A árvore de sassafrás é proibida? Como plantar, identificar e cultivar sassafrás

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Índice

A folhagem brilhante de outono de uma árvore de Sassafrás faz com que se destaque em qualquer jardim.

Mas sabia que esta árvore está também associada ao safrole, uma substância que foi proibida pela Food and Drug Administration (FDA) por razões de saúde?

No entanto, o sassafrás é uma árvore aromática e visualmente deslumbrante, o que leva muitas pessoas a quererem plantar e cultivar esta árvore.

Antes de aprender a plantar e a cuidar de uma árvore de sassafrás, é necessário certificar-se de que a variedade escolhida é segura.

Este guia completo descreve tudo o que precisa de saber sobre a árvore Sassafrás antes de começar.

Introdução rápida à árvore de sassafrás: factos e atributos

As seguintes características da Árvore de Sassafrás conferem-lhe uma identidade distinta para os especialistas, ao mesmo tempo que tornam mais fácil para todos os outros reconhecê-la e classificá-la entre outros tipos de árvores.1

Árvore de Sassafrás

(Sassafrás albidum)

  • Família: Lauraceae
  • Género: Sassafrás
  • Folha: Verde fora do outono; amarela, laranja e escarlate no outono; com diferentes formas, incluindo colher, luva e garfo
  • Casca: lisa e verde nas árvores mais jovens, sulcada e castanha-avermelhada nas árvores mais velhas
  • Semente: castanho-avermelhada, forma circular
  • Flores: Amarelas
  • Fruto: Azul escuro
  • Habitat natural: América do Norte, Ásia Oriental
  • Altura: 30-60 pés
  • Dossel: 25-40 pés
  • Tipo: Decídua

Classificação da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

Pouco preocupante

NE DD LC NT VU EN CR EW EX

Para além da sua qualidade única de produzir três formas diferentes de folhas ao mesmo tempo,5 a árvore de sassafrás também se destaca entre outras plantas pelo aroma notável que emite através das suas diferentes partes.

Enquanto os seus ramos têm um aroma a limão, a sua casca tem um aroma a canela.

Além disso, a sua raiz, que continua a ser popular por ter sido em tempos o principal ingrediente da cerveja comercial, tem um aroma picante e doce.6 Consequentemente, com o Sassafrás, é possível obter um aroma diferente de todas as partes da árvore.

Aprender a identificar a árvore de sassafrás através das suas folhas e do seu aroma levou também a que esta árvore ganhasse outros nomes, como Árvore das Luvas, Árvore da Canela e Árvore do Cheiro a Pau.

Porque é que a FDA proibiu as árvores de sassafrás?

A FDA proibiu a utilização da árvore de Sassafrás como aditivo alimentar devido ao safrol,7 um composto orgânico que se encontra na casca da árvore e que pode causar cancro.

A FDA classificou o safrole como cancerígeno depois de estudos realizados em ratos de laboratório terem demonstrado uma correlação entre o consumo de safrole e o desenvolvimento de cancro.

No entanto, dado que a correlação entre o safrol e o cancro está relacionada com o consumo significativo da substância durante um período de tempo prolongado, há quem defenda que a classificação é incorrecta e precisa de ser revista9 . Para dar peso a este argumento, a existência de safrol em especiarias populares como a canela, a pimenta preta e a noz-moscada, bem como a sua utilização generalizada nos alimentos, é frequentemente apresentada como um ponto decontenção.8

Atualmente, o sassafrás foi em grande parte substituído como ingrediente principal na cerveja de raiz pelo sabor artificial de sassafrás. Qualquer fabricante que ainda utilize o sassafrás como aditivo alimentar na cerveja de raiz ou noutros produtos remove primeiro o safrol do mesmo.9

Dito isto, o extrato, a raiz e o óleo de Sassafrás ainda estão disponíveis para compra através de vendedores comerciais em diferentes composições. Outros produtos alimentares de Sassafrás incluem o pó de filé, que é feito a partir das folhas da árvore de Sassafrás e utilizado na cozinha Cajun.5

Devido às propriedades de prevenção de doenças da árvore de sassafrás, que não foram comprovadas por estudos científicos10 , muitas pessoas também usam o extrato de sassafrás para tentar encontrar alívio para certas condições. A árvore de sassafrás também tem sido utilizada pelos nativos americanos em aplicações medicinais11.

Isto significa que se quiser utilizar a casca da raiz de Sassafrás ou qualquer outro dos seus ingredientes na sua cerveja caseira ou noutras receitas, pode encontrar várias formas de adicionar o sabor natural do Sassafrás à sua comida.

No entanto, é necessário ter em conta os avisos de saúde da FDA e tomar uma decisão informada sobre o seu bem-estar.

Uma vez que a árvore de Sassafrás é proibida apenas para aditivos alimentares, pode facilmente cultivar a árvore de Sassafrás em sua casa sem violar a lei.

Devido à sua estrutura alta, à sua bela folhagem de outono e à sua copa em camadas com folhas de formas diferentes, esta árvore é um ótimo complemento para qualquer jardim.

As suas qualidades aromáticas contribuem ainda mais para estes benefícios e fazem dela uma árvore muito procurada para cultivar sob os seus cuidados.

Informações sobre a zona de crescimento da árvore de sassafrás

Se a temperatura e as condições ambientais associadas não forem adequadas para a planta, esta não florescerá em toda a sua extensão.

Por isso, é importante seguir as directrizes das zonas de crescimento definidas pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

O mapa de zonas de resistência das plantas do USDA define os locais mais favoráveis para diferentes espécies de plantas.12

As zonas são classificadas de acordo com a sua temperatura mínima média de inverno num ano, sendo depois identificadas por números que vão de 1 a 13.

A zona ideal de crescimento da árvore de sassafrás está classificada no intervalo de 4-9 no mapa do USDA.4,13 Aprender esta informação permite-lhe determinar se pode idealmente plantar e cultivar a árvore de sassafrás no seu jardim.

Depois de aprender esta informação, pode sentir-se mais confiante na sua busca de como plantar, identificar e cultivar Sassafrás de uma forma que aumente as suas hipóteses de sucesso.

Como identificar a árvore de sassafrás

Aprender a identificar a árvore de Sassafrás é simples se souber o que procurar.

Para detetar árvores de sassafrás por si próprio, pode ter em conta os seguintes pontos

  • Folhas com três formas distintas
  • Casca verde lisa nas árvores jovens e casca castanha-avermelhada sulcada nas árvores mais velhas
  • Aroma picante, cítrico e terroso
  • Ramos torcidos
  • Flores amarelas que crescem em racemos

Qual é o aspeto das folhas das árvores de sassafrás?

As folhas das árvores de sassafrás têm principalmente três formas diferentes, nomeadamente uma forma oval ou de colher, uma forma de luva com dois lóbulos e uma forma de garfo com várias pontas.

A forma oval parece uma folha de árvore típica, a forma de dois lóbulos parece uma pequena luva com um polegar a sair e a forma de forquilha tem normalmente três dentes.

As folhas da árvore de Sassafrás são fantásticas em mais do que um aspeto.

Qual é o aspeto da flor da árvore de sassafrás?

A flor da árvore de Sassafrás é de cor amarela.

A flor é dióica21 , sim, é uma palavra interessante, mas o que é que significa?

Isso significa que é delicioso? Não necessariamente.

Isto significa que as árvores femininas são as que podem dar frutos. O que é importante notar sobre estas flores é que elas se formam em grupos ou cachos.18

Leitura relacionada 232 tipos de flores: como identificar e cultivar flores em qualquer estação do ano

Qual é o aspeto das sementes de sassafrás?

As sementes da árvore de Sassafrás têm uma cor castanha média a escura e possuem uma casca dura com bordos pronunciados nos lados, mas com extremidades pontiagudas na parte superior e inferior. Estas sementes provêm do fruto azul-escuro da árvore de Sassafrás.3

No interior, a semente tem um aspeto carnudo. Apenas as árvores de sassafrás fêmeas podem dar frutos e produzir sementes.

Isto significa que, para produzir e obter sementes da sua árvore de Sassafrás fêmea, pode querer plantar uma árvore de Sassafrás macho nas proximidades.

Qual é o aspeto da casca da raiz de sassafrás?

Na sua idade mais jovem, a árvore de Sassafrás tem uma casca verde que parece suave ao toque.11 Mas quando as árvores envelhecem, mudam o aspeto da sua casca, que passa a ter uma tonalidade avermelhada.

A textura da casca também se altera e passa a ter uma superfície mais rugosa ou sulcada.

Sassafrás albidum Dicas de plantação para a árvore de sassafrás

A árvore de sassafrás é conhecida por prosperar em áreas que viram as suas plantas sucumbir ao fogo.11 Para além de evidenciar uma mensagem de regeneração e prolificidade, esta qualidade advém do facto de as árvores de sassafrás crescerem bem sob luz solar direta ou sombra parcial, onde outras árvores não lhes fazem uma grande sombra.

As secções seguintes fornecem mais dicas de plantação para a árvore Sassafrás que podem ajudá-lo a cultivar a árvore Mitten em condições ideais.

Como se pode começar a cultivar uma árvore de sassafrás a partir de uma semente?

Esta é uma óptima pergunta a fazer se estiver genuinamente interessado em assumir a responsabilidade de cultivar uma das majestosas plantas. Se quiser cultivar uma árvore de sassafrás a partir de uma semente, é melhor seguir as práticas correctas.

Uma dica importante é iniciar o processo no outono.14 Saberá que foi bem sucedido se vir que começa a brotar durante a estação que se segue ao inverno.

Como se pode começar a cultivar uma árvore de sassafrás a partir de uma muda?

Esta é uma pergunta fantástica que tem como resposta, em grande parte, o facto de a colocar nas condições certas.

Certifique-se de que é colocado numa área onde o sol possa brilhar sobre ele em toda a sua glória.

Forneça-lhe a quantidade certa de água, mas não exagere.

Como se pode começar a cultivar uma árvore de sassafrás a partir de uma estaca?

Pode ser o mais complicado dos três processos de plantação produtiva para a árvore, mas pode consultar um guia sobre como fazer crescer uma árvore a partir de um ramo para facilitar o processo.

Para utilizar as estacas de sassafrás, é necessário plantá-las em vasos e cobri-las quase completamente com terra.

Manter o solo húmido é fundamental para o crescimento da sua árvore, assim como garantir que ela recebe muita luz solar todos os dias.

Quais são algumas plantas companheiras para o cultivo da árvore de sassafrás?

Apesar de não existir uma investigação definitiva sobre as plantas companheiras,26 muitos jardineiros acreditam que plantar certas espécies ao lado umas das outras pode favorecer uma relação mutuamente benéfica entre elas e produzir resultados positivos. Isto também se aplica à árvore de Sassafrás.

Algumas das plantas companheiras para o cultivo de Sassafrás incluem Sourwood, Tulip Tree, Sweet Gum e Blue Star.27

O que é a taxa de crescimento do sassafrás?

A taxa de crescimento do sassafrás varia, em média, entre 13-24 polegadas por ano.18

O que é espantoso nesta árvore é o facto de poder atingir outras alturas.

É claro que nem sempre é assim, mas há um outro aspeto que é fascinante e bastante intrigante.

O comprimento médio pode ultrapassar os 40 pés.

Taxa de crescimento da árvore de sassafrás: quanto tempo leva para crescer a árvore de sassafrás?

A árvore de sassafrás tem uma altura de 30 a 60 pés, mas requer algum tempo para atingir a sua altura total, pelo que tem uma taxa de crescimento classificada como média a rápida.18

Numa base média, a árvore de sassafrás pode aumentar a sua altura em 13-24 polegadas por ano.18 Mas muitas árvores podem crescer mais do que isso.16

A que distância plantar uma árvore de sassafrás

A árvore de sassafrás é uma árvore de tamanho médio. De acordo com os especialistas, as árvores de tamanho médio podem crescer de forma óptima se mantiverem cerca de 6 metros de distância entre si.19

Mas os requisitos de colocação de árvores para uma casa podem variar caso a caso, devido à sombra de que o edifício principal necessita e à área que o local de plantação tem para oferecer.20

Quais são as pragas mais comuns da árvore de sassafrás e como combater as doenças da árvore de sassafrás?

A árvore de sassafrás não tem pragas potenciais que possam ameaçar a sua existência na sua propriedade, mas as que tem são bastante graves.17

Se notar buracos na casca e nos ramos, pode praticar a poda como um controlo natural de pragas para a árvore de Sassafrás.

Ao remover as áreas afectadas da árvore, pode impedir a propagação destas larvas. Caso contrário, pode também recorrer ao controlo da praga através de opções químicas.

Outra ameaça vem sob a forma de escaravelhos, nomeadamente o escaravelho da ambrósia e o escaravelho japonês, que podem abrir portas para que a sua árvore desenvolva a doença da murchidão.

A doença da murchidão é um fungo mortal para as árvores que as ataca silenciosamente de dentro para fora e que muitas vezes passa despercebido até ter devorado a árvore.

Quais são algumas dicas de prevenção de doenças das árvores de sassafrás?

As principais ameaças à árvore de sassafrás são uma infeção fúngica específica e uma infestação de larvas. A infeção fúngica, conhecida como murchidão do loureiro, é transmitida pelos escaravelhos da ambrósia de Redbay.24

Infelizmente, quando uma árvore de sassafrás é vítima da murchidão do loureiro, não existe nenhum tratamento conhecido para a curar. Nesses casos, a melhor opção é eliminar a árvore para evitar que as plantas vizinhas sejam infectadas.

A infestação de larvas provém da broca do sassafrás, que danifica a sua árvore criando buracos nela. Este problema é comparativamente mais fácil de detetar e gerir.

Quando notar buracos na casca ou nos ramos da sua árvore, pode começar a cortar as partes infectadas para resolver o problema.

Sabor a Sassafrás: Qual é o sabor do Sassafrás?

O sabor da árvore de sassafrás depende em grande parte da parte da planta que se consome. Por exemplo, se mastigar as folhas da árvore de sassafrás, pode sentir um toque cítrico ou de limão.

A raiz da árvore de sassafrás tem um sabor muito semelhante ao da cerveja de raiz por ser o ingrediente original que dá sabor à bebida.

Para que serve o chá de sassafrás?

Obtido a partir da casca da raiz de Sassafrás, acredita-se que o chá de Sassafrás tem propriedades medicinais que podem tratar condições como inflamação e diarreia. Faz parte da medicina nativa americana.

Mas não há investigação generalizada que verifique os efeitos medicinais do chá de sassafrás. É também crucial lembrar que a raiz de sassafrás contém safrol, que é classificado como cancerígeno pela FDA.22

Embora muitos fabricantes removam o safrol antes de venderem a casca da raiz de Sassafrás, a utilização da raiz no seu estado natural pode ainda expor o utilizador ao safrol.

Pode consumir-se extrato de sassafrás?

O consumo de extrato de Sassafrás pode levar à ingestão de safrol, que pode causar cancro após um consumo prolongado e significativo.7 Muitos fabricantes removem agora o safrol do extrato de Sassafrás antes de o venderem às massas.

Em alternativa, também pode encontrar extrato artificial de erva-de-são-joão para desfrutar do sabor terroso, doce e picante da árvore sem consumir safrol.

É seguro consumir óleo de sassafrás?

Tecnicamente, podemos notar que o óleo de sassafrás tem uma grande porção de safrol, o que é algo a ter em conta, uma vez que a FDA o classifica como cancerígeno.7

Ao mesmo tempo, não é de surpreender que as pessoas recorram a este tipo de óleo para satisfazer as suas diferentes necessidades. Há formas de beneficiar deste tipo de óleo, perguntando a vários comerciantes se o têm sem o composto cancerígeno.

É possível utilizar a madeira de sassafrás para construir algo?

A madeira de sassafrás é leve no seu peso mas durável na sua resistência.23 É principalmente utilizada para projectos de carpintaria, como o fabrico de mobiliário.

Também se pode utilizar a madeira de sassafrás para construir acessórios para a casa, tais como portas, caixilhos de janelas e armários. Caso se esteja a perguntar se a árvore de sassafrás se parte ao meio, pode ser salva?

Em vez disso, pode procurar uma utilização alternativa para a sua madeira.

Qual é a maior árvore de sassafrás do mundo?

A maior árvore de sassafrás do mundo, com uma idade estimada entre 250 e 300 anos, situa-se em Owensboro, no Kentucky.

A árvore exemplifica os traços característicos da família das árvores de sassafrás com os seus 60 pés de altura e mais de 23 pés de diâmetro.25

Onde fica a Sassafras Treehouse?

Pode encontrá-lo no condado de Dade, no estado da Geórgia.28 Embora muitas pessoas conheçam o condado de Dade, presente em Miami, lembrem-se de que este se situa mais acima nos Estados Unidos e não na Florida.

As pessoas adoram este lugar porque permite a ligação com a natureza de mais de uma forma, num ambiente pacífico. Se estiver interessado em paz e em excelentes vistas, este pode ser um ótimo lugar para estar durante algum tempo.

A árvore de sassafrás é bonita de se cultivar, mas o seu extrato deve ser consumido com precaução

Depois de ter aprendido mais sobre as questões: a árvore de Sassafrás é proibida? Como plantar, identificar e cultivar Sassafrás? E que tipo de riscos a ter em conta?

Pode ficar mais confiante em torná-la parte da sua casa para desfrutar da sua magnífica folhagem de outono e do seu aroma espetacular.

Desde que pratique a segurança, pode colher os frutos da árvore de sassafrás sem pôr a sua saúde em risco.

Perguntas frequentes sobre a árvore de sassafrás

Quais são as zonas de crescimento da árvore de sassafrás? Onde cultivar árvores de sassafrás?

A árvore de sassafrás cresce melhor na zona de crescimento 4-9 do USDA. A árvore pode crescer na maioria dos tipos de solo, como solos argilosos, arenosos e ácidos.

O óleo de safrole é produzido a partir da árvore de sassafrás?

É correto pensar que se trata de um derivado desta planta específica, mas lembre-se que a sua utilização como aditivo alimentar está proibida pela FDA em aplicações comerciais.7

A Sassafrás e a Salsaparrilha são diferentes?

A Árvore de Sassafrás é diferente da Árvore de Salsaparrilha, mas são muitas vezes agrupadas porque fornecem os ingredientes para as bebidas populares, a cerveja de raiz e a salsaparrilha, respetivamente.

Qual a quantidade de luz solar que a árvore de sassafrás necessita por dia?

Dê à sua árvore de sassafrás um local onde ela possa receber esta quantidade de luz solar diariamente. Caso contrário, ela pode não prosperar e tornar-se incapaz de atingir o seu pleno potencial.

Quais são as necessidades de rega das plantas de sassafrás?

As necessidades de rega das plantas de Sassafrás são bastante simples e incluem as seguintes práticas.15 É preferível efetuar regas regulares, pelo menos 12 vezes por mês, durante os meses específicos de maio a outubro.17

Quando plantar uma árvore de sassafrás para obter o melhor rendimento?

O outono é o período ideal para plantar uma árvore de sassafrás.14 Se estiver a plantar a sua árvore de sassafrás numa das zonas de crescimento delineadas pelo USDA dentro deste período, poderá cultivar a sua árvore com poucos ou nenhuns problemas.

Quais são as melhores condições de crescimento para a árvore de sassafrás?

As melhores condições de crescimento para a fauna da árvore de sassafrás incluem normalmente as condições correctas do solo,15 zonas de quatro a nove e cuidados gerais necessários para esta planta. Poderá ter de tomar algumas medidas adicionais para cuidar da sua árvore de sassafrás.16

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.