Guia da amoreira: Folhas, como comprar, localizações (11 factos surpreendentes)

  • Compartilhar Isso
Nyla Wilson

Sabia que existem amoreiras com e sem frutos?7 É verdade. E esta famosa árvore é verdadeiramente uma das árvores mais amadas da história, não só um símbolo central na história de amor de Píramo e Estíbia, mas as amoreiras representam a fé, o crescimento e a natureza em muitas culturas.

De facto, esta árvore célebre está envolta em lendas, metáforas e significados históricos. Pode comer-se o fruto, apreciar as flores e alguns estudos sugerem que as amoras podem até ajudar a tratar alguns cancros!

Por isso, aproveite e aprenda alguns factos novos e maravilhosos sobre a adorável amoreira.

Amoreira, amoreira branca, amoreira vermelha, amoreira preta e amoreira do bicho-da-seda

(Morus alba (Branco) Morus rubra (Vermelho) )

  • Família: Moraceae
  • Folha: Varia de fina, com até 3 lóbulos, a em forma de coração, com bordos serrilhados.
  • Género: Morus L.
  • Casca: Castanha acinzentada, com cristas escamosas e longas
  • Semente: Parte do fruto, que se assemelha às amoras
  • Inflorescências: Pequenos cachos esverdeados
  • Fruto: De vermelho a roxo escuro quando maduro, doce e sumarento
  • Altura: 25-60 pés de altura
  • Dossel: até 40 pés
  • Tipo: Decídua
  • Outro facto: Os frutos não maduros são venenosos

Classificação da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN

Não avaliado

NE DD LC NT VU EN CR EW EX

A amoreira é uma árvore comum em todos os continentes do mundo, mas nem sempre esteve "em todo o lado". Veja alguns dos factos mais interessantes e estranhos sobre as amoreiras.

Folclore e curiosidades sobre a amoreira

O seguinte folclore e factos divertidos sobre as amoreiras podem surpreendê-lo.

  1. As amoreiras eram utilizadas para fabricar papel na Ásia, fabricado a partir da casca e dos caules, e atualmente é utilizado para fabricar o papel mais fino do mundo.2
  2. Quando consumidos antes de estarem maduros, o sumo e o fruto da amoreira são venenosos.10
  3. As árvores com flores masculinas têm elevadas concentrações de pólen, que é muito alergénico, enquanto o pólen das árvores femininas não o é.8 De facto, muitas árvores femininas são consideradas "livres de alergias".
  4. Os bichos-da-seda adoram amoreiras brancas, que foram importadas da China para os EUA com a ideia de alimentar o bicho-da-seda, mas o plano não durou muito.
  5. As amoreiras pretas não são comuns nos EUA, mas produzem os maiores frutos.
  6. As amoreiras são muito fáceis de cultivar a partir de sementes.
  7. O fruto da amoreira pode ser utilizado para fazer corantes naturais para vestuário.
  8. As amoreiras são perfeitas para alimentar os pássaros.
  9. A amoreira tem também várias qualidades medicinais.
  10. Algumas cidades norte-americanas proibiram a plantação de amoreiras, devido ao perigo de asma que representam para muitas pessoas. 4
  11. Tanto John Milton como William Shakespeare plantaram amoreiras famosas, a que se encontra em Cambridge ainda hoje prospera.

Tipos de amoreiras

Como todas as árvores, existem muitos tipos de amoreiras, que têm qualidades semelhantes, mas distintas. Esta lista de 20 descreve algumas das variedades mais comuns.

#1 - Amoreiras Four Seasons

Esta amoreira pode atingir os 3 metros de altura, é originária de Taiwan e foi aí "descoberta" nos anos 50, tendo sido rapidamente transplantada para o Ocidente.

Produz frutos, mas o seu sabor é apenas ligeiramente doce.

#2 - Belo dia Amoreiras

A Beautiful Day Mulberry é normalmente cultivada na Zona 5 até 9. Tem um fruto pequeno, mas é distintamente muito doce, apesar de a árvore ser maciça.

#3 - Amoreiras frutíferas Black Beauty

Enquanto que as outras amoras são árvores, a amoreira Black Beauty é considerada um arbusto, e só cresce até 12 pés de altura. Pode crescer nas zonas 7 e abaixo.

Tal como as variedades de cerejeira, pode fertilizar-se a si própria, pelo que não são necessárias duas árvores, e os seus frutos estão disponíveis para colheita durante o início do verão.

#4 - Amoreiras contorcidas

Esta árvore de apenas 2 metros de altura cresce bem nas zonas 1-4, dá pequenos frutos pretos e os seus ramos "contorcidos" conferem-lhe um aspeto único.

#5 - David Smith Amoreiras de folha perene

Trata-se de uma árvore única que é comummente cultivada entre as zonas 9 e 4.

Existe um estabelecimento em Oxford, Nova Iorque, que foi concebido para produzir uma quantidade maciça do seu fruto.

#6 - A queda das amoreiras

Trata-se de um dos tipos mais antigos de amoras e foi descoberto já no século XIX. Propaga-se geralmente entre as zonas 9 e 5.

Ao contrário das outras amoras, esta não pára de crescer durante todo o ano.

#7 - Amoreiras de Hick

Tal como a amoreira Downing, esta é também uma das mais antigas, sendo comum nas zonas 5 a 9.

Esta árvore dá os seus frutos num período de 3 a 4 meses seguidos.

#8 - Amoreiras gigantes da Flórida

Esta é considerada uma amoreira gigante que é normalmente cultivada nas zonas 6 a 10. Esta árvore cresce rapidamente e tem frutos maiores, com cerca de uma polegada e meia de tamanho!

#9 - Amoreiras de folha perene do Illinois

Esta amoreira é considerada uma amoreira anã (semi) devido ao seu tamanho. Embora o seu habitat se situe geralmente entre as zonas 4 e 9, pode viver em temperaturas tão baixas como -20 Fahrenheit.

#10 - Amoreiras Kokuso

Esta árvore dá frutos de tamanho bastante grande, com 2 polegadas de comprimento e 1 polegada de envergadura. É geralmente cultivada na parte norte dos EUA, particularmente no Minnesota.

É altamente recomendada para as zonas de cultivo 5 a 9.

#11 - Amoreiras de Middleton

A amoreira foi encontrada na década de 1920 num viveiro situado na Austrália e também dá frutos grandes e de alta qualidade.

#12 - Amoreiras de Northrop

Esta é considerada uma amoreira de tamanho médio, com origem em Postdam, Nova Iorque. Esta árvore suporta temperaturas frias até -50 Fahrenheit e dá-se bem nas zonas de crescimento 4-8.

#13 - Amoreiras do Paquistão

Trata-se de uma árvore de grande porte que atinge uma altura de 30 a 45 pés. É nativa do Paquistão e desenvolve-se em climas mais frios.

#14 - Amoreiras da Pérsia

Esta árvore é originária da Califórnia e também prefere um clima mais frio. Como a árvore é muito densa, também pode viver no noroeste do Pacífico. É conhecida por produzir os frutos mais saborosos da amoreira.

#15 - Amoreiras romenas de Rupp

É uma árvore de grande porte, originária do Illinois, que para além de ser uma árvore grande, também dá grandes frutos.

#16 - Amoreiras russas

A árvore chega a atingir 6 metros de altura, é chamada de amoreira russa, mas é originária da China, é resistente à seca e os seus frutos são normalmente utilizados para fazer geleias e compotas.

#17 - Amoreiras de Shangri La

Esta é outra árvore de grande porte que atinge os 6 metros de altura, mas esta amoreira é originária de Naples, na Florida, e pode florescer em climas mais quentes. Esta amoreira é popular devido às suas atractivas folhas em forma de coração.

#18 - Amoreiras Stubbs

É uma árvore não muito alta, pois tem apenas 3 metros de altura e produz frutos, mas não tanto como outras variedades.

#19 - Amoreiras de Tehama (Gigante Branca)

Devido ao seu tamanho, esta amoreira é considerada uma óptima árvore de sombra. Para além de ser uma árvore de grande porte, dá frutos grandes, com cerca de 5 cm de comprimento. Os produtos desta árvore são frequentemente utilizados para alimentar galinhas e patos.

#20 - As melhores amoreiras do mundo

Esta variante de amoreira atinge uma altura de 15 pés, desenvolve-se normalmente nas zonas 6 a 10 e produz frutos enormes, com duas polegadas de tamanho. No entanto, durante a estação fria, esta árvore tem dificuldade em dar frutos.

Qual é o aspeto das amoreiras?

As amoreiras têm tipicamente menos de 6 metros de altura, mas podem1 crescer até 30-60 pés de altura e têm uma vida útil de cerca de 70 anos, o que pode ter contribuído para o seu significado cultural. No entanto, algumas amoreiras são conhecidas por viverem mais de 200 anos.

Com folhas ricas e de um verde profundo que mudam para dourado e amarelo no outono, as árvores são um ornamento para qualquer área, espalhando os seus ramos.

Habitat nativo e movimento das amoreiras

Nativa de zonas da Ásia e ao longo do equador, a amoreira também se encontra na China e nos Estados Unidos.

Duas espécies diferentes crescem na América do Norte, a amoreira vermelha e a amoreira branca, cujo nome se deve à cor dos botões de flores que produzem na primavera.

As amoreiras são melhor plantadas no início da primavera, crescem rapidamente e podem atingir 12 pés em cerca de 6 anos.1

Características das folhas da amoreira

As folhas das amoreiras crescem até 12 polegadas de comprimento e permanecem profundamente verdes durante o verão. Na primavera, mudam para cores amareladas e douradas, antes de caírem.

As árvores mais velhas tendem a ter folhas mais pequenas, mas todas as folhas da amoreira têm uma forma oblonga, têm bordos serrilhados e podem ter até quatro lóbulos.

A amoreira-vermelha tem folhas mais pequenas, em forma de coração, com cerca de 5 cm de comprimento e 5 cm de largura. A textura das folhas varia consoante a árvore, mas normalmente tem uma superfície rugosa na parte superior e pêlos finos e macios na parte inferior.

Características da casca da amoreira

Com uma casca escamosa que pode descascar e enrolar, a amoreira tem um tronco torto coberto por uma casca castanha-acinzentada.

À medida que as árvores envelhecem, as cristas da casca transformam-se em sulcos profundos.

Características da semente e da flor da amoreira

Como árvores de folha caduca, as amoreiras possuem a capacidade adaptável de ter flores masculinas e femininas (para que a árvore possa semear-se a si própria) ou ter apenas flores masculinas ou apenas femininas.

As flores crescem em tufos, cachos bem agrupados de cor verde pálido, que se transformam em frutos.

Qualidades medicinais da amoreira: Benefícios das amoras para a saúde

As qualidades medicinais das amoras têm sido divulgadas há milhares de anos e, ainda hoje, são anunciadas como uma solução natural para muitas doenças comuns (e não tão comuns).

Relacionadas com os figos, as bagas podem ser transformadas em compotas, vinho e chá, comidas cruas ou secas.

Com ferro e vitamina C, os frutos têm também uma boa quantidade de fibras sob a forma de pectina (um quarto) e de lenhina.

As amoras também contêm vitamina K1, que é conhecida pelos seus benefícios para a saúde do sangue e dos ossos.

Leitura relacionada Guia da Magnólia, Guia da Banyan, Guia do Carvalho, Guia do Dogwood e Guia do Salgueiro Milagroso

A cor do fruto também desempenha um papel importante no seu valor nutricional. Quanto mais profunda for a cor dos vermelhos e dos roxos, mais elevados são os níveis de antioxidantes e de miricetina, um composto que comprovadamente protege contra algumas formas de cancro.9

Todas estas características permitem afirmar que as amoras podem trazer os seguintes benefícios para a saúde:

  • Reduzir o colesterol
  • Melhorar o açúcar no sangue
  • Risco reduzido de alguns cancros

Frutos da amoreira: Como comer amoras deliciosas

Doces e deliciosos, os frutos da amoreira podem ser utilizados de várias formas, mas deve saber como evitar os frutos verdes tóxicos antes de os comer.

As amoras não são verdadeiramente bagas, porque crescem em árvores e não em videiras. São parentes próximos do figo, mas têm um sabor mais parecido com o das amoras.

Como saber se as amoras estão maduras

Como a ingestão de frutos verdes da amoreira pode ser tóxica, é importante saber quando eles estão maduros. Os frutos maduros podem ser brancos, roxos (claros e escuros) e vermelhos. A má notícia é que algumas variedades estão maduras quando são roxas claras, enquanto outras não.

A chave é saber que árvore específica tem Se não conseguir identificar a árvore pelas folhas e pela casca, terá de a observar durante pelo menos um ano antes de colher qualquer fruto. Observe as fases da árvore desde o início da primavera até ao outono e vigie a cor dos frutos.

Normalmente, os frutos caem quando estão completamente maduros... por isso, a cor dos frutos que mancham o chão à volta da árvore é um bom indicador da cor que devem ter quando maduros. Como o nome da árvore não tem nada a ver com a cor dos frutos maduros, este é o melhor método.

Apanha e colheita de amoras

As amoras podem ser colhidas facilmente com os dedos, mas, tal como as amoras, são delicadas quando maduras e o sumo pode manchar.

Leitura relacionada : Quanto carbono é que uma árvore captura?

Um método popular para colher bagas maduras é colocar uma lona grande e limpa por baixo de um ramo carregado. Em seguida, agite o ramo para desalojar os frutos maduros. A partir da lona, pode recolher as bagas para as lavar (os banhos de água fria são os melhores, mas não as deixe de molho durante muito tempo) para remover detritos e insectos.

Tal como muitas outras bagas, este fruto não dura muito tempo, por isso, assim que o colher e limpar, utilize-o. Felizmente, a árvore inteira não amadurece de uma só vez e pode colher as bagas à medida que amadurecem para uma época de utilização mais longa.

Ideias de receitas com amoras

Tal como as amoras, os mirtilos e outros, as amoras podem ser utilizadas num grande número de receitas, ou para melhorar as velhas favoritas. Algumas ideias deliciosas incluem:

  • Compotas e geleias: Os elevados níveis de pectina tornam as amoras perfeitas para conservar.
  • Bolo de amoras: Utilize amoras em vez de morangos para uma sobremesa deliciosa.
  • Scones e panquecas de amora: adicione amoras frescas à massa e coza normalmente.

Quando utilizar amoras frescas, retire o pequeno caule verde nas extremidades. No entanto, se as utilizar para fazer compotas e geleias que serão "semeadas" com um moinho de alimentos, não precisa de se preocupar.

Experimente também adicionar amoras frescas a cereais, cocktails e iogurte.

Como comprar amoreiras

Como todas as espécies de árvores, a chave para comprar uma muda saudável é escolher uma de um produtor local. Os viveiros locais geralmente cultivam as árvores a partir de sementes, fornecendo mudas que são exclusivamente aclimatadas à área.

Isto não só ajuda a reduzir a pegada de carbono da sua compra, como também dá à árvore a melhor hipótese de sobrevivência, o que pode funcionar como uma árvore de compensação de carbono, tal como se tivesse comprado a amoreira a uma empresa de compensação de carbono.

A amoreira, uma espécie robusta e desafiadora, é particularmente adaptável a vários climas. Ela reveste muitas estradas na Califórnia e em todos os Estados Unidos. Por isso, da próxima vez que vir uma árvore que está a manchar o passeio com frutos roxos, pode ser uma amoreira!

Nyla Wilson é uma ávida entusiasta da natureza e uma escritora apaixonada que aprecia profundamente a beleza e as maravilhas do mundo natural. Com formação em ciências ambientais, sempre foi fascinada pelo papel das árvores no nosso ecossistema e pelo impacto crucial que têm no nosso planeta. Originária de uma pequena cidade cercada por florestas exuberantes, Nyla passou a infância explorando e aprendendo sobre diferentes espécies de árvores, formando uma forte conexão com esses seres majestosos. À medida que foi crescendo, seu amor pelas árvores só se intensificou e ela decidiu canalizar seu conhecimento e paixão para criar seu blog, Blog sobre Árvores. O objetivo de Nyla é inspirar outras pessoas a valorizar e proteger as árvores, compartilhando artigos informativos, dicas para uma vida sustentável e experiências pessoais na natureza. Através de seu estilo de escrita cativante e narrativa envolvente, ela pretende despertar um sentimento de admiração e apreciação pela interconexão de todos os organismos vivos. Junte-se a Nyla em sua jornada para descobrir a magia das árvores e aprenda como todos nós podemos desempenhar um papel na preservação desses notáveis ​​guardiões do nosso planeta.