Como a Carbonfund.org e outros fornecedores de compensação de carbono estão a mudar o mercado de carbono

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Investigações recentes sobre a exatidão dos programas de compensação de carbono, como os oferecidos pelo Carbonfund.org e outros, desencadearam uma nova onda de ceticismo sobre o valor do mercado de carbono.

Apesar do novo escrutínio, organizações como a Carbonfund.org mantêm elevados níveis de transparência e inovação, ajudando o mundo a combater a devastação provocada pelas alterações climáticas. Os melhores fornecedores de compensação de carbono, como este, estão a mudar o mercado do carbono para melhor... mas como?

Continue a ler para descobrir...

Carbonfund.org e Inovação amiga do ambiente

A Carbonfund.org vive sob o lema "Reduzir o que pode, compensar o que não pode". Esta ideologia é evidente em todas as facetas do trabalho da organização. Ao trabalhar para um "mundo ZeroCarbon™", a Carbonfund.org mitiga os danos ambientais através de três acções principais:

  • Educação para as alterações climáticas: As iniciativas educativas são a forma mais segura de preparar as gerações futuras para preservar e proteger o planeta. Além disso, estes programas estão em conformidade com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (CQNUAC), que obriga os membros a fornecerem programas educativos e de sensibilização do público.1 Estes programas permitem que as comunidades afectadas tomem decisões informadas sobre os seus impactos climáticos.
  • Compensações e reduções de carbono: Dióxido de carbono (CO 2 A remoção deste e de outros gases com efeito de estufa (GEE) através de actividades de compensação, redução e sequestro de carbono é essencial para um futuro ambiental saudável.
  • Divulgação ao público: Uma extensão da educação pública, o alcance público é fundamental para contextualizar e personalizar as mudanças climáticas para as pessoas em todo o mundo. Para que as pessoas trabalhem genuinamente para melhorar seus ecossistemas locais, elas devem entender como o mundo natural se aplica às suas vidas. O alcance público permite que a Carbonfund.org e outros líderes encontrem as pessoas onde elas estão.

A importância dos fornecedores de compensação de carbono: Carbonfund.org Reforçar a confiança do público

Só com base nestas acções, é evidente que as empresas de compensação de carbono são mais do que meros parceiros empresariais que se podem nomear para se sentirem bem com a pegada de carbono da sua empresa. Em vez disso, são parte integrante da luta contra o clima, ajudando a colmatar o fosso entre a investigação científica e os acontecimentos do dia a dia da vida pessoal e empresarial.

Mesmo que esta fosse a única vantagem que uma organização tivesse para oferecer, os fornecedores de compensação de carbono continuariam a ser essenciais para minimizar a destruição das alterações climáticas.

Bronson Griscom, Diretor Sénior de Soluções Naturais para o Clima da Conservation International, escreveu para o Fórum Económico Mundial2

"As compensações de carbono não só apoiam soluções climáticas naturais, como a reflorestação, como também as empresas que nelas investem tendem a levar a sério os seus compromissos em matéria de clima. O relatório de 2016 sobre as alterações climáticas do CDP concluiu que as empresas que compraram créditos de carbono voluntários também efectuaram cortes de emissões mais ambiciosos em comparação com as empresas que não o fizeram.... [As compensações] não são apenas um comércio individual para fugirO comércio de carbono traz opções de baixo custo da natureza, permitindo uma mitigação climática muito mais eficaz".

Apesar da crescente desconfiança do público em relação a este novo sector, as compensações de carbono são instrumentos cruciais para salvar o mundo tal como o conhecemos.

Por exemplo, a Verra, um dos fornecedores de compensações mais utilizados no mundo, registou quase 1700 projectos até à data, reduzindo 582 milhões de toneladas (cerca de 641 545 183 toneladas) de GEE.3

Organizações como a Carbonfund.org estão a fazer tudo o que podem para reforçar a confiança do público nesta alternativa de mitigação e aumentar o acesso e o envolvimento.

Carbonfund.org: Melhorar a escala e a transparência no mercado do carbono

Recentemente, dois incidentes principais suscitaram dúvidas sobre a fiabilidade e a eficácia do mercado do carbono.

O primeiro envolve Mark Carney, o enviado especial das Nações Unidas para a ação climática e o financiamento. Um grupo liderado por Carney, conhecido como Taskforce on Scaling Voluntary Carbon Markets, publicou no ano passado pormenores sobre a expansão do mercado global de compensações de carbono.

Em setembro de 2020, o grupo publicou um comunicado de imprensa que indicava que Carney e um "grupo de trabalho liderado pelo sector privado" iriam começar a expandir o mercado voluntário do carbono, para o ajudar a atingir os objectivos acordados no Acordo de Paris sobre o clima. O objetivo final é ajudar o mercado global a "funcionar bem" e a alcançar um estatuto neutro em termos de carbono e, eventualmente, um estatuto líquido negativo.

O comunicado afirma: "Para responder a esta procura crescente, o mercado atual terá de aumentar pelo menos 15 vezes, e potencialmente 160 vezes "4.

Carney afirmou que "para atingir o zero líquido, terão de descarbonizar e muitos terão de compensar algumas emissões como parte da transição, criando um aumento na procura de compensações".

Esta grande procura e os objectivos elevados estão a fazer com que algumas pessoas duvidem que um mundo com emissões líquidas nulas seja exequível. É por isso que as compensações ecológicas têm vindo a ganhar popularidade. As compensações ecológicas são créditos de carbono verificados que também têm um impacto ecológico positivo, trabalhando no sentido de curar áreas degradadas e salvar a vida selvagem ameaçada.7

No entanto, a Carbonfund.org e as organizações relacionadas compreendem esta necessidade melhor do que nunca. É por isso que a empresa se concentra em três tipos de inovação climática:

  • Eficiência energética: Reduzir a quantidade de energia que utiliza diariamente e produzir essa energia de forma sustentável é fundamental para diminuir a sua pegada de carbono. É por isso que a Carbonfund.org apoia vários projectos, como a melhoria dos fogões de queima para as comunidades quenianas, a melhoria da qualidade da água, a redução do desperdício de energia na Coreia do Sul e a redução das emissões de escape dos camiões de carga.5
  • Silvicultura: Cada vez mais pessoas se apercebem das vantagens incomparáveis das compensações florestais. Como afirmou Bronson Griscom, as compensações florestais permitem que a natureza se junte à luta contra o clima, mais forte do que nunca, substituindo ou protegendo as árvores e a vida vegetal destruídas pela atividade humana. A Carbonfund.org apoia vários projectos de florestação e conservação florestal na América do Sul, no Panamá e nos EUA.5 Estes projectos nãoapenas sequestram CO 2 A água é um recurso natural, mas também restaura os ecossistemas, filtra a água e proporciona habitats para os animais.
  • Energias renováveis: Não é necessário deixar de consumir energia por completo para reduzir a sua pegada de carbono. Em vez disso, pode continuar a sua vida normal utilizando energia renovável, ao mesmo tempo que minimiza o seu impacto ambiental. Este é um aspeto importante de uma ação climática eficaz, e é por isso que a Carbonfund.org está a investir em energia eólica, energia solar e até em projectos para converter gás de aterro em energia utilizável.5

Esta vasta carteira de projectos ecológicos é essencial para o sucesso global na prevenção de mais catástrofes ecológicas. No entanto, uma vez que muitos destes projectos não impedem totalmente as emissões de gases com efeito de estufa, muitos consideram que se trata de "lavagem verde".

Infelizmente, os recentes relatórios sobre a sobrevalorização das compensações florestais não ajudam.

Protocolo de Garantia de Qualidade da Carbonfund.org

Em abril de 2021, os investigadores publicaram um relatório que revelava que a Califórnia, líder mundial no mercado do carbono, tinha creditado em excesso as suas compensações em quase 30 por cento.6 Este facto suscitou justificadamente preocupações sobre a transparência nesta indústria.

Felizmente, a Carbonfund.org e outras organizações como a Terrapass fazem um esforço extra para manter os seus membros informados sobre o que os seus fundos estão a apoiar.

A organização está disposta a ajudar as empresas a identificar projectos que cumpram numerosas normas de verificação de carbono, incluindo o American Carbon Registry (ACR), o Climate Action Reserve (CAR) e o Verified Carbon Standard (VCS).

No total, a Carbonfund.org aplica os seguintes critérios a todos os seus projectos de compensação de carbono:

  • Todas as reduções de GEE medidas devem refletir reduções reais de emissões e os cálculos devem basear-se em metodologias ou protocolos aprovados.
  • Os projectos devem ter uma adicionalidade demonstrável, o que significa que a redução de GEE não teria ocorrido sem a compensação.
  • Os projectos devem ser certificados de forma independente quanto à sua permanência.
  • O projeto deve dispor de métodos de defesa contra fugas negativas.

Todos estes aspectos se sobrepõem aos vários padrões de verificação que a Carbonfund.org aceita para os seus projectos. Os padrões adicionais da organização incluem a prioridade a locais geográficos com maior necessidade de proteção climática e benefícios polivalentes para o ambiente e as comunidades humanas.

Para além de tudo isto, a Carbonfund.org tem como objetivo a "transformação do mercado", ou seja, a sua intenção de tornar a energia limpa o mais acessível e económica possível.

Entrar num futuro sem carbono

À medida que o mundo se aproxima de uma maior devastação climática, muitas pessoas procuram desesperadamente fontes fiáveis de informação objetiva e soluções práticas. Embora os últimos meses tenham suscitado frustração e dúvida, organizações como a Carbonfund.org estão a fazer tudo o que podem para melhorar as vidas humanas e não humanas em todo o mundo.

Melhorar a escala, a acessibilidade e a transparência do mercado de carbono é apenas o primeiro passo. Os fornecedores de compensação de carbono podem estar na melhor posição para colmatar o fosso entre a dúvida do público e o conhecimento científico, para corrigir o nosso rumo em direção à cura ambiental.

O aumento dos padrões de verificação e certificação está certamente a ajudar a melhorar a legitimidade do mercado de carbono. Mais importante ainda, estas qualificações ajudam os fornecedores a aprender como podem melhorar as suas plantações, relatórios e monitorização... tudo com o objetivo de curar o planeta.

Para se juntar à luta contra o clima, calcule as suas emissões utilizando uma calculadora de pegada ecológica e escolha um projeto de compensação de plantação de árvores com um fornecedor fiável que seja mais adequado ao seu estilo de vida e hábitos de consumo de energia.

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.