolarado.

Etapa 4: Cuidados com as mudas

Após a colheita e o crescimento das pinhas, o último passo é cuidar delas até estarem suficientemente maduras para viverem de forma independente.

As sementes germinam melhor quando o solo está húmido, mas não necessitam de rega frequente após a germinação (pode regá-las quando o solo seca).

Para obter os melhores resultados, considere colocá-las ao sol se estiver a cultivar dentro de casa; caso contrário, pode utilizar iluminação artificial.

Pode transplantá-las para o exterior quando a plântula tiver 15 a 20 cm de altura e lembre-se de selecionar o melhor local permanente para a sua árvore.5

As pinhas são sementes?

Muitos acreditam erroneamente que as pinhas são a semente e plantam-nas na esperança de que as plântulas germinem. Pelo contrário, biologicamente, a pinha é a estrutura frutífera da árvore.

Entre cada escama do cone, encerra duas sementes e constitui a parte feminina da planta.

Os pinheiros também têm partes masculinas responsáveis pelo pólen, mas não são tão facilmente detectáveis como as pinhas. Estes "frutos" são lenhosos e rígidos, especialmente concebidos para se abrirem e libertarem sementes após a maturidade.

Cada espécie de pinheiro apresenta pinhas distintas, de várias formas e tamanhos, desde redondas e minúsculas a estreitas e espinhosas.

Estas conchas facilitam a identificação e a diferenciação de determinadas espécies de coníferas.

Quanto tempo demora o crescimento dos pinheiros?

Como qualquer outra árvore, a plantação a partir de sementes pode ser um processo longo9 , e é preciso ter paciência para cultivar o seu pinheiro a partir da pinha. As sementes passam por um período de dormência de cerca de três meses, após o qual a árvore brota ao fim de um mês.

O tempo de crescimento desde a plântula até à maturidade depende da espécie que se planta. Por exemplo, o pinheiro-manso leva cerca de dez anos a amadurecer, e as pinhas podem aparecer em 2-7 anos.

Algumas também crescem um ou dois pés por ano, com algumas espécies de crescimento rápido a atingirem mais de três pés.

A maioria dos pinheiros precisa de menos de dez anos para atingir a maturidade, mas algumas variedades levam mais tempo, quase 30 anos.

No entanto, os pinheiros são geralmente de crescimento rápido que se elevam e ultrapassam as outras espécies. Os pinheiros de cone de cerdas podem viver milhares de anos!

Quando plantar um pinheiro para obter o melhor rendimento

A melhor época de plantação para obter resultados máximos depende da fase de arranque do pinheiro.

É mais seguro plantar quando as temperaturas rondam os 30-45 graus (F), (muito cedo na primavera, depois de o solo ter descongelado), desta forma a árvore pode habituar-se ao frio e desenvolver uma elevada tolerância a temperaturas mais baixas.3

Os produtores de regiões com invernos rigorosos preferem plantar as sementes diretamente no solo no final do outono para facilitar a estratificação. Outra boa alternativa é colocar as sementes no frigorífico durante três meses para recriar condições semelhantes às do inverno.

Por outro lado, quando se começa com uma muda de pinheiro, é preferível plantar no outono, quando as temperaturas não são sufocantes nem geladas, ou isso afectará o crescimento da árvore.

Quais são as zonas de crescimento do pinheiro (onde cultivar)?

As árvores têm normalmente as suas zonas de robustez que oferecem as condições ideais para o seu crescimento. As folhas em forma de agulha e a forma piramidal do pinheiro permitem-lhe sobreviver a temperaturas negativas, embora algumas variedades possam viver em regiões quentes.

As condições adequadas para o pinheiro são as zonas de robustez 2-10, com a maioria a prosperar nas zonas 8 ou inferiores. Poucos tipos vivem melhor nas zonas 9 e 10, uma vez que a maioria está confortável com temperaturas frias.

Os pinheiros crescem naturalmente nas zonas setentrionais do planeta, mais frequentemente nas regiões do Trópico de Câncer até ao Círculo Polar Ártico.

Abrangem vários países da geografia, embora a intervenção humana tenha levado ao aumento da sua população nas regiões do Sul.

Plantas companheiras para o cultivo de pinheiros

Encontrar plantas que sobrevivam sob a copa maciça dos pinheiros pode ser um desafio. A maioria das plantas murcha e adoece sob a baixa humidade, luz solar e teor de nutrientes do solo, porque os pinheiros podem ser muito competitivos.

As plantas que sobrevivem a estas condições incluem o gengibre selvagem, azáleas, astilbe, corações sangrentos, gardénias, hortênsias e daylilies. A maior parte das outras espécies não podem ser plantas companheiras devido à escassez de nutrientes e às condições secas,8 considerando que os pinheiros absorvem a maior parte da água do solo.

Além disso, no outono, os cones cobrem o solo, impedindo o crescimento de ervas daninhas e plantas, a não ser que se continue a removê-los.

Ao procurar as plantas companheiras ideais para os seus pinheiros, considere opções resistentes à seca que não se importem com a sombra e tenham raízes curtas.

Cultivo de um pinheiro a partir de uma estaca

Aprender a cultivar uma árvore a partir de um ramo torna a plantação de pinheiros fácil, porque só precisa de estacas de 5 a 10 cm da árvore, mas estas devem ser saudáveis e sem doenças.

O primeiro passo é retirar as agulhas das estacas e mergulhá-las numa hormona de enraizamento.

A rega proporcionará condições de humidade, mas não regue demasiado, ou as estacas apodrecerão.

Este processo requer paciência porque pode levar até um ano, mas uma vez que as raízes estejam estáveis, pode transplantá-las para um solo fértil num vaso sob sombra parcial.

Depois, transfira as plântulas para uma luz brilhante depois de a planta se ter adaptado às condições. Os pinheiros devem estar prontos para serem plantados no exterior quando forem suficientemente grandes e robustos.

Saber como propagar os pinheiros é a melhor maneira de cultivar árvores saudáveis porque, caso contrário, nada acontecerá quando se enterra o cone inteiro.

Dicas para cultivar um pinheiro a partir de uma muda

Muitos preferem propagar os pinheiros a partir de sementes e depois transferi-los para recipientes quando os rebentos aparecem, protegendo-os das condições climatéricas adversas.4

O objetivo é fornecer à plântula a água de que necessita para crescer, e não inundar o solo.

A transplantação ocorre entre dezembro e fevereiro.

Para transplantar, enterrar a raiz axial e cobri-la firmemente, colocando cobertura vegetal na base da plântula para ajudar o solo a manter o seu nível de humidade e para evitar o crescimento de ervas daninhas.

Para garantir que o solo se mantém fértil, pode complementá-lo com fertilizante de libertação lenta após o primeiro ano, porque a planta usa este tempo para esticar as suas raízes para encontrar nutrientes.

Como fazer crescer um pinheiro a partir de uma pinha nas melhores condições de crescimento para o pinheiro

Como qualquer outro tipo de árvore de folha perene, o pinheiro precisa de luz solar, CO 2 O acesso a estes permite que a árvore converta os raios solares em energia, o que ajuda a absorver os nutrientes do solo.

Além disso, o vento é necessário para o processo de polinização do pinheiro7 , dada a leveza do seu pólen.

Também é melhor pesquisar qual o pinheiro que cresce melhor na sua região e evitar os tipos raros.

Por exemplo, pode optar pelo pinheiro branco oriental se viver no norte da América; caso contrário, deve optar por outras variedades se viver no sul.

Quais são as necessidades de rega das plantas de pinheiro?

Os pinheiros precisam de muita água para sobreviver e conduzir outros processos biológicos. No entanto, a quantidade necessária varia consoante a espécie, a idade ou forma e as condições prevalecentes.

Por exemplo, terá de regar mais durante os verões sufocantes porque o solo secará mais rapidamente.

Enquanto uma árvore adulta não precisa de tanta humidade para sobreviver, uma conífera bebé e uma plântula recém-plantada precisam de mais água para facilitar o seu crescimento.

A regra geral para os pinheiros jovens é regá-los quando o solo seca, mas lembre-se de não exagerar, ou a água da inundação provocará doenças mortais.

Conselhos para a plantação de pinheiros

Eis algumas dicas que pode aplicar para cultivar um pinheiro com sucesso.

  • Pesquise os pinheiros que se desenvolvem no seu estado ou área local para aumentar as hipóteses de sucesso. Pode inclinar-se para plantas nativas que preferem o clima, o tempo e o solo locais, ou a sua árvore terá sempre dificuldades em sobreviver.
  • Deve escolher o método de plantação ideal, quer queira plantar as árvores nuas, em vasos ou como árvores de serapilheira.
  • Escolha a melhor altura para plantar de acordo com a sua localização, mas muitos preferem o outono ou o início da primavera (a época de dormência). O inverno e o verão não são a altura ideal para plantar devido às temperaturas extremas.
  • Se tiver de plantar no inverno, pode optar por serapilheiras, que tornam as árvores resistentes a condições de stress.
  • Estratificar as sementes no frigorífico durante alguns meses ajuda a planta a desenvolver-se, uma vez que ela viverá em condições semelhantes às do inverno.

Como as sementes de pinheiro amadurecem e se distribuem

As sementes de pinheiro são geralmente registadas no interior da pinha fêmea e cairão em condições perfeitas após a maturidade.

Os cones maiores têm normalmente mais, e é comum encontrar uma espécie com centenas deles.

As árvores em crescimento apresentam vários cones verdes imaturos, mas estes demoram 1 a 7 anos a amadurecer e a ficar castanhos, prontos a cair da árvore.

Nesta fase, as sementes estão prontas para se dispersarem dos cones e é provável que encontre várias no pé da árvore.

Os cones fêmeas protegem as sementes até que estas estejam suficientemente maduras para se dispersarem. Este processo ocorre sobretudo no outono, quando se avistam vários cones no chão, porque o verão e o outono secos aceleram o amadurecimento e ajudam o vento a dispersar as sementes.

Como fazer crescer um pinheiro a partir de uma pinha: plantar pinhas em vasos

A primeira coisa a fazer é escolher pinheiros adequados para cultivar em contentores. As melhores opções devem ser espécies de pinheiro anão de crescimento lento, como o Norfolk Island Pine, o Dwarf Blue Scotch e o Mugo Pine, que se manterão pequenos e cujas raízes podem crescer em espaços restritos.10

O passo seguinte é fazer a mistura para vasos utilizando composto e pedra-pomes para melhorar a drenagem do solo e a retenção de água até as raízes absorverem a humidade.

Outra decisão crítica é o vaso a utilizar, pois é necessário um vaso suficientemente largo e profundo para acomodar a árvore.1

A argila não é adequada porque é mais pesada e seca mais rapidamente do que os plásticos, mas pode optar por cerâmica vidrada se quiser uma que o vento não possa derrubar.

Por fim, ao transplantar o pinheiro do viveiro, é preciso ter cuidado ao cobri-lo com terra para evitar a formação de bolsas de ar no vaso.

Como se colhe o pinhão?

O primeiro passo é selecionar e secar as pinhas; o pinheiro Pinyon fornece algumas das maiores nozes para a colheita e é uma escolha de topo para a maioria.

O objetivo é colhê-las antes que caiam no chão e se tornem alimento para a vida selvagem.

Ver algumas conchas abertas na árvore é um sinal claro para colher, mas use luvas de proteção para não se magoar. Pode dar aos cones cerca de três semanas para secar, guardando-os em serapilheira ou assando-os no forno.

Quando estiverem prontas, descasque-as lentamente com luvas de jardinagem e coloque-as num recipiente cheio de água, deitando fora as nozes que flutuam.

Pode conservar a colheita no frigorífico e consumi-la nos primeiros 30 dias.

Pragas comuns do pinheiro

O pinheiro pode ser uma das plantas mais fáceis de cuidar, mas também é suscetível a pragas. As mais comuns são as seguintes

Escaravelhos da casca

Abrem túneis no tronco da árvore em vários sítios, alguns para baixo e outros para cima.

Os insecticidas dificilmente funcionam nestes casos porque as pragas vivem por baixo da casca.

Vermes do saco

Formam sacos de seda utilizando a folhagem das plantas e penduram-se nos ramos, e uma infestação intensa provoca a perda de folhas e a morte do pinheiro.

Arborvitae Leafmine

Aparecendo como vermes castanho-esverdeados, provocam a queda prematura das folhas e são letais para a planta.

Escama de agulha de pinheiro

Estes insectos brancos têm exúvias ligeiramente amarelas na extremidade e atacam as agulhas dos pinheiros.

Pulgão do pinheiro branco

Os insectos moles de 6 mm sugam os ramos e os galhos do pinheiro branco.

Como travar a doença do pinheiro

O controlo da propagação das doenças do pinheiro é crucial, para além do tratamento da árvore infetada. Evitar plantar perto de árvores infectadas que espalham rapidamente os fungos; remover as partes afectadas e queimá-las para evitar a transferência pelo ar e pelo vento.

Também se pode aplicar fungicida algumas vezes por semana, dependendo da extensão do ataque. Outra forma de ajudar é espaçar corretamente as árvores para manter uma circulação de ar adequada.

Por fim, para os casos extremos em que toda a árvore está danificada e não há maneira de a salvar, a melhor solução é cortá-la.

Ajuda a proteger o resto das árvores da infestação; pode recorrer a especialistas para ajudar a removê-lo. A forma mais simples é confirmar quanto custa cortar um pinheiro de 15 metros na sua área.

Exemplos de controlo natural de pragas para o pinheiro

Pode optar por insecticidas mais amigos do ambiente para manter as pragas longe dos seus pinheiros. Utilizando óleo vegetal, sabão líquido e água, pode criar uma mistura que é segura de utilizar mas que repele insectos como pulgões, ácaros e cochonilhas.

Os agricultores também introduzem predadores nas plantações para atacar e afugentar as pragas comuns, que se alimentam dos insectos e reduzem a sua população sem prejudicar as árvores.

A coisa mais importante a lembrar quando se planta pinheiros é que o cone não é a semente. Não se pode enterrar o cone inteiro na esperança de que ele brote, porque as sementes estão fechadas e protegidas da água e da luz solar.

É necessário quebrar as cascas e retirar as sementes, verificar a sua viabilidade, estratificá-las e prepará-las para a plantação. Pode plantar espécies anãs no interior ou optar pelos pinheiros gigantes no exterior, mas é essencial proporcionar as condições mais favoráveis para um crescimento ótimo.

Quando souber colher as sementes das pinhas, plantá-las em viveiros e depois transplantá-las para o terreno definitivo, será um profissional em como fazer crescer um pinheiro a partir de uma pinha.

Perguntas frequentes sobre como fazer crescer um pinheiro a partir de uma pinha

A que distância plantar um pinheiro?

Os pinheiros podem crescer em altura e largura e precisam de espaço suficiente para as raízes e a folhagem se espalharem. Os especialistas recomendam um espaçamento de 1,5 a 2 metros à volta da árvore para acomodar o crescimento futuro, porque, caso contrário, as árvores ficarão demasiado apertadas e continuarão a competir pelos recursos disponíveis.

Qual a quantidade de luz solar que o pinheiro necessita por dia?

Como qualquer outra árvore, o pinheiro precisa de luz solar parcial ou total para crescer e prosperar. Para um crescimento bem sucedido e formação de cones, os pinheiros precisam de pelo menos seis horas de luz desobstruída, principalmente quando ainda estão a crescer para ajudar nos seus processos fisiológicos.

Quanto tempo demora uma árvore a crescer?

Cada espécie de árvore cresce ao seu próprio ritmo, mas geralmente atinge a maturidade em 10-20 anos, prazo que pode variar em função da espécie, do clima, do tempo, das condições actuais e de vários outros factores.

Qual é a melhor madeira: madeira branca vs pinho?

O pinho é a melhor opção pela sua versatilidade; pode utilizá-lo para todos os seus projectos de madeira, quer seja para fazer móveis ou pavimentos. A madeira branca é mais macia do que o pinho e não pode suportar tantas tarefas, mas é a opção mais barata, uma vez que é menos procurada.

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.