As palmeiras são nativas da Califórnia? Veja de onde vêm as palmeiras

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Hollywood, e em particular Beverly Hills, é famosa pelas suas árvores icónicas e imponentes que nos fazem pensar: as palmeiras são nativas da Califórnia ou foram plantadas lá?

De facto, de onde vêm as palmeiras?

Muitas pessoas têm curiosidade em conhecer os tipos de palmeiras na Califórnia, porque estas árvores majestosas estão de pé há décadas.

Por isso, talvez esteja interessado em saber que a palmeira da Califórnia é, de facto, nativa da região... mas a esta árvore nativa juntaram-se outras no início do século XX, à medida que o estado se ia marcando para atrair o turismo e não só.

Este guia completo explora uma série de palmeiras, responde à pergunta "As palmeiras são nativas da Califórnia?" e explica de onde elas vêm e por que se enraizaram tão rapidamente nos EUA.

Quantos tipos de palmeiras existem (Identificação de palmeiras)

Existem mais de 2500 tipos de palmeiras em todo o mundo, em climas tropicais e subtropicais, com algumas adaptadas a regiões frias e temperadas. São comuns ao longo das costas e praias, muitas vezes elevando-se sobre outras árvores com as suas frondes em forma de leque.

A identificação das palmeiras é fácil, uma vez que estas plantas têm um aspeto semelhante, com apenas algumas diferenças únicas. É possível identificá-las pelas suas folhas, que assumem formas pinadas ou palmadas consoante a espécie.

O seu tronco é geralmente mais longo e mais fino, embora as variedades anãs tenham bases mais curtas e mais grossas.

Algumas têm também 3-4 caules agrupados que crescem juntos e têm cascas lisas ou aneladas. Por vezes, o tronco é acastanhado ou parece peludo, coberto de fibras.

Existem centenas de tipos de palmeiras nos Estados Unidos, mas aqui está um breve resumo de alguns dos tipos mais comuns:

Pequenos tipos de palmeiras

  • Palmeira de garrafa
  • Palma de gato
  • Majestade anã
  • Palmeira anã
  • Palmeira anã do açúcar

Gato Palmeira

Palmeira-gato em vaso branco com frondes verdes (Imagem: Vadim Kaipov10).

Palmeira anã Majesty

Frondes largas, arqueadas, verde-escuras e pinadas da palmeira Majestade Anã (Imagem: Alexey Demidov11).

Tipos de palmeiras de interior

  • Palmeira Parlor
  • Tamareira pigmeia
  • Sagueiro
  • Palmeira Areca
  • Palmeira

Palmeira de salão

Frondes acastanhadas, longas e em forma de pena da palmeira Parlor (Imagem: Cintia Cerpa12).

Sagueiro

Frondes verdes escuras e rígidas com troncos grossos e desgrenhados da palmeira sagu (Imagem: Ekrulila13).

Tipos de palmeiras em leque

  • Alexander Palm
  • Palmeira-anã mexicana
  • Palmeira-anã da Califórnia
  • Palmeira-anã mexicana
  • Palmeira Piccabeen

Palmeira Alexander

Um grupo de palmeiras Alexander de tronco alto e esguio (Imagem: David Clode14).

Palmeira de leque mexicana

Folhas verdes em forma de leque de uma palmeira mexicana com pecíolos de dentes largos e afiados (Imagem: Engin Akyurt15).

Tipos de palmeiras Arizona

  • Tamareira das Ilhas Canárias
  • Palma de Mula
  • Tamareira do Senegal

Tamareira das Canárias

Palmeira tamareira canária com um tronco robusto encimado por uma copa arredondada, de um verde rico, com frondes em forma de penas arqueadas (Imagem: GLady16).

Tamareira do Senegal

Troncos esguios e castanhos, copas densas com folhas rígidas mas emplumadas de tamareira do Senegal (Imagem: Universidade da Flórida17).

De onde são originárias as palmeiras?

As palmeiras crescem nas Américas, na Ásia, na Austrália, nas ilhas do Pacífico Sul e noutras regiões tropicais e subtropicais. A sua população é maior nas latitudes de 30 graus norte e sul, embora as espécies mais resistentes possam chegar aos 44 graus.

As espécies nativas vivem em várias partes do mundo e, curiosamente, a maioria das que se encontram no país não o são; apenas as espécies de Washingtonia no Sudoeste são nativas.

Outras são espécies migrantes ou invasoras de outros continentes, que prosperam graças ao clima propício, especialmente nas costas, e ao facto de as palmeiras serem muito fáceis de deslocar, mesmo quando adultas.

O sistema radicular é denso e compacto, permitindo que seja desenterrado e transportado para um novo local com poucos danos para a árvore.

Outras são espécies migrantes ou invasoras de outros continentes, como a Loulu, que se refere a todas as espécies de palmeiras que crescem nas ilhas do Havai.

Os diferentes tipos de palmeiras no Havai prosperam graças ao clima propício, especialmente nas costas e ilhas tropicais.

As espécies nativas dos EUA incluem:

  • Leque mexicano
  • Ventilador da Califórnia
  • Palmeira-repolho
  • Palmeira do Texas
  • Florida Royal
  • Palmeira anã
  • Florida Silver
  • Colmo da Flórida
  • Palmeira-das-rochas
  • Palmeira-agulha

Palmeira real da Flórida

Tronco cinzento com frondes verdes escuras em forma de penas da palmeira Florida Royal (Imagem: Sarangib18).

Palmeira de arbustos

Folhas verdes palmadas em forma de leque da palmeira Scrub (Imagem: Universidade da Florida19).

As palmeiras são nativas da Flórida?

O calor e a forte pluviosidade da Flórida fazem dela o local perfeito para o crescimento das palmeiras. No entanto, a maioria das que existem no estado são espécies não nativas, e apenas 12 são inicialmente da área; as outras são importações da Ásia e do sul da América.4

Os tipos de palmeiras nativas da Flórida incluem a Buccaneer, a Miami palmetto, a Thatch, a Paurotis, a Royal, a Silver e a Cabbage palms.

As palmeiras são nativas da Califórnia?

Muitos podem associar as palmeiras à Califórnia, confiando que são todas espécies nativas. No entanto, a maioria das que crescem no estado são não-nativas trazidas pelos colonos no século XIX de vários continentes.

As palmeiras são nativas da Califórnia? A palmeira da Califórnia (Washingtonia filifera) é a única espécie nativa do estado.

É a única palmeira autóctone que cresce na parte ocidental dos Estados Unidos e é, por direito, o símbolo da Califórnia. Todas as outras árvores que se vêem ao lado do leque do deserto vêm de outras partes do mundo, como a Ásia.

De onde vieram as palmeiras da Califórnia? As palmeiras são nativas da Califórnia?

Todas as palmeiras da Califórnia, exceto a California fan, vieram de outras partes do globo.8 A palmeira nativa é originária dos desertos de Mojave e Colorado.

O leque mexicano, originário do México, é o mais comum na região.

As primeiras palmeiras dos missionários eram árvores ornamentais no século XVIII, seguindo as associações bíblicas.2

Mais tarde, no século XX, a árvore ganhou fama entre os habitantes da Califórnia que a cultivavam para fins paisagísticos e, em 1931, os serviços florestais tinham plantado mais de 25 000 exemplares, alguns ainda vivos.

Que tipo de palmeiras existem na Califórnia? Quantas espécies de palmeiras existem na Califórnia?

Se estiver a pensar em quantas espécies de palmeiras existem na Califórnia para além da única espécie nativa, ficará entusiasmado por saber que existem mais de dez espécies comuns na região.

Os tipos de palmeiras na Califórnia com maior população incluem a palmeira-leque da Califórnia, a palmeira-rainha, a palmeira-agulha, a palmeira-mexicana, a palmeira-real, a tâmara-das-ilhas-canárias, a palmeira-pindo, a palmeira-sagu e a palmeira-leque-chinesa.

Quantos anos têm as palmeiras em Los Angeles?

As palmeiras de Los Angeles foram efetivamente transplantadas para a região no início do século XX.

Imagens de arquivo mostram a plantação de palmeiras na zona para transformar e tornar a área mais exótica.

Onde encontrar palmeiras na Califórnia (As palmeiras são nativas da Califórnia?)

As palmeiras são sinónimo de Califórnia, atraindo turistas de várias partes do país.

É comum vê-los crescer em propriedades públicas e privadas.

Podem ser vistos nas ruas, nas zonas costeiras, nos parques e nas casas das pessoas.

Os turistas podem visitar parques e reservas estatais para os verem de perto. Os melhores locais incluem os Indian Canyons e o Joshua Tree National Park.7

Como se chamam as palmeiras altas da Califórnia?

Algumas palmeiras crescem incrivelmente alto, tornando-as perfeitas para o paisagismo.

Se estiver a passear pelas ruas e avistar estas espécies majestosas, é provável que tenha dado de caras com as palmeiras mexicanas, algumas das palmeiras mais altas, que atingem entre 70 e 100 pés de altura.

Os leques da Califórnia também podem crescer em altura, embora não ultrapassem as espécies mexicanas, uma vez que podem atingir cerca de 65 pés de altura.

Outras variedades altas são as palmeiras King e Queen, que atingem 50-60 pés.

Quantos anos têm as palmeiras em Los Angeles?

A pergunta "As palmeiras são nativas da Califórnia?" é importante porque vivem em Los Angeles há mais de 200 anos, desde a sua introdução no século XIX.

Os missionários espanhóis que chegaram ao estado começaram a plantá-las nessa altura (para o Domingo de Ramos), e a sua fama espalhou-se rapidamente no estado.

Por volta de 1930, as pessoas plantavam mais destas plantas por razões estéticas: cresciam demasiado alto para que não pudessem usá-las como sombra, e colocavam-nas ao longo dos passeios e nas suas casas para dar uma sensação de luxo no deserto.1

O facto de o clima da Califórnia ser propício ao seu crescimento, uma vez que se desenvolvem em regiões quentes e chuvosas, explica porque é que a maioria se encontra nas praias e nas cidades costeiras.

Para que servem as palmeiras?

As palmeiras têm vários benefícios para além do valor ornamental, como se pode ver nas utilizações seguintes.5

  • A fibra do coqueiro ajuda a fazer cordas, enquanto a parte carnuda do fruto é um saboroso petisco e ingrediente alimentar e pode ser transformada em leite.
  • Os frutos das árvores produzem óleo.
  • Os troncos da palmeira servem para fabricar mobiliário doméstico.
  • A fibra da madeira é utilizada para a construção de telhados, cestos e tapetes.
  • As palmeiras produzem ceras perfumadas e de longa duração.
  • As folhas são alimentos nutritivos para o gado e para a construção de telhados e tecelagem.

Quanto custa a poda de palmeiras?

Contratar serviços profissionais é mais seguro e mais cómodo se quiser podar uma palmeira no seu recinto. Os custos da poda de uma árvore dependem normalmente do tamanho da árvore; quanto mais alta for, mais elevado é o preço.

As árvores mais curtas são menos cansativas de trabalhar do que as mais altas, o que as torna mais baratas. Em segundo lugar, a poda será mais barata se a sua árvore estiver bem conservada e não for difícil de cortar.

Para ter a certeza do custo, pode utilizar uma calculadora de custos de poda de palmeiras para obter um orçamento.

Calculadora de custos de poda de palmeiras

Escolha a sua unidade de medida:

Métrico padrão

Que tipo de palmeira tem? (As tamareiras têm espinhos, o que aumenta o custo)

Selecionar Palm Date PalmOther

Qual é a altura da sua palmeira? (A altura mais comum é de cerca de 7 metros, aproximadamente 21 pés)

Pés

A sua palmeira é acessível? (locais difíceis aumentam o custo)

Sim Não

Quantas palmeiras precisam de ser aparadas?

O que está a matar as palmeiras na Califórnia?

Tal como outras árvores em todo o mundo, as palmeiras da Califórnia estão em perigo devido às alterações climáticas: está a ficar demasiado quente e as árvores não estão a prosperar como há mais de cem anos.

As que não são tolerantes à seca também estão a sofrer de desidratação.

Outra preocupação premente é a infestação de escaravelhos e os ataques de outras pragas e doenças. O gorgulho sul-americano e o fungo Fusarium são famosos pela sua fatalidade, matando muitas palmeiras.

Além disso, as alterações climáticas estão a piorar a situação porque os escaravelhos prosperam no calor. Outra razão para a morte das palmeiras é o facto de muitas árvores terem vivido demasiado tempo, completando o seu tempo de vida.3

Qual a quantidade de água que as palmeiras precisam na Califórnia?

As palmeiras são conhecidas pelas suas elevadas necessidades de rega, uma vez que vivem em climas tropicais e subtropicais. A água a fornecer depende do clima e das temperaturas prevalecentes na sua cidade.

Se a temperatura for de cerca de 100 graus (F) e raramente chover, as suas plantas precisarão de ser regadas pelo menos 4 a 5 vezes por semana através de um tubo ou de uma rega gota a gota. Caso contrário, pode reduzir a quantidade de água se não estiver demasiado calor.

Quanto tempo vive uma palmeira?

A duração de vida da palmeira depende da sua espécie e dos cuidados que lhe dispensa. Enquanto que tipos como a palmeira mexicana podem viver até aos cem anos ou mais, espécies como a Areca duram apenas 40 anos.

No entanto, em média, a maioria das palmeiras vive 70-80 anos.

É um aspeto natural fora de controlo; muitas morrerão provavelmente na próxima década. Nada diz luxo do deserto ou dá uma sensação costeira, como as palmeiras.

Graças aos missionários do século XVIII, pode agora apreciar as belas árvores que crescem por toda a Califórnia em parques e propriedades privadas. Existem várias espécies na região, mas apenas uma é nativa.

Quantos anos tem esta árvore: Calculadora da idade da árvore

Escolha a sua unidade de medida:

Métrico padrão

Selecionar o Tipo de árvore:

Selecionar espécies AspenPinheiro austríacoBaswoodCereja pretaMapa pretaNoz pretaPêra de BradfordAbeto azul de ColoradoHorsechestnut comumCottonwoodDogwoodDouglas FirFaia europeiaBétula branca europeiaFreixo verdeIronwoodKentucky CoffeetreeLittleleaf LindenCarvalho vermelho do norteMapa da NoruegaAbeto da NoruegaBétula de papel (também conhecida como branca)Pin OakMapa vermelhaPinheiro vermelhoRedbudBétula do rioCarvalho escarlatePinheiro escocêsShagbark HickoryShingleCarvalhoCarvalho-vermelhoÁcer prateadoÁcer açucareiroGengibre-doceTulipa choupo (tulipa)Freixo brancoAbeto brancoCarvalho brancoPinheiro brancoBuckeye amarelo

Introduza a Circunferência do Tronco da Árvore, medindo a partir de 4 1/2 pés do chão (aproximadamente ao nível do peito) (Dica: Para encontrar a circunferência, use um pedaço de fio, enrole-o à volta do tronco e marque ou corte-o onde se encontra, depois meça o fio, OU use uma fita métrica de tecido)

Polegadas

Apenas a palmeira leque da Califórnia cresce naturalmente no estado, enquanto as outras são espécies migrantes de outros continentes. Encontrará espécies como a palmeira leque mexicana e outros tipos de palmeiras leque, a palmeira Pindo, a palmeira King, a palmeira leque chinesa e muitas outras, cada uma com características notáveis.

Por isso, se se pergunta se as palmeiras são nativas da Califórnia, saiba que só existe uma.

Perguntas frequentes sobre se as palmeiras são nativas da Califórnia

As palmeiras são nativas da Califórnia?

Apesar da elevada população de palmeiras da Califórnia, apenas a Washingtonia Filifera ou palmeira da Califórnia é nativa.6 Outras espécies que encontrar são inicialmente de diferentes partes do mundo.

Porque é que as palmeiras são tão altas na Califórnia?

As palmeiras da Califórnia vivem muito tempo e crescem alto porque se sentem confortáveis com o clima da região, o tempo, o tipo de solo e a luz do sol. As condições são quase semelhantes às que têm no seu habitat nativo, o que leva à sua rápida assimilação.

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.